Bibliografia

Principal

  • Zanten, A. van (2004), Les Politiques d'Éducation, Paris, Puf. Teodoro, A.(2001), A Construção Política da Educação: Estado, mudança social e políticas educativas no Portugal Contemporâneo, Porto, Afrontamento. Rodrigues, M. de L. (2010), A Escola Pública Pode Fazer a Diferença, Lisboa, Almedina. Lawn, M; Nóvoa, A. (2005), L’Europe Réinventée, regards critiques sur l’espace européen de l’éducation, Paris, L’Harmattan. Lima, L.& A. Almerindo (2002), Reformas da Educação Pública: Democracia, Modernização, Neoliberalismo, Porto, Ed. Afrontamento. Gomes, R. Machado (2005), O Governo da Educação em Portugal: Legitimação e Contingência na Escola Secundária, 1974-1991, Coimbra, Imprensa da Universidade. Formosinho,J.;A. Sousa Fernandes; Joaquim Machado e Fernando Ilídio Ferreira, A Administração da Educação. Lógicas burocráticas e lógicas de mediação, Porto, Ed. Asa. Carneiro, R. (2003), Fundamentos da Educação e da Aprendizagem: 21 Ensaios para o Século 21, Vila Nova de Gaia, Fundação Manuel Leão. Barroso, J. (org.), (2006), A Regulação das políticas públicas de Educação. Espaços, dinâmicas e actores, Lisboa, Educa-Unidade de I&D de Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. Barroso, J.(2005), Políticas Educativas e Organização Escolar, Lisboa, Universidade Aberta. Barroso, J.(org) (2003), A Escola Pública. Regulação, desregulação, privatização, Porto, Asa. Azevedo, J. (2000), O Ensino Secundário na Europa, Porto, ed. Asa. Azevedo, J. (2007), Sistema educativo mundial. Ensaio sobre a regulação transnacional da educação, Fundação Manuel Leão, Vila Nova de Gaia. Arendt, H. (1972), La crise de l’éducation, Paris, Gallimard. Antunes, F. (2005), “Reconfigurações do Estado e da Educação: novas instituições e processos educativos”, Revista Lusófona de Educação, 5, Lisboa, ed. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, pp.37-62. Antunes, F. (2004), Políticas Educativas Nacionais e Globalização. Novas Instituições e Processos Educativos, Braga, Universidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia. :

Secundária

  • Vienne, P.(2005), “Socialização e ressocialização: as políticas da educação para as classes populares”, em Análise Social, Vol. XI (176), 633-649. Zanten, A. Van ( Dir.) (2000), L’ecole, l’état des savoirs, Paris, La découverte, pp.85-147. Teodoro, A. (1994), Política Educativa em Portugal: Educação, Desenvolvimento e Participação Política dos Professores, Porto, Afrontamento. Pacheco, J.A. (org.) (2000), Políticas Educativas. O neoliberalismo em educação, Porto, Porto editora. OECD (2009), Education at a glance 2010: OECD Indicators, Paris. OCDE (2005), Education Policy analysis, Paris. Mathews,P. e outros (2009), Política Educativa para o primeiro ciclo do ensino básico, Lisboa, Gepe, Ministério da Educação. Martins, S. C. (2011), Escolas e Estudantes da Europa: Estruturas, recursos e políticas de educação, Lisboa, Editora Mundos Sociais. Eurydice (2007), Autonomia das Escolas na Europa: Políticas e Medidas, Bruxelas, Comissão Europeia. EU (2009), Education & Training 2010. Main policy initiatives and outputs in education and training since the year 2000, Brussels, Directorate-general for Education and Culture. Esping-Andersen, G. (1990), The Three Worlds of Welfare Capitalism. Cambridge, Polity Press. Dubet, F. (2002), Le Déclin de l’institution, Paris, Du Seuil, pp.87-166. Dale, R. (2000), “Globalization and education: demonstrating a ‘common world educational culture’ or locating a ‘globally structured educational agenda?”, em Educational Theory, 50 (4), 427-448. Antunes, F. (2005), “Globalização, União Europeia e Políticas Educativas nacionais”, em Sociologia, Problemas e Práticas, nº 47,pp. 125-143. Almeida, A. N., e M. M. Vieira (2006), A Escola em Portugal, Lisboa, ed. ICS, pp.51-85. Abrantes, P. (2010), “Políticas de avaliação e avaliação de políticas: o caso português no contexto Iberoamericano”, Revista Iberoamericana de Educación, nº 53, pp.25-42. AAVV (2006), A Autonomia das Escolas, Lisboa, ed.Fundação Calouste Gulbenkian. :