Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00505
Acrónimo :
00505
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como principal objectivo proporcionar um conjunto articulado de aprendizagens sobre a problemática da educação ao longo da vida nas sociedades contemporâneas, com particular ênfase na sociedade portuguesa. Para o efeito serão mobilizados recursos teóricos e evidências empíricas que permitam compreender a centralidade da aprendizagem ao longo da vida nas sociedades atuais, assim como a sua presença em orientações políticas, quer nacionais, quer europeias. Atendendo à especificidade da sociedade portuguesa, em particular no que concerne ao perfil de qualificações da população adulta, serão abordadas de forma aprofundada as modalidades de educação e formação de adultos dirigidas à população menos escolarizada, assim como os seus impactos em diferentes dimensões da vida.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Nesta UC, pretende-se que os alunos atinjam os seguintes objectivos de aprendizagem (OA) a) Compreender e reflectir criticamente sobre as principais características e dinâmicas das sociedades actuais e a relação destas com a centralidade crescente dos processos de aprendizagem ao longo da vida; b) Distinguir os vários tipos de processos e contextos de aprendizagem na idade adulta; c) Reflectir sobre as competências-chave, ou fundamentais, nas sociedades actuais; d) Identificar as condições sociais que favorecem, ou antes dificultam, o desenvolvimento de aprendizagens e compreender as desigualdades sociais neste domínio; e) Conhecer a evolução das modalidades de educação e formação existentes na sociedade portuguesa, a sua extensão e o perfil social dos adultos por elas abrangidos, e ainda o(s) seu (s) impacto(s).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Educação ao longo da vida: a unidade curricular e a relevância social e científica do tema 2. Sociedades marcadas pela educação e pela aprendizagem. Características, desafios e exigências das sociedades atuais 3. A educação e a aprendizagem ao longo da vida na agenda política 4. Aprendizagem e educação de adultos (AEA) em Portugal, na UE e no mundo 5. Desigualdades na AEA. As barreiras à participação 6. Competências, competências-chave e aprendizagem ao longo da vida 7. Literacia e avaliação de competências-chave em estudos comparativos internacionais 8. Educação de adultos em Portugal. Evolução das políticas e indicadores de participação 9. Metodologias e modalidades de educação e formação de adultos em Portugal 10. Impactos e resultados dos processos de educação e formação de adultos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos da UC são alcançados com os conteúdos programáticos propostos como se demonstra em seguida: Objectivo de aprendizagem a) - pontos 1 e 2 do programa Objectivo de aprendizagem b) - pontos 3, 4 e 9 do programa Objectivo de aprendizagem c) - pontos 6 e 7 do programa Objectivo de aprendizagem d) - pontos 5 e 8 do programa Objectivo de aprendizagem e) - pontos 8, 9, 10 do programa

Avaliação / Assessment


1. Avaliação periódica A avaliação decorre dos seguintes elementos: Apresentação e debate oral, em grupo, de um texto, ou Ficha de leitura (30%); Trabalho individual escrito (70%). O trabalho individual será subordinado a um tema relacionado com o programa e deverá apoiar-se em referências bibliográficas previamente validadas pela docente. A dimensão do trabalho não deverá ultrapassar 10 páginas. O trabalho poderá ter discussão, a qual será considerada na nota final a atribuir. 2. Avaliação por exame A avaliação em época de exame pressupõe a entrega de um trabalho individual subordinado a um tema relacionado com o programa. O tema e bibliografia obrigatória são disponibilizados na plataforma moodle pelo menos 3 semanas antes da data de entrega. A dimensão do trabalho não deverá ultrapassar as 12 páginas. O trabalho poderá ter discussão, a qual será considerada na nota final a atribuir.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem desenvolve-se através aulas teóricas, aulas teórico-práticas, orientação tutorial e através do trabalho pessoal dos mestrandos. O trabalho pessoal consiste num conjunto de actividades que incluem: a)a participação nas aulas;b)a consulta e leitura da bibliografia de referência e a pesquisa autónoma de bibliografia complementar; c)a apresentação, em grupo, de um texto para debate em aula;e d)a realização de um trabalho individual escrito final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino desenvolvidas permitirão atingir os objectivos de aprendizagem estabelecidos. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver conhecimentos teóricos sobre a aprendizagem e a educação ao longo da vida quer através da componente teórica das aulas, quer a partir de leituras que farão, de forma autónoma, mas com orientação do docente, no decorrer da unidade curricular. Para cada aula serão indicadas, com antecedências, as leituras que todos os alunos deverão realizar. As aulas teórico-práticas, que incluem a apresentação em grupo de um texto previamente indicado, permitirão desenvolver a capacidade de exposição oral, assim como de argumentação, ao mesmo tempo que permitem consolidar o conhecimento sobre os temas em análise. Finalmente, o trabalho escrito, cujo tema é previamente acordado com o docente, possibilita a sistematização teórica e a reflexão crítica, empiricamente fundamentada, sobre a educação ao longo da vida nas sociedades contemporâneas

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16