Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
n.a.
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo principal desta unidade curricular (UC) prende-se com a promoção de capacidades conceptuais, operatórias e críticas respeitantes a exercícios de comparação internacional dos sistemas educativos. Os alunos deverão ainda ser capazes de identificar os principais usos, funções e objetivos da análise comparativa baseada em grandes operações de recolha de informação (ou estudos) na área da educação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No decurso desta UC e de acordo com o desenvolvimento dos temas e trabalhos a realizar, os alunos deverão adquirir conhecimentos e competências sobre: a) As principais perspectivas teóricas e metodológicas no quadro da educação comparada; b) A análise comparativa em relação às origens e ao reconhecimento de características fundamentais da estrutura e do funcionamento dos sistemas educativos, em termos europeus e globais; c) A pesquisa, recolha e processamento de informação empírica (primária e secundária), orientada para a análise, articulada e integrada, de questões educativas comparadas; d) A reflexão crítica e interpretativa em relação às visões dominantes sobre os problemas e dimensões de análise dos sistemas educativos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Educação e sistemas educativos: difusão do modelo escolar 1.1 Origens e difusão mundial do modelo escolar 1.2 Organização e perfis dominantes (diversidade institucional, formativa e curricular) 1.3 Modelos de governança: centralização/descentralização e autonomia; público/privado; estado/mercado 1.4 Transnacionalização das políticas e políticas europeias de educação 2. Massificação dos sistemas educativos e escolarização das populações 2.1 Sistemas educativos: acesso, participação e desempenhos escolares 2.2 Padrões de escolaridade na Europa: certificação e metas 2.3 Comparações internacionais e inter-regionais de qualificações das populações 3. Educação e a perspectiva comparada 3.1 Funções e usos da análise comparativa: balanço sobre as potencialidades e limites 3.2 Procedimentos de pesquisa comparada: planeamento, organização e desenvolvimento 3.3 Fontes e agências internacionais: pesquisa e acesso à informação; compatibilidade e comparabilidade da informação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos são, de certa forma, concretizados de forma transversal no programa, designadamente no que respeita à incorporação das principais abordagens teóricas e metodológicas da análise comparativa em educação e ao reforço de competências para a reflexão crítica e interpretativa de problemas e dimensões de análise dos sistemas educativos. O objetivo relativo à promoção do (re)conhecimento sobre as origens e as características fundamentais da estrutura e do funcionamento dos sistemas educativos estará mais patente no Bloco 1 do programa. O desenvolvimento de competências, com treino em exercícios práticos, no quadro da pesquisa, recolha e processamento de informação empírica (primária e secundária) sobre questões educativas comparadas estará mais presente no Bloco 3, mas amplamente ilustradas no Bloco 2 dos conteúdos programáticos.
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre será constituída pelos seguintes elementos: 70%: exercício individual de comparação de uma ou várias dimensões de análise entre sistemas educativos. 30%: apresentação oral, em grupo, de um texto (que pode ser um livro, documento institucional/relatório, artigo, etc.) selecionado pelos alunos num conjunto de possibilidades elencadas pelo docente. A participação na dinâmica das sessões será um elemento valorizado na classificação final. A avaliação por exame: Estão nesta situação os/as estudantes que não realizem os elementos de avaliação propostos na avaliação ao longo do semestre e não frequentem as aulas da UC, como definido no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC). A avaliação por exame ocorre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide, potencialmente, sobre a matéria lecionada na unidade curricular. Integra, obrigatoriamente, uma prova escrita. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Contudo, embora esta seja uma modalidade disponível, os estudantes são encorajados a seguir a avaliação ao longo do semestre, pois esta envolve um processo de aprendizagem mais consistente e seguro dos conteúdos em referência. Em situações pontuais, a docente poderá proceder a uma prova oral ou a uma sessão de discussão dos elementos de avaliação apresentados, para efeitos de clarificação das classificações atribuídas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De forma alinhada com o modelo pedagógico do Iscte, esta UC privilegia uma abordagem interativa e um conjunto de métodos e estratégias pedagógicas diversificadas que refletem a diversidade científica e pedagógica da instituição. Através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas e orientação tutorial, os alunos serão estimulados a discutir exemplos de pesquisa em educação comparada; e a realizar um exercício nas temáticas dominantes da unidade curricular, fundamentado conceptual e metodologicamente. Os mestrandos deverão ainda participar nas aulas, consultar a bibliografia e pesquisar referências bibliográficas adicionais, apresentar um texto em grupo de referência e realizar um trabalho individual final.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Para a concretização dos objetivos desta unidade curricular, os alunos devem acompanhar os conteúdos e as atividades seleccionados, enquadrados, como já se referiu, através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas e orientação tutorial. O processo de ensino-aprendizagem para a promoção de competências e conhecimento de tipo teórico, metodológico e operatório no âmbito da educação comparada associa, para além daquele tipo de acompanhamento, outros instrumentos, como a participação ativa dos alunos nas aulas (teórico-práticas), permitindo a discussão de temas no quadro da comparação dos sistemas educativos, de forma contextualizada; a apresentação de textos que se debrucem sobre aspetos de educação comparada, permitindo desenvolver capacidades discursivas, de comunicação e de debate sobre conteúdos em referência; e por fim o desenvolvimento de uma análise cujo objeto integre um exercício de comparação entre sistemas educativos ou de algumas das suas dimensões, num registo académico (trabalho individual), favorecendo um discurso escrito fundamentado face aos seus objetivos, procedimentos e resultados/conclusões.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Archer, M. (1979), Social Origins of Educational Systems, London, Sage. Azevedo, J. (2007), Sistema Educativo Mundial. Ensaio sobre a regulação transnacional da educação, Fundação Manuel Leão, VN de Gaia. Dupriez, V., e X. Dumay (2006), "Inequalities in school systems: effect of school structure or of society structure?" Comparative Education, 42(2), pp. 243-260. Gauthier, R.F. (2006), The Content of Secondary Education Around the World. Present Position and Strategic Choices, Paris, UNESCO. Hofman, R. H., W. H. A. Hofman, J. M. Gray, e P. Daly (orgs.) (2004), Institutional Context of Education Systems in Europe: A Cross-Country Comparison on Quality and Equity,Dordrecht, Kluwer Academic Publishers. Martins, S. C. (2012), Escolas e Estudantes da Europa: Estruturas, Recursos e Políticas de Educação, Lisboa, Editora Mundos Sociais. Meyer, J., F. Ramirez, e Y. N. Soysal (1992), "World expansion of mass education, 1870-1970", Sociology of Education, 65, pp. 128-149.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-27