Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00555
Acrónimo :
00555
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos de Pesquisa Social

Departamento / Department


Departamento de Métodos de Pesquisa Social

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC de Análise de Indicadores Estatísticos tem como objetivos proporcionar aos estudantes, através da realização de atividades práticas, o desenvolvimento de competências de avaliação e utilização de fontes estatísticas, tomando como referência o trabalho de investigação científica e de redação dos respetivos produtos. Pretende-se dotar os alunos das competências que lhes permitam ler, interpretar e usar de forma informada as estatísticas disponíveis em diversas das suas áreas fundamentais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Identificar as principais fontes e áreas de produção estatística em Portugal, bem como as principais agências estatísticas internacionais; OA2. Descrever os diferentes métodos e objetivos da produção estatística, a informação que incorporam e os seus limites interpretativos; Comparar de forma informada as diferentes fontes de produção estatística, avaliar a respetiva qualidade e rigor e demonstrar as diferenças encontradas; OA3. Dominar as principais plataformas de procura e apuramento de dados estatísticos nacionais (INE, PORDATA) e internacionais (Eurostat, OCDE, entre outras); OA4. Ler, analisar e interpretar corretamente quadros e gráficos; OA5. Produzir quadros, tabelas e gráficos adequados à utilização em relatórios e outros meios de produção científica; OA6. Conciliar informação estatística com outras fontes, qualitativas ou quantitativas na redação de relatórios ou outros produtos científicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. O sistema estatístico nacional e internacional (Instituto Nacional de Estatística e órgãos de competências delegadas; Organismos das Nações Unidas, Eurostat, OCDE); Métodos e amplitude da recolha de informação. CP2. Recenseamento da população e estatísticas demográficas; CP3. Educação: Sistema de ensino, recenseamentos escolares e qualificações da população; CP4. PIB, rendimentos, proteção social e desigualdades sociais; CP5. Trabalho, emprego, desemprego e grupos profissionais; CP6. Ciência, tecnologia e sociedade do conhecimento; CP7. Dos indicadores estatísticos à investigação em ciências sociais. Articulação das estatísticas oficiais com a utilização de bases de dados internacionais Eurobarometer, EVS, IPPS, ESS.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


CP1 - OA1, 2 CP2 - OA3, 4, 5 CP2 - OA3, 4, 5 CP3 - OA3, 4, 5 CP4 - OA3, 4, 5 CP5 - OA3, 4, 5 CP6 - OA3, 4, 5 CP7 - OA1, OA6, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6

Avaliação / Assessment


Esta unidade corresponde a 6 ECTS, 21 horas (TP20; OT1) de contacto e 129 horas de trabalho autónomo. A metodologia de ensino (aulas teórico-práticas) está muito claramente articulada com o método de trabalho em sala de aula e também com o trabalho autónomo a desenvolver pelo aluno, a partir do qual será também desenvolvido o trabalho para avaliação na unidade curricular. Cada aula contará com uma breve exposição do docente acerca de cada área estatística e respetivas fonte, métodos de recolha e produtos estatísticos por esta originados ao que se seguirá um exercício prático com vista à sedimentação de conhecimentos e rotinização por parte dos alunos do trabalho com estas fontes a partir da internet. Esse exercício permitirá não só um domínio adequado das plataformas de acesso a informação estatística disponíveis (INE, PORDATA, Eurostat, OCDE, etc.) como dos processos adequados de construção de tabelas e gráficos a partir da informação acedida e respetiva manipulação a partir do uso do Excel. Este trabalho de procura de informação (utilizando conceitos, indicadores, variáveis, instrumentos de recolha) e de modelação da mesma consistirá num contributo fundamental para a apreensão, por parte dos alunos, da qualidade da informação obtida em contraste com os objetivos definidos, bem como dos respetivos limites interpretativos. Os produtos visuais (gráficos, mapas, figuras) originados a partir deste trabalho serão posteriormente interpretados e discutidos em sala de aula com vista à retirada de conclusões. Esta estratégia de trabalho em sala de aula antecipará todas as fases compreendidas no trabalho autónomo do aluno na realização do trabalho final (com exceção da articulação teórica e redação do texto). A elaboração do ensaio final (máximo de 10 páginas) incluirá: 19 horas de leitura; 40 horas de pesquisa; 50 horas de preparação de dados e redação. | A avaliação da unidade curricular é periódica, concentrada na entrega de um trabalho escrito em data a combinar com o docente. Os alunos serão avaliados com base na execução de um trabalho individual, de cerca de 10 páginas, de análise de indicadores estatísticos (100% da nota final). O tema e informação estatística de suporte deverão ser previamente acordados com o docente. O trabalho deverá apresentar a seguinte estrutura: uma introdução ao tema, incorporando a relevância do mesmo e algumas e um ligeiro enquadramento teórico de suporte, a apresentação da fonte estatística e principais características; a integração dos dados em suporte gráfico (a não ser que o volume de dados a inviabilize) e a análise dos mesmos; uma conclusão integrada e discutida com o suporte teórico. Os alunos que não obtiverem aproveitamento em 1ª época poderão apresentar o trabalho em 2ª época (100% da nota final). Os alunos que o desejarem poderão optar pela execução da avaliação por exame final, desde que previamente combinado com o docente.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta unidade corresponde a 6 ECTS, 21 horas (TP20; OT1) de contacto e 129 horas de trabalho autónomo. A metodologia de ensino (aulas teórico-práticas) está muito claramente articulada com o método de trabalho em sala de aula e também com o trabalho autónomo a desenvolver pelo aluno, a partir do qual será também desenvolvido o trabalho para avaliação na unidade curricular. Cada aula contará com uma breve exposição do docente acerca de cada área estatística e respetivas fonte, métodos de recolha e produtos estatísticos por esta originados ao que se seguirá um exercício prático com vista à sedimentação de conhecimentos e rotinização por parte dos alunos do trabalho com estas fontes a partir da internet. Esse exercício permitirá não só um domínio adequado das plataformas de acesso a informação estatística disponíveis (INE, PORDATA, Eurostat, OCDE, etc.) como dos processos adequados de construção de tabelas e gráficos a partir da informação acedida e respetiva manipulação a partir do uso do Excel. Este trabalho de procura de informação (utilizando conceitos, indicadores, variáveis, instrumentos de recolha) e de modelação da mesma consistirá num contributo fundamental para a apreensão, por parte dos alunos, da qualidade da informação obtida em contraste com os objetivos definidos, bem como dos respetivos limites interpretativos. Os produtos visuais (gráficos, mapas, figuras) originados a partir deste trabalho serão posteriormente interpretados e discutidos em sala de aula com vista à retirada de conclusões. Esta estratégia de trabalho em sala de aula antecipará todas as fases compreendidas no trabalho autónomo do aluno na realização do trabalho final (com exceção da articulação teórica e redação do texto). A elaboração do ensaio final (máximo de 10 páginas) incluirá: 19 horas de leitura; 40 horas de pesquisa; 50 horas de preparação de dados e redação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem remetem para a aquisição de conhecimentos, capacidade de compreensão e de aplicação. A exposição teórica e sobretudo metodológica permitirá operacionalizar todos objetivos de aprendizagem contribuindo para o aumento de conhecimentos e compreensão e apoiando a aplicação. As demonstrações, os exemplos e os exercícios visam o desenvolvimento de competências de aplicação, incidindo, portanto, nos objetivos OA1 a AO6. O trabalho autónomo dos alunos será orientado e incentivado de acordo com um plano elaborado pelo docente e visa o desenvolvimento das competências necessárias para a concretização de todos os objetivos de aprendizagem (OA1 - AO6). Este plano inclui a indicação de leituras específicas e atividades a serem desenvolvidas.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sousa, Fernando (1995), História da Estatística em Portugal, Lisboa, INE. Silva, Ana Alexandrino (2006), Gráficos e Mapas - representação de informação estatística, Lisboa, Lidel. Ramos, Pedro M.G. N. (2013), Torturem os Números que Eles Confessam, Coimbra: Almedina. Freire, João (1999), Problemas técnico-metodológicos em inquéritos sociológicos: a propósito de questões de valores e orientações dos sujeitos em matéria sócio-económica, Revista Crítica de Ciências Sociais, 55, pp. 37-51. Ferreira, Maria João e Isabel Tavares, Notas sobre a História da Estatística, Dossiers Didácticos, VI, Lisboa, INE. Carrilho, Maria José, População Activa: conceito e extensão através dos censos, Lisboa, INE. Bacelar, Sérgio, Para uma Sociologia da Produção Estatística: virtualidades duma leitura sintomática da informação estatística, Lisboa, INE.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


http://zacat.gesis.org/webview/ http://www.apis.ics.ul.pt/ http://www.eurofound.europa.eu/ http://www.ilo.org http://www.unesco.org http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page/portal/eurostat/home/ http://www.oecd.org http://www.ine.pt Bases de Dados de Informação Estatística: Páginas Web e bases de dados

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16