Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00513
Acrónimo :
00513
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Domínio básico da leitura de inglês.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular (UC) visa capacitar os estudantes a identificar e a desenhar soluções informáticas de suporte às organizações. Assume-se que desenho de sistemas de informação eficaz requer o uso de técnicas e métodos adequados para cada solução tecnológica de suporte ao negócio das organizações. Algumas dessas técnicas e métodos implicam, nomeadamente, uma compreensão alargada de processos e jornadas de cliente, desenvolvendo atividades e a criação de modelos e processos tecnológicos de acordo com as fases do ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas. Após terem frequentado a UC os alunos estão aptos a desenvolver todas as atividades e etapas do desenho de sistemas de informação nas organizações, incluindo o desenho de uma arquitetura global de um sistema de informação. Os estudantes ficam ainda capazes de utilizar a linguagem UML para a análise e conceção dos mesmos com recurso a ferramentas aceleradoras de software tais como o Power Centre (PowerApps e PowerBI).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Nesta UC pretende-se fazer uma introdução do desenho de sistemas de informação, centrado na necessidade de soluções alinhadas com os objetivos das organizações e focadas na experiência dos utilizadores. Pretende-se ainda que os estudantes conheçam as principais etapas do desenho dos sistemas de informação de acordo as técnicas e métodos enquadradas no ciclo de vida do desenvolvimento dos SI. Pretende-se assim que os alunos fiquem aptos a: OA1. Identificar e caracterizar tipos de SI e as fases do seu desenvolvimento; OA2. Identificar metodologias usadas na análise de sistemas para identificar e definir requisitos de sistema de informação (use cases, SSADM, Design Thinking, UML). OA3. Reconhecer os principais estilos arquiteturais dos sistemas de software e propor arquiteturas sucintas a partir de especificações de requisitos. OA4. Conhecer os potencialidades do desenvolvimento acelerado de software através da experiência de utilização da plataforma Powercenter (PowerApps e PowerBI).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os principais conteúdos programáticos a abordar são: CP1. Papel e o Impacto dos Sistemas de Informação nas Organizações. CP2. Processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação. CP3. Análise e Modelação de Sistemas de Informação CP4. Linguagem UML (Unified Modelling Language). CP5. Arquitetura de Sistemas de Informação. CP6. Ferramentas aceleradora de desenvolvimento de software (Power Centre).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos teóricos CP1 encontram-se associados ao OA1, que refere “Identificar e caracterizar tipos de SI e as fases do seu desenvolvimento”. Os conteúdos programáticos teóricos CP2 encontram-se associados ao OA2, que refere “Identificar metodologias usadas na análise de SI para identificar e definir requisitos de sistema de informação (use cases, SSADM, Design Thinking, UML)”. Os conteúdos programáticos teóricos CP3 encontram-se associados ao OA2 supramencionado e ao OA3, sendo que este último refere “Reconhecer os principais estilos arquiteturais dos sistemas de software e propor arquiteturas sucintas a partir de especificações de requisitos”. Os conteúdos programáticos teóricos CP4 e CP5 encontram-se associados ao OA3 supramencionado. Os conteúdos programáticos CP6 encontram-se associados ao OA4 "Conhecer os potencialidades do desenvolvimento acelerado de software através da experiência de utilização da plataforma Power centre (PowerApps e PowerBI)".

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: -Participação em aula (10%): Avalia a presença, incluindo a presença obrigatória em 75% das aulas, envolvimento e contributos individuais dos estudantes nas discussões e em atividades práticas. -Trabalho em grupo (40%): Os estudantes são organizados em grupos de até 5 elementos, constituídos de forma aleatória, com apoio do/a docente. As atividades em grupo incidem no desenvolvimento dos casos/exercícios em aula aplicando os métodos e os conteúdos aprendidos. Apresentação e discussão do trabalho ocorre na penúltima aula do semestre. -Teste escrito individual realizado na última aula (50%): Teste teórico/prático individual sem consulta. A média ponderada das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada elemento de avaliação) constituirá a nota final deste regime, que, sendo maior ou igual a 10 valores, dispensará o aluno de exame. Exame: -Prova escrita (100%) teste teórico prático individual sem consulta, com nota mínima de 8 valores – 1ª época, 2ª época e Época Especial. A época especial é reservada a casos especiais previstos no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), Artigo 14.º Época especial: https://www.iscte-iul.pt/conteudos/estudantes/informacao-academica/regulamentos-formularios/1025/regulamentos

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia adotada integra a teoria e a prática da atividade comunicativa em contexto colaborativo académico e profissional. A primeira aula expositiva proporciona as bases teóricas sobre a importância do desenho de sistemas de informação para as organizações bem como a aplicação das técnicas, métodos e ferramentas nas diferentes fases do ciclo de desenvolvimento de aplicações informáticas. As aulas seguintes envolvem discussões em grupo, exercícios práticos de observação, interpretação e análise de casos, incentivando a análise crítica, o desenvolvimento e a aplicação progressiva das competências adquiridas. As atividades individuais de avaliação incluem a participação em aula e visam avaliar a aplicação dos conhecimentos e das competências desenvolvidas ao longo da UC. A estrutura da UC promove uma aprendizagem experiencial, permitindo aos estudantes, não apenas a compreensão teórica, mas também a aquisição de competências para o desenho de soluções aplicacionais e tecnológicas alinhadas com os objetivos das organizações. Aulas teórico-práticas (2 x 1,5 horas por semana). Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros de referência; 2. Participativas, com análise e discussão de situações reais organizacionais; 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo e apresentação e discussão em sala. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 12,5 horas semanais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Ainda que tenha alguma componente expositiva, a metodologia de ensino-aprendizagem centra-se essencialmente em aulas teórico-práticas, estruturadas de acordo com os objetivos da UC, envolvendo nomeadamente: Discussões em Grupo: As discussões em grupo facilitam e incentivam a colaboração entre os estudantes. Nestas sessões, os estudantes terão a oportunidade de analisar, debater e desenhar soluções no contexto dos sistemas de informação, aplicar teorias, técnicas e métodos para explorar diferentes perspetivas de soluções tecnológicas de acordo com o tipo de organização e estratégia de negócio respectivo. Exercícios Práticos: Os exercícios práticos, tanto individuais quanto em grupo, oferecem desafios aos estudantes, para que possam desenvolver competências para o desenho de sistemas de informação, com técnicas e métodos reconhecidos internacionalmente e aplicados em ferramentas aceleradoras de desenvolvimento de software (Power Center). Atividades Individuais e em Grupo: Utilizar os conhecimentos adquiridos para desenhar processos e atividades de suporte às actividades das organizações, aplicando técnicas e métodos que melhorem a eficiência dos sistemas de informação e a satisfação dos utilizadores alinhadas com os planos de negócio das organizações. O Trabalho Autónomo Individual final (Relatório descritivo das atividades realizadas pelo/a estudante; apreciação dos seus contributos específicos no trabalho de grupo, e contributos dos colegas de equipa) Permite analisar as ações realizadas durante as atividades, com os resultados alcançados, as lições aprendidas e as dificuldades encontradas. Permite uma análise objetiva do que foi feito, comparando os resultados obtidos com os objetivos propostos inicialmente, identificando sucessos, falhas e áreas de estudos futuros. Documentar as experiências adquiridas durante a realização das atividades, contribuindo para o aprimoramento de projetos ou processos futuros. As metodologias de ensino (ME) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, a seguir apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1 a OA2 2. Aulas Participativas: OA1 a OA4 3. Aulas Ativas: OA2 a OA4 4. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os OA. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de e os objectivos de aprendizagem. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Teste escrito individual: OA1 a OA4 - Trabalho prático: OA1 a OA4

Observações / Observations


A documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning (Moodle).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Laudon, Kenneth C. & Laudon, Jane P. (2020). Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 16th Edition, Pearson, ISBN 978-129-229-656-2. - Rodrigues, L. F., Oliveira, A., & Rodrigues, H. (2022). Jogos Sérios-A Arte de Gamificar. - Lakhe, B. (2016). Using SSADM for Relational Design. In: Practical Hadoop Migration. Apress, Berkeley, CA. https://doi.org/10.1007/978-1-4842-1287-5_3 - Nakano, N., e Oliveira, J. A. D. B., & Jorente, M. J. V. (2018). Design thinking as a dynamic methodology for information science. Information and learning science. - Mittal, S., Tolk, A., Pyles, A., Van Balen, N., & Bergollo, K. (2019, December). Digital twin modeling, co-simulation and cyber use-case inclusion methodology for IoT systems. In 2019 Winter Simulation Conference (WSC) (pp. 2653-2664). IEEE. - Buede, D. M., & Miller, W. D. (2024). The engineering design of systems: models and methods. John Wiley & Sons.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Koç, H., Erdoğan, A. M., Barjakly, Y., & Peker, S. (2021, March). UML diagrams in software engineering research: a systematic literature review. In Proceedings (Vol. 74, No. 1, p. 13). MDPI. - Yigitbas, E., Schmidt, M., Bucchiarone, A., Bassanelli, S., & Engels, G. (2024, May). Gamification-and Virtual Reality-Based Learning Environment for UML Class Diagram Modeling. In 2024 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON) (pp. 1-10). IEEE. - Ayastuy, M. D., Torres, D., & Fernández, A. (2021). Adaptive gamification in Collaborative systems, a systematic mapping study. Computer Science Review, 39, 100333. - Borcosi, C. A. (2022). The importance of business modeling using the unified modeling language (UML). Res. & Sci. Today, 24, 91. - Podeswa, H. (2009). UML for the IT Business Analyst. Course Technology/Cengage Learning. - Liedtka, J. (2014). Innovative ways companies are using design thinking. Strategy & Leadership. - Ahmed, B., Dannhauser, T., & Philip, N. (2018, September). A lean design thinking methodology (LDTM) for machine learning and modern data projects. In 2018 10th Computer Science and Electronic Engineering (CEEC) (pp. 11-14). IEEE.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30