Sumários

Continuação da aula anterior e balanço da UC

16 Maio 2025, 18:00 Susana da Cruz Martins


Especificação do formato do trabalho final: ponderação dos temas face à perspetiva comparada. Balanço da Unidade Curricular em relação aos seus conteúdos, metodologias e formas de avaliação.

Continuação da aula anterior. Processos, métodos e fontes de pesquisa comparada

9 Maio 2025, 18:00 Susana da Cruz Martins


Processos e métodos de pesquisa comparada: principais abordagens. Fontes e indicadores estatísticos e agências internacionais.

Massificação dos sistemas educativos e oportunidades escolares (cont.)

2 Maio 2025, 18:00 Susana da Cruz Martins


Padrões de escolaridade na Europa e noutras regiões do mundo: certificação e recomposições educacionais e aquisições escolares. A educação e suas relações com processos de desenvolvimento e desigualdades sociais numa perspetiva internacional.

Um olhar comparativo sobre a massificação dos sistemas educativos a nível internacional, perspetivado do ponto de vista do acesso, das desigualdades e seu processos históricos. Identificação de configurações transnacionais.

Apresentação de textos em grupo relativos aos principais temas da aula.

Massificação dos sistemas educativos e oportunidades escolares: acesso, participação, sucesso

11 Abril 2025, 18:00 Susana da Cruz Martins


Um olhar comparativo sobre a massificação dos sistemas educativos a nível internacional, perspetivada do ponto de vista do acesso, da participação, retenção e abandono escolar.

Identificação de configurações transnacionais.

Apresentação de 1 texto por parte de 1 grupos sobre o abandono escolar e políticas de educação para o enfrentar.

Modelos de governança dos sistemas educativos numa perspectiva comparada (cont.)

4 Abril 2025, 18:00 Susana da Cruz Martins


Continuação da aula passada.

Modelos de governança: público/privado; estado/mercado

Políticas de livre escolha numa perspectiva comparada.

Apresentação de um texto sobre equidade, qualidade e autonomia dos sistemas educativos na Europa (por parte de um dos grupos de trabalho), seguindo-se de um debate e questões levantadas por outros estudantes da turma.