Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00513
Acrónimo :
00513
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Após terem frequentado a unidade curricular os participantes estão aptos a participar direta e ativamente no processo de desenvolvimento de uma arquitetura global de um sistema de informação. Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências para identificar e caracterizar tipos de sistemas de informação e as fases do seu desenvolvimento, e seja capaz de utilizar a linguagem UML para a análise e conceção dos mesmos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a: 1. Identificar e caracterizar tipos de sistemas de informação e as fases do seu desenvolvimento; 2. Identificar metodologias usadas na análise de sistemas para identificar, esclarecer e organizar requisitos de sistema de informação (use cases, SSADM, Design Thinking, UML) e utilizar a metodologia UML (Unified Modeling Language) para a análise e desenho de sistemas. Serão ainda utilizadas ferramentas CASE (Computer Aided Software Engineering) na realização prática de exercícios; 3. Reconhecer os principais estilos arquiteturais dos sistemas de software e propor arquiteturas sucintas a partir de especificações de requisitos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os principais conteúdos programáticos a abordar são: 1. Papel e o Impacto dos Sistemas de Informação nas Organizações. - Perspetiva sobre sistema de informação. - Papel dos SI nas organizações. - Processos de Negócios e os SI. - Principais aplicações empresariais. 2. Processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação. - Fases do processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação. - Técnicas utilizadas no processo de desenvolvimento de sistemas de informação. - Desenvolvimento de sistemas de informação (Waterfall X Agile). 3. Análise e Modelação de Sistemas de Informação - Recolha e especificação de requisitos. - Identificar, esclarecer e organizar requisitos de sistema de informação (use cases, SSADM, Design Thinking, UML) - Modelação orientada por objetos. 4. Linguagem UML (Unified Modeling Language). - Diagramas de classe, atividade, estado e caso de uso. 5. Arquitetura de Sistemas de Informação - Arquitetura e requisitos - Avaliação da Arquitetura - Exemplos de Arquiteturas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Introdução aos Sistemas de Informação: OA1 2. Processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação: OA1 3. Análise e Modelação de Sistemas de Informação: OA2 4. Linguagem UML (Unified Modeling Language): OA2 5. Arquitetura de Sistemas de Informação: OA3

Avaliação / Assessment


Avaliação Contínua: - Projeto final em grupo (40%) + Apresentação e discussão. - Teste escrito individual (50%) - final do semestre durante o período letivo; - Participação nas aulas (5%); - Assiduidade mínima a 16 das aulas lecionadas (5%). A média ponderada das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação) constituirá a nota final deste regime. Exame Final (1ª época, 2ª época e época especial): Os alunos vão a exame final caso tenham optado por este regime ou não tenham obtido nota positiva na avaliação contínua. A época especial é reservada a casos especiais previstos no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), Artigo 14.º Época especial: https://www.iscte-iul.pt/conteudos/estudantes/informacao-academica/regulamentos-formularios/1025/regulamentos

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Nas aulas serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais 3. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; 4. Argumentativas, com apresentação e discussão do trabalho de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, a seguir apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1, OA2, OA3 2. Aulas Ilustrativas: OA1, OA2, OA3 3. Participativas: OA2, OA3 4. Argumentativas: OA2, OA3 O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de e os objectivos de aprendizagem.

Observações / Observations


Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning (Moodle).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Laudon, Kenneth C. & Laudon, Jane P. (2020). Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 16th Edition, Pearson, ISBN 978-129-229-656-2 - Lakhe, B. (2016). Using SSADM for Relational Design. In: Practical Hadoop Migration. Apress, Berkeley, CA. https://doi.org/10.1007/978-1-4842-1287-5_3 - Nakano, N., Oliveira, J. A. D. B., & Jorente, M. J. V. (2018). Design thinking as a dynamic methodology for information science. Information and learning science - Mittal, S., Tolk, A., Pyles, A., Van Balen, N., & Bergollo, K. (2019). Digital twin modeling, co-simulation and cyber use-case inclusion methodology for IoT systems. In 2019 Winter Simulation Conference, pp. 2653-2664. IEEE - Liedtka, J. (2014). Innovative ways companies are using design thinking. Strategy & Leadership - Ahmed, B., Dannhauser, T., & Philip, N. (2018). A lean design thinking methodology (LDTM) for machine learning and modern data projects. 10th Computer Science and Electronic Engineering, pp. 11-14. IEEE.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Alturas, Bráulio (2013). Introdução aos Sistemas de informação Organizacionais, Edições Sílabo, ISBN: 978-972-618-740-0. - Sommerville, Ian (2011), Software Engineering, 9ª.ed, Prentice Hall. - Bass, Len; Clements, Paul & Kazman, Rick (2012). Software Architecture in Practice, 3rd Edition, SEI Series in Software Engineering, Addison-Wesley, ISBN: 9780132942799. - Booch, Grady; Rumbaugh, James & Jacobson, Ivar (2005). The Unified Modeling Language User Guide, 2nd Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-032-126-797-9. - Date, Christopher J. (2004). An introduction to Database Systems, 8th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-032-119-784-9. - Fowler, Martin (2004). UML Distilled: A Brief Guide to the Standard Object Modeling Language, 3rd Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-032-119-368-1. - Nunes, Mauro & O'Neill, Henrique (2004). Fundamental de UML, 3ª Edição, FCA Editora, ISBN 978-972-722-481-4. - O'Neill, Henrique; Nunes, Mauro & Ramos, Pedro (2010). Exercícios de UML, FCA Editora, 978-972-722-616-0. - Ramos, Pedro Nogueira (2012). Desenhar Bases de Dados com UML, 2ª Edição, Edições Sílabo, 978-972-618-474-4. - Schneider, Geri & Winters, Jason P. (2001). Applying Use Cases: a Practical Guide, 2nd Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-020-170-853-0. - Kulak, Daryl & Guiney, Eamonn (2003). Use Cases: Requirements in Context, 2nd Edition, Addison-Wesley Professional, ISBN-10: ? 0321154983. - Rock-Evans, Rosemary (1992). Data Modelling and Process Modelling using the most popular Methods: Covering SSADM, Yourdon, Inforem, Bachman, Information Engineering and 'Activity/Object' Diagramming Techniques, 1st Edition - August 21, 1992, Butterworth-Heinemann Ltd, ISBN 0 7506 0739 4, eBook ISBN: 9781483183800. - Puntambekar, A. Anuradha & Londhe, D. Deepali (2020). Software Design and Modeling for SPPU 15 Course (BE - I - IT - 414455), ? 2020 Edition [Print Replica] Kindle Edition, Technical Publications; 3rd edition (14 Jun. 2020), ISBN 978-93-332-1964-8.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16