Sumários
Continuação da aula anterior e balanço da UC
16 Maio 2025, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Especificação do formato do trabalho final: ponderação dos temas face à perspetiva comparada. Balanço da Unidade Curricular em relação aos seus conteúdos, metodologias e formas de avaliação.
Continuação da aula anterior. Processos, métodos e fontes de pesquisa comparada
9 Maio 2025, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Processos e métodos de pesquisa comparada: principais abordagens. Fontes e indicadores estatísticos e agências internacionais.
Massificação dos sistemas educativos e oportunidades escolares (cont.)
2 Maio 2025, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Padrões de escolaridade na Europa e noutras regiões do mundo: certificação e recomposições educacionais e aquisições escolares. A educação e suas relações com processos de desenvolvimento e desigualdades sociais numa perspetiva internacional.
Um olhar comparativo sobre a massificação dos sistemas
educativos a nível internacional, perspetivado do ponto de vista do acesso, das
desigualdades e seu processos históricos. Identificação de configurações
transnacionais.
Apresentação de textos em grupo relativos aos principais
temas da aula.
Massificação dos sistemas educativos e oportunidades escolares: acesso, participação, sucesso
11 Abril 2025, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Um olhar comparativo sobre a massificação dos sistemas
educativos a nível internacional, perspetivada do ponto de vista do acesso, da
participação, retenção e abandono escolar.
Identificação de configurações transnacionais.
Apresentação de 1 texto por parte de 1 grupos sobre o
abandono escolar e políticas de educação para o enfrentar.
Modelos de governança dos sistemas educativos numa perspectiva comparada (cont.)
4 Abril 2025, 18:00 • Susana da Cruz Martins
Continuação da aula passada.
Modelos de governança: público/privado; estado/mercado
Políticas de livre escolha numa perspectiva comparada.
Apresentação de um texto sobre equidade, qualidade e autonomia dos
sistemas educativos na Europa (por parte de um dos grupos de trabalho), seguindo-se de um
debate e questões levantadas por outros estudantes da turma.