Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00624
Acrónimo :
00624
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Licenciatura em psicologia

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa fornecer conhecimentos aprofundados acerca de diferentes métodos e técnicas da investigação em Psicologia Social e Organizacional. Em particular, serão examinadas questões relativas à utilização de medidas específicas neste domínio e será promovido o domínio dos recursos necessários à sua aplicação. Uma ênfase particular será colocada na aprendizagem e realização de investigação científica em Psicologia e na promoção de conhecimentos relativos à elaboração de projectos de investigação e ao processo de publicação em revistas científicas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1: Executar correctamente uma síntese de pesquisa. OA2:Distinguir e utilizar diferentes tipos de estudos, bem como conhecer as suas potencialidades e limitações. OA3: Explicar e distinguir diferentes estratégias de análise de dados e demonstrar a capacidade de apresentar resultados de uma investigação OA4: Resolver um problema cientifica com uma pequena pesquisa científica OA5: Identificar as tarefas necessárias para a preparação de um projecto de investigação. OA6: Identificar as etapas do processo de publicação e escrever um artigo científico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Desenvolvimento de ideias de pesquisa e fundamentos do processo de investigação. CP2. Vantagens e problemas metodológicos associados à adopção de diferentes tipos de estudos. CP3. Estratégias de análise de dados e apresentação de resultados de uma investigação. CP4. Como preparar um projecto de investigação / criação de um pedido de financiamento para uma investigação. CP5. O processo de publicação: preparação, submissão e revisão de um artigo. A estrutura de diferentes tipos de artigos científicos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Conteudos programáticos (CP) - Objectivos de aprendizagem (AO) CP1 - OA1, OA2, OA3, OA4 CP2 - OA2, OA3, OA4, OA5 CP3 - OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 CP4 - OA5 CP5 - OA6

Avaliação / Assessment


Avaliação periodica: trabalho de grupo sobre uma pesquisa realizada durante o semestre apresentado em formato de poster (50%); trabalho individual sobre a pesquisa realizada durante o semestre, apresentado em formato de pequeno artigo científico (45%); participação em estudos no LAPSO (1hora e 30 minutos no sistema SPI) (5%). Avaliação por exame final: formato idêntico ao da avaliação periodica, mas sendo ambas as formas de avaliação individuais.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Pretende-se nesta cadeira uma relação muito estreita com a prática de investigação. Por isso, a par das aulas teórico-práticas ocorrerão Práticas Laboratoriais em pequenos grupos que acompanham o percurso de aprendizagem de cada um dos alunos e promovem a consolidação dos conhecimentos adquiridos. Serão pedidos aos alunos diversos trabalhos, incluindo um estudo empírico completo, que servem para uma maior compreensão da matéria e permitem aos alunos aferirem as suas estratégias de estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá a aplicação do conhecimento metodológico aos casos concretos. O facto que os estudantes tem que realizar um estudo científico desde o inicio até o fim permite um entendimento mais detalhado e mais realístico dos métodos em psicologia do que um conhecimento meramente teórico. A discussão dos vários projectos de investigação nas aulas permite uma aprendizagem diversificada, quer em termo de métodos de investigação, quer em termo de análise de dados e da apresentação de resultados diferentes.

Observações / Observations


Os alunos devem estar presentes nas aulas Teórico-Práticas e, pelo menos, a um mínimo de 50% de Práticas Laboratoriais.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sternberg, R. J. (Ed.) (2019). Guide to publishing in psychology journals (2nd Ed.), Cambridge: Cambridge University Press. Reis, H., & Judd, C. (2014). Handbook of research methods in social and personality psychology. (2nd Ed.) Cambridge: Cambridge University Press. Gilbert, D. T., Fiske, S. T. & Lindzey, G. (Eds.) (2010). The handbook of social psychology (5th ed., Vol. I, pp. 51-142). Oxford: Oxford University Press. Bryman, A. & Cramer, D. (2003). Análise de dados em ciências sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS para windows (3ª Ed.). Oeiras: Celta. APA (2020) Publication manual of the American Psychological Association (7th Ed.). Washington, DC: APA

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bibliografia específica depende do tema da investigação realizada e será recomendada nas aulas teórico-práticas a decorrer durante o semestre.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16