Métodos de Ensino e Avaliações

O processo de ensino-aprendizagem assenta na combinação de aulas teóricas e teórico-práticas. O desenvolvimento de competências de interpretação e contextualização das políticas educativas é o objectivo subjacente a esta estratégia de ensino-aprendizagem. A coerência do processo será sustentada pela orientação das aulas teóricas, que serão concebidas por forma a promover a reflexão e suscitar dúvidas, discussão e debate. Para que esta estratégia seja bem sucedida, é fundamental a presença dos alunos nas aulas e a sua participação activa. Por outro lado, o trabalho escrito, para além do desenvolvimento de competências cognitivas, visa também a promoção de capacidades de investigação e análise no domínio das políticas educativas, o conhecimento mais aprofundado dessas políticas e o desenvolvimento de competências de expressão escrita, com base em critérios como a capacidade de análise, de síntese, de objectividade e de reflexão crítica. | A avaliação da UC tem como suporte os seguintes elementos: ? Assiduidade e participação nas aulas (25%). Esta participação poderá incluir a apresentação em grupo de informação empírica que possibilite a ilustração de políticas ou dos seus resultados (10-15 min.). ? Trabalho escrito individual de reflexão crítica, teoricamente sustentada sobre um tipo de programa ou política. O trabalho individual não poderá exceder as 10 páginas (arial 12). (75%).