Sumários

Aula 10 (Online 24 alunos presentes)

17 Dezembro 2020, 20:30 Rita Sousa


O risco de pobreza na Europa. Distribuição do indicador na europa e por características específicas da população (tipo de agregado familiar e segmento etário).

Esclarecimento de dúvidas relativamente à execução do trabalho final.

Aula 9 (Híbrida 2 sala/32 online)

15 Dezembro 2020, 20:30 Rita Sousa


Estatísticas da desigualdade de rendimentos a partir do SILC. A relevância da mensuração das desigualdades de rendimento e da pobreza em Portugal, na Europa e no Mundo. O Rácio S80/S20 e o Índice de Gini. Procura de informação no Eurostat acerca do Índice de Gini nos países europeus entre 2010 e 2019 e realização de um scatter de bolhas com a população dos diversos países como variável diferenciadora.

Outras medidas de desigualdade de rendimento por país e por caracterísitcas das populações.

Esclarecimento de dúvidas sobre a realização dos trabalhos finais.

Lecture 10 (Hybrid 2 classroom/18 online)

3 Dezembro 2020, 18:00 Rita Sousa


Fluxes of migration. Top countries of origin and destination. International migrants by countries of origin and proportion of the respective population. Population estimates with and without immigration by Continent.

Student's choices on the themes for the final essay. Avaliability of statistics and requirements for the final essay.

Lecture 9 (Hybrid 3 class/15 online)

26 Novembro 2020, 18:00 Rita Sousa


Statistics on Income Inequality and Poverty. Median equivalized incomes and top cut-off points by quintile in Europe. Income by educational attainment and share of income by quintile. The at risk of poverty by age group and household type. In work and poverty risk in Europe.

Statistics on Migrations, following the UN Migration Report 2017. International migrants by continents and regions.

Aula 8 (Híbrida 3 sala/29 online)

24 Novembro 2020, 20:30 Rita Sousa


Estatísticas da Sociedade da Informação em Portugal e na Europa. O processo de abertura de uma nova área de estatísticas oficiais no INE e no EUROSTAT.

O início da produção de informação a partir do Setor TIC e o desenvolvimento dos primeiros inquéritos. A idade e a escolaridade como variáveis explicativas fundamentais da variabilidade no acesso e uso das tecnologias da informação e da comunicação.

Novos processos de produção de dados: o big data e a criação de novas fontes e métodos analíticos.