Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem como principal objetivo proporcionar um conjunto articulado de aprendizagens sobre a problemática da educação ao longo da vida nas sociedades contemporâneas, com particular ênfase na sociedade portuguesa. Para o efeito serão mobilizados recursos teóricos e evidências empíricas que permitam compreender a centralidade da aprendizagem ao longo da vida nas sociedades atuais, assim como a sua presença em orientações políticas, quer nacionais, quer europeias. Atendendo à especificidade da sociedade portuguesa, em particular no que concerne ao perfil de qualificações da população adulta, serão abordadas de forma aprofundada as modalidades de educação e formação de adultos dirigidas à população menos escolarizada, assim como os seus impactos em diferentes dimensões da vida.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Nesta UC, pretende-se que os alunos atinjam os seguintes objetivos de aprendizagem (OA) a) Compreender e refletir criticamente sobre as principais características e dinâmicas das sociedades atuais e a relação destas com a centralidade crescente dos processos de aprendizagem ao longo da vida; b) Distinguir os vários tipos de processos e contextos de aprendizagem na idade adulta; c) Refletir sobre as competências-chave, ou fundamentais, nas sociedades atuais; d) Identificar as condições sociais que favorecem, ou antes dificultam, o desenvolvimento de aprendizagens e compreender as desigualdades sociais neste domínio; e) Conhecer a evolução das modalidades de educação e formação existentes na sociedade portuguesa, a sua extensão e o perfil social dos adultos por elas abrangidos, e ainda o(s) seu (s) impacto(s).
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Educação ao longo da vida: a unidade curricular e a relevância social e científica do tema 2. Sociedades marcadas pela educação e pela aprendizagem. Características, desafios e exigências das sociedades atuais 3. A educação e a aprendizagem ao longo da vida na agenda política 4. Aprendizagem e educação de adultos (AEA) em Portugal, na UE e no mundo 5. Desigualdades na AEA. As barreiras à participação 6. Competências, competências-chave e aprendizagem ao longo da vida 7. Literacia e avaliação de competências-chave em estudos comparativos internacionais 8. Educação de adultos em Portugal. Evolução das políticas e indicadores de participação 9. Metodologias e modalidades de educação e formação de adultos em Portugal 10. Impactos e resultados dos processos de educação e formação de adultos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos propostos permitem atingir a totalidade os objetivos da UC. De um modo geral, cada conteúdo programático está associado a vários objetivos, mas é possível identificar para cada um deles os mais importantes, como se sistematiza e demonstra em seguida. OA a) Compreender e refletir criticamente sobre as principais características e dinâmicas das sociedades atuais: pontos 1 e 2 do programa OA b) Distinguir os vários tipos de processos e contextos de aprendizagem na idade adulta: pontos 3, 4 e 9 do programa OA c) Refletir sobre as competências-chave, ou fundamentais, nas sociedades atuais: pontos 6 e 7 do programa OA d) Identificar as condições sociais que favorecem, ou antes dificultam, o desenvolvimento de aprendizagens e compreender as desigualdades sociais: pontos 5 e 8 do programa AO e) Conhecer a evolução das modalidades de educação e formação existentes na sociedade portuguesa: pontos 8, 9, 10 do programa
Avaliação / Assessment
1. Avaliação ao longo do semestre Nesta modalidade, a avaliação decorre dos seguintes elementos: - Apresentação e debate oral, em grupo, de um texto, ou Ficha de leitura (30%); - Trabalho individual escrito (70%). O trabalho individual será subordinado a um tema relacionado com o programa e deverá apoiar-se em referências bibliográficas previamente validadas pela docente. A dimensão do trabalho não deverá ultrapassar 10 páginas. O trabalho poderá ter discussão, a qual será considerada na nota final a atribuir. 2. Avaliação por exame A avaliação em época de exame é feita através da entrega de um trabalho individual subordinado a um tema relacionado com o programa. O tema e bibliografia obrigatória são disponibilizados na plataforma moodle pelo menos 3 semanas antes da data de entrega. A dimensão do trabalho não deverá ultrapassar as 12 páginas. O trabalho poderá ter discussão, a qual será considerada na nota final a atribuir.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem desenvolve-se através aulas teóricas, aulas teórico-práticas, orientação tutorial e através do trabalho pessoal dos mestrandos. O trabalho pessoal consiste num conjunto de atividades que incluem: a) a participação nas aulas; b) a consulta e leitura da bibliografia de referência; c) a pesquisa autónoma de bibliografia complementar; d) a apresentação, em grupo, de um texto para debate em aula; e e) a realização de um trabalho individual escrito final.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino desenvolvidas permitirão atingir os objectivos de aprendizagem estabelecidos. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver conhecimentos teóricos sobre a aprendizagem e a educação ao longo da vida quer através da componente teórica das aulas, quer a partir de leituras que farão, de forma autónoma, mas com orientação do docente, no decorrer da unidade curricular. Para cada aula serão indicadas, com antecedências, as leituras que todos os alunos deverão realizar. As aulas teórico-práticas, que incluem a apresentação em grupo de um texto previamente indicado, permitirão desenvolver a capacidade de exposição oral, assim como de argumentação, ao mesmo tempo que permitem consolidar o conhecimento sobre os temas em análise. Finalmente, o trabalho escrito, cujo tema é previamente acordado com o docente, possibilita a sistematização teórica e a reflexão crítica, empiricamente fundamentada, sobre a educação ao longo da vida nas sociedades contemporâneas
Observações / Observations
---
Bibliografia Principal / Main Bibliography
AAVV (2020), Educação de Adultos: ninguém pode ficar para trás, CNE Araújo, L. (2015), Educação de Adultos: Soluções Transitórias para um Problema Persistente", em Rodrigues (org.), 40 Anos de Políticas de Educação em PT, Almedina, p.353-392 Ávila, P. (2023). Estudos extensivos de literacia em Portugal: um balanço. Sociologia, Revista da FLUP. 45, 27-50 Ávila, P. (2023). Aprendizagem e educação de adultos em Portugal e na EU, Sociologia, Problemas e Práticas. 102, 9-39 Boeren, E. (2016), Lifelong Learning Participation in a Changing Policy Context, Palgrave Macmillan Canário, R. (2000), Educação de Adultos: Um Campo e uma Problemática, EDUCA Costa, António Firmino da (2003), "Competências para a sociedade educativa: questões teóricas e resultados de investigação", em AA.VV. (org), Cruzamentos de Saberes. Aprendizagens Sustentáveis, Lisboa, FCG Field, J. (2006), Lifelong Learning and the New Educational Order UNESCO (2022),5th Global Report on Adult Learning and Education
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Alves, Mariana Gaio (2010), "Aprendizagem ao longo da vida: entre a novidade e a reprodução de velhas desigualdades", Revista Portuguesa de Educação, 23(1), pp. 7-28. - Ávila, P. (2008), A Literacia dos Adultos. Competências-chave na Sociedade do Conhecimento, Celta; - Benavente, Ana, Alexandre Rosa, António Firmino da Costa e Patrícia Ávila (1996), A Literacia em Portugal. Resultados de uma Pesquisa Extensiva e Monográfica, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian / Conselho Nacional de Educação. - Capucha, Luís (2018), "Educação de adultos: a ideologia conta", Forum Sociológico (32), pp. 17-27. Commission European (2019), Key Competences for Lifelong Learning, Luxembourg, Publications Office of the European Union. - Enguita, Mariano Fernández (2001), Educar en Tiempos Inciertos, Madrid, Morata. - European Comission (2012), EU High Level Group of Experts on Literacy. Final Report, Bruxelas. - Eurostat (2016), Classification of Learning Activities Manual, Luxembourg, Publications Office of the European Union. - Fernández, Florentino Sanz (2006), As raízes históricas dos modelos actuais de educação de pessoas adultas, Lisboa, Educa. - Milana, Marcella, Sue Webb, John Holford, Waller Richard e Peter Jarvis (orgs.) (2018), The Palgrave International Handbook on Adult and Lifelong Education and Learning, Palgrave Macmillan. - Perrenoud, Philippe (2003), Porquê Construir Competências a Partir da Escola? Desenvolvimento da Autonomia e Luta contra as Desigualdades, Porto, Edições Asa. - Rothes, Luís Areal (2009), Recomposição Induzida do Campo da Educação Básica de Adultos, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. - Schuller, Tom, John Preston, Cathie Hammond, Angela Brassete-Grundy e John Bynner (2004), The Benefits of Learning. The Impact of Learning on Health, Family Life and Social Capital, Londres, Routledge-Falmer. -UNESCO (2019), 4th Global Report on Adult Learning and Education. Leave no One Behind. Participation, Equity and Inclusion, Hamburg, UNESCO Institute for Lifelong Learning.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-03