Sumários

Tema 5. Funções e Técnicas de Gestão Política: Mobilização de Apoios e Legitimidade. Prestação de Contas. Promoção, Negociação e Liderança. Transparência.

16 Novembro 2020, 18:00 Rita Sousa


Neste tema, foram discutidos vários conceitos relacionados com as principais técnicas de gestão política, como a moblização de apoios e a liderança, fundamentados nos artigos de Richard Whittington (2006): "Completing the Practice Turn in Strategy Research", Qehaja, Kutllovci e Shiroka: "Strategic Management Tools and Techniques: A Comparative Analysis of Empirical Studies", Manuel Villoria e Ángel Iglesias (2011): "Leadership in publc management: Some theoretical and methodological considerations", de Kellis e Ran (2013): "Modern leadership principles for public administration: time to move forward" e de Montgomery Van Wart (2003): "Public-Sector Leadership Theory: An Assessment".

PALESTRA

9 Novembro 2020, 18:00 Rita Sousa


Foi organizada uma palestra proferida pelo Prof. Marco Meneguzzo (Universidade de Roma Tor Vergata e Universidade da Suíça Italiana - Lugano) subordinada ao tema "De Wuhan a Milão - As AP(s) italianas face à pandemia do Covid19- O Sistema Nacional de Saúde SSN, a gestão multinível, o papel da task- force e a cooperação com a sociedade civil". A palestra foi seguida de debate.

T.4. Processos de NGP e principais reformas: a) Reformas de caráter estrutural (especialização horizontal e vertical); b) Reformas de Gestão (devolução, delegação da autoridade, autonomia); c) Reformas de Contenção: cortes e disciplina orçamental; d) impacto COVID

2 Novembro 2020, 18:00 Rita Sousa


Nas últimas décadas , f oi introduzida na Administração Pública Portuguesa uma dinâmica que foi acompanhada de profundas alterações legislativas e a construção de novos instrumentos de gestão, os quais visam introduzir , nos serviços e organismos da Administração Direta e Indireta do Estado, uma estrutura organizacional cuja uniformização permitiria interna e externamente, ampliar a eficiência das atividades e processos em cada organismo, descentralizar a autoridade e a responsabilidade, identifica r a respetiva missão e funções, garantir a participação dos cidadãos e facilitar o acesso aos serviços e a aproximação dos serviços às populações . Com base nas leituras selecionadas é analisado o confronto de dois paradigmas sobre as estruturas da AP: a NGP e o modelo hierárquico weberiano.

T.3. Trajetórias de Modernizção e Reforma dos Recursos Humanos

26 Outubro 2020, 18:00 Rita Sousa


São apresentadas as principas reformas no âmbito dos recursos humanos para racionalizar e modernizar a estrutura do Estado assim como para reavaliar as funções do Estado e promover uma cultura de avaliação e responsabilidade, distinguindo o mérito e aexcelência. Esta sessão foi apresentada com base nas leituras recomendadas:Robert Paton & MacCalman (2008), Pollitt & Bouckaert (2011) & Chistopher Pollitt (2003).

T.2. Modelo de Reforma da Gestão Pública: Sistema Político, Sistema Administrativo e Processo de Decisão

19 Outubro 2020, 18:00 Rita Sousa


Nesta sessão, focámos a atenção no processo de decisão das reformas implementadas nas últimas décadas. EM primeiro lugar, é apresentada a dicotomia entre a administração pública e a politica a partir de diferentes modelos teóricos da AP: modelo ortodoxo, modelo neoclássico, NGP, teoria da escolha pública e complementariedade. Uma das principais conclusões a reter da leitura dos textos é que efetivamente não há uma verdadeira separação entre a Política e a Administração Pública e vice-versa. Uma está subjacente à outra, uma toma decisões e a outra executa.

Em segundo lugar, a Administração Pública pode evoluir para um modelo de gestão pública, no sentido de que poderá procurar um caminho para uma maior eficiência, eficácia e economia mas nunca descurando a prossecução do interesse público, o que traz uma outra perspetiva, diferente da preconizada pelo modelo de gestão preconizado pela New Public Management.

Por último, foi apresentado com base na bibliografia, que nenhum modelo de gestão/administração é melhor que o outro, poder-se-ia pensar que o futuro da Administração Pública passará por um modelo que possa combinar as melhores características que os modelos burocráticos, os modelos de gestão pública e os modelos de Governance (Governança) têm. Vários pensadores ao estudar a Administração Pública enquanto disciplina na área da Sociologia, começaram por quererem separar a politica da Administração Pública, como se estas duas áreas de intervenção do Estado pudessem ser dissociáveis, independentes uma da outra.