Sumários
14 Novembro 2025, 20:30
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Cristina Roldão
1.Aula prática de trabalho colaborativo em torno dos trabalhos individuais.
1.1. Reflexão em grupo aleatório e em turma sobre:
- Estratégia de arranque, desenvolvimento e fecho da redação da reflexão crítica;
- Seleção de textos entre a bibliografia obrigatória;
- Estratégias de resposta aos 4 critérios de avaliação: Dimensão Teórica; Dimensão Crítica; Dimensão Síntese; Dimensão Forma.
- Formas de integrar a colaboração com outros num trabalho individual.
1.2. Estabelecimento de formas diferenciadas de acompanhamento docente, ajustadas aos interesses e necessidades das/os estudantes
7 Novembro 2025, 20:30
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Cristina Roldão
1. Sistema Educativo Mundial e os usos retóricos nacionais da avaliação em educação
1.1. Globalização ou globalizações?
1.1.1. Multidimensionalidade, ritmos e sentido político
1.1.2. Teoria do Sistema Mundo: Centros, periferias e semiperiferias no sistema global
1.1.3. Glocalização
1.2. A expansão do modelo educativo ocidental
1.2.1. Caraterísticas comuns aos sistemas educativos modernos à escala global
1.2.2. Forças motrizes da globalização educativa e desigualdades geopolíticas
1.3. Os usos político-mediáticos nacionais da globalização educativa
1.3.1. Retórica "internacionalista" e legitimação das estratégias políticas nacionais
- O caso da avaliação externa das escolas
- A avaliação de professores
- As porvas de avaliação (nacionais e internacionais) dos estudantes
Abrantes, P. (2010). Políticas de avaliação e avaliação de políticas: o caso português no contexto ibero americano. Em Revista Iberoamericana de Educación, 53, pp. 25-44.
Azevedo, J. (2007). Sistema Educativo Mundial: ensaio sobre a regulação transnacional da educação. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
31 Outubro 2025, 20:30
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Cristina Roldão
Aula prática de arranque dos trabalhos de grupo.
Definição dos grupos de trabalho.
Discussão das temáticas de interesse e potenciais documentos estratégicos de P&A a analisar.
17 Outubro 2025, 20:30
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Cristina Roldão
1. Apresentação e discussão sobre as definições de "Planeamento" e "Avaliação", assim como, critérios clássicos de avaliação.
2. Reflexões críticas sobre:
- os limites à capacidade efetiva dos projetos para transformar a sociedade;
- público-alvo vs população destinatária das ações do projeto
- diferentes níveis de participação, lógicas top-down e bottom-up nos projetos de intervenção
- a avaliação enquanto prestação de contas vs processo de aprendizagem
10 Outubro 2025, 20:30
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Cristina Roldão
1. Definição de diagnóstico em contexto de intervenção e a importância da tónica na ação e mobilização
2. Principais objetivos, elementos e critérios de avaliação
3. Operacionalização do Diagnóstico:
3.1. Métodos qualitativos, quantitativos e abordagens mistas
3.2. Técnicas de observação e participação das ciências sociais e da intervenção social
3.3. Exercício de turma: Da "Nuvem dos problemas" para a priorização de linhas de intervenção