Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00551
Acrónimo :
00551
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
3.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1173.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


- Estimular o processo de investigação de problemas definidos no âmbito da administração pública ou de elaboração de modelos susceptíveis de constituir propostas de resolução de problemas de funcionamento / procedimentos dos organismos da administração pública - Acompanhar e orientar a construção metodológica da dissertação ou do Trabalho de Projeto em Administração Pública

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


-Identificar problemas e elaborar diagnósticos de situações específicas num dado organismo da administração pública, central, regional ou local - Planear e monitorizar o processo de pesquisa autónoma - Experimentar - em sala de aula - capacidade de comunicar com os seus e com a sociedade em geral sobre a área científica da administração pública e, em particular, sobre problemas por eles especificamente investigados, tornando claros os fundamentos, os procedimentos e as conclusões das suas análises

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Dada a natureza laboratorial desta unidade curricular, as aulas consistem sobretudo em actividades práticas, a realizar pelos estudantes (individualmente e em grupo) sob orientação do docente. O tempo lectivo semanal termina com um balanço da actividade, com breves apresentações feitas pelos alunos e uma sistematização realizada pelo docente. 1. Administração pública: especificidades, modalidades e problemas. 2. Reflexão acerca dos exemplos de gestão públicas; 3. Dissertação-Trabalho de projecto: modelos e temas. 4. Orientação para os projeto de pesquisa. 5. Apresentação de diagnósticos em organismos da administração pública, com prévio Integração de conhecimentos apresentado na sala de aula, com o objectivo de desenvolver projetos de trabalho de pesquisa em administração pública.6. Apresentação dos planos de dissertação e trabalho de projeto.8. Debate em sala e orientações específicas.9. Operacionalização.10. Debate sobre projetos apresentados pelos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


- Os objectivos orientam a definição dos conteúdos, iniciando-se por uma reflexão sobre os conhecimentos adquiridos e os diagnósticos apresentados - O programa termina com a monitorização e discussão sobre instrumentos, quer de pesquisa, quer de elaboração de propostas de trabalho de projeto (propostas de melhorias de funcionamento, de interoperabilidade, de procedimentos, etc.,)

Avaliação / Assessment


Apresentação pelos discentes do tema definido, da estrutura do trabalho, dos métodos a utilizar e das fases de elaboração do mesmo Consulta da bibliografia de referência e pesquisa autónoma de bibliografia complementar, de exemplos ilustrativos e de informação pertinente (individual e/ou em grupo); Debate e reflexão analítica sobre os temas de trabalho dos mestrandos Sessões tutoriais individuais: às terças-feiras das 17H30/19H00 e às quintas-feiras das 15H30/1H30(Com marcação prévia) | A progressão do trabalho é monitorizada na orientação tutorial, conforme as seguintes datas de controlo do trabalho ( e correção do mesmo): - Entrega do registo do tema na sala de aula: 30.10.2018; - Capítulo I- Enquadramento: 30.01. 2019;- Capítulos II e III - Análise e interpretação: 30.04.2019 ; -Versão provisória: 30.05. 2019; - Primeira entrega final: 30.06.2019; - Segunda entrega final: 30.09.2019 - Defesa: até 15.12.2019.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Apresentação pelos discentes do tema definido, da estrutura do trabalho, dos métodos a utilizar e das fases de elaboração do mesmo Consulta da bibliografia de referência e pesquisa autónoma de bibliografia complementar, de exemplos ilustrativos e de informação pertinente (individual e/ou em grupo); Debate e reflexão analítica sobre os temas de trabalho dos mestrandos Sessões tutoriais individuais: às terças-feiras das 17H30/19H00 e às quintas-feiras das 15H30/1H30(Com marcação prévia)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


- Exposição temática e referências bibliográficas, disponibilizadas aos alunos e alunas - Reflexão pela interrogação do docente aos discentes sobre os problemas que pode enfrentar e as soluções que pode apresentar - Incentivo ao debate com os colegas, forma de controlo das análises e das propostas de resolução de problemas - Relação e reflexão com os conteúdos teóricos e analíticos das matérias apreendidas da trajectória escolar

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Rosenbloom, David H.et al (2015), Public Administration: Understanding Management, Politics and Law in the Public Sector, Nova Iorque, McGraw Hill Mozzicafreddo, Juan e João Salis Gomes (2007), Interesse Público, Estado e Administração, Oeiras, Celta Editora Mozzicafreddo, Juan e João Salis Gomes (2003), Ética e Administração: como modernizar os serviços Públicos, Oeiras, Celta Editora Mozzicafreddo, Juan e João Salis Gomes (2011) (Org.), Projecto de inovação na gestão pública. Lisboa, Editora Mundos Sociais; Quivy, Raymond e Luc Van Campenhondt (2008), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa, Gradiva; Chevallier, Jacques (2013), Science administrative, Paris, PUF Alcázar, M. Baena del (2010), Manual de Ciencia de la Administración, Madrid, Editorial Síntesis

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Vidal, Josep Pont (2017), La innovación en la gestión pública, Madrid, Catarata Silvestre, Hugo Consciência e Joaquim Filipe Araújo (org.) (2012), Colectânea em Administração Pública, Lisboa, Escolar Editora Ramió, Carles (2017), La administración publica del futuro (Horizonte 2050). Instituciones, política, mercado y sociedad de la innovación, Madrid, Editorial Tecnos Peters, B. Guy e Jon Pierre (2012), The Handbook of Public Administration, Londres, Sage Parrado, Salvador (2015), El análisis de la gestión pública, Valencia, Editorial tirant lo blanch Madureira, César e Maria Asensio (org.) (2013), Handbook de Administração Pública, Lisboa, INA Fonseca, Fátima e Carlos Carapeto (2005), Administração Pública ? Modernização, Qualidade e Inovação, Lisboa, Edições Sílabo Fonseca, Fátima e Carlos Carapeto (2009), Governação, inovação e tecnologias - O Estado rede e a administração pública do futuro, Lisboa, Edições Sílabo Ferlie, Ewan et al(2007) The Oxford Handbook of Public Management, Oxford, Oxford University Press; Bason, Christian (2017), Leading Public Design, Bristol, Policy Press

Data da última atualização / Last Update Date


2024-05-06