Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Licenciatura em psicologia
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa fornecer conhecimentos avançados acerca de diferentes métodos e técnicas da investigação em Psicologia e desenvolver aptidões e competências de investigação. Serão examinadas questões relacionadas com a utilização de métodos de investigação específicos e será promovido o domínio dos recursos necessários à sua implementação. Uma ênfase particular será colocada na aprendizagem e prática da investigação científica em Psicologia e no desenvolvimento de aptidões e competências na elaboração e implementação de projetos de investigação e processo de disseminação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/a aluno/a que complete com sucesso esta Unidade Curricular é capaz de: OA1: Executar uma síntese qualitativa de pesquisa da literatura. OA2: Distinguir diferentes tipos de estudos e conhecer as suas potencialidades e limitações. OA3: Resolver um problema de investigação conduzindo um estudo científico. OA4: Explicar e distinguir diferentes estratégias de análise de dados e demonstrar capacidade para apresentar resultados de uma investigação. OA5: Identificar as etapas do processo de publicação e escrever um artigo científico.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Desenvolvimento de ideias de pesquisa e fundamentos do processo de investigação. CP2. Vantagens e limitações metodológicas associadas à adoção de diferentes tipos de estudos. CP3. Preparação e implementação de um estudo de investigação. CP4. Estratégias de análise de dados e apresentação de resultados de uma investigação. CP5. Processo de disseminação e publicação: Estrutura de diferentes artigos científicos, preparação, submissão e revisão de um artigo para publicação; e elaboração de posters científicos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Na presente unidade curricular, todos objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). A forte componente prática nesta UC permite que todos os CP sejam importantes para atingir todos os OA, mas podem ser identificadas correspondências mais específicas. Os OA1 e OA2 são concretizados sobretudo nos conteúdos programáticos CP1 e CP2. Os estudantes têm a oportunidade de fortalecer os seus conhecimentos acerca dos vários tipos de estudos e metodologias em psicologia. O OA3, central no desenvolvimento de aptidões e competências para a preparação e implementação de um estudo de investigação, está articulado diretamente com CP3 mas depende e associa-se a todos CP. O CP4 tem um foco na análise de dados, permitindo atingir o OA4 numa forma mais concreta. O CP5 é relevante para atingir o OA5 porque corresponde ao processo da publicação e disseminação dos resultados.
Avaliação / Assessment
O/as aluno/as podem frequentar esta unidade curricular em regime de avaliação ao longo do semestre ou de exame final. Para obterem aproveitamento em regime de avaliação ao longo do semestre deverão: 1) Apresentar o conjunto de trabalhos requerido nesta UC (investigação realizada em grupo e apresentada sob a forma de poster e escrita de pequeno artigo científico de síntese da investigação realizado individualmente). 2) Estar presentes nas aulas Teórico-Práticas (podem faltar no máximo a 3 Teórico-Práticas) e, pelo menos, a um mínimo de 50% de Práticas Laboratoriais. Em regime de avaliação ao longo do semestre, os alunos estarão sujeitos a 3 formas de avaliação: 1) um trabalho de grupo sobre a investigação realizada durante o semestre apresentado oralmente e em formato poster (50%); 2) um trabalho individual sobre a investigação realizada ao longo do semestre, apresentado sob o formato de pequeno artigo científico (45%) 3) participação em estudos no LAPSO (1h30 no sistema SPI) (5%). Esta participação pode ser substituída por uma tarefa proposta pelo/a docente. Ficam aprovados o/as aluno/as que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 9.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. O/as aluno/as que não estiverem inscritos em avaliação ao longo do semestre poderão recorrer ao regime de avaliação por exame final. No regime de avaliação por exame final, o/as aluno/as apresentam individualmente os mesmos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, mas estão dispensados de comparecer às aulas TP e PL. Aos/às aluno/as que reprovem na avaliação na primeira época ou que pretendam melhorar a sua nota será conservada a melhor nota dos trabalhos realizados durante o semestre e será pedido que elaborem um novo trabalho de investigação a acordar com o docente (entrega até à data de avaliação da 2ª época), com submissão do artigo escrito e defesa oral em data e hora a combinar.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta unidade curricular tem uma relação muito estreita com a prática de investigação. A par com as aulas teórico-práticas (TPs) e Práticas Laboratoriais (PLs) há orientação tutorial do trabalho autónomo para acompanhar o percurso de aprendizagem de cada estudante e promover a consolidação dos conhecimentos adquiridos. Serão pedidos aos/às estudantes diversos trabalhos, incluindo um estudo empírico completo no formato escrito e em poster, permitindo-lhes treinar aptidões e competências de investigação e aferir as suas estratégias de investigação. As horas de trabalho autónomo previstas (i.e., 123h) destinam-se à preparação do estudo empírico (45 h), recolha de dados (20 h), análise de dados (20 h), preparação das apresentações em grupo (12 h 30), preparação do relatório individual sobre o estudo no formato de artigo científico (24h). Todas estas atividades autónomas incluem colaboração com os outros membros do grupo de trabalho e leitura de literatura relevante. Está prevista 1h30 de participação em outros estudos no enquadramento do Sistema de Participação em Investigação (SPI) do laboratório de Psicologia do Iscte (LAPSO). As aulas TP aliam componentes expositivas com a realização de tarefas que permitem compreensão e análise de várias metodologias e uso de conhecimento adquirido (i.e., demonstração e aplicação). Os grupos trabalham no seu projeto, apresentam e discutem os seus trabalhos em cada TP (e.g., questão de investigação, projeto do estudo, resultados iniciais e finais). Nas PL os grupos treinam competências e partilham dúvidas associadas aos desafios da realização do estudo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino contribui para o desenvolvimento de raciocínio analítico e pensamento crítico e permite a aplicação de conhecimento metodológico a casos concretos de investigação. A implementação de todas as fases de um estudo científico permite um conhecimento mais detalhado e mais realístico do que é a investigação em psicologia do que um conhecimento teórico, contribuindo assim para o desenvolvimento de aptidões e competências práticas de investigação. A discussão dos vários projetos de investigação nas aulas permite uma aprendizagem diversificada das várias questões de investigação, implementação metodológica, análise de dados, apresentação, discussão de resultados e disseminação.
Observações / Observations
Está prevista orientação tutorial por investigadores de psicologia para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento dos trabalhos de grupo. O/as aluno/as devem estar presentes nas aulas Teórico-Práticas e, pelo menos, a um mínimo de 50% de Práticas Laboratoriais.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Dunn, P. K. (2024). Scientific Research and Methodology: An introduction to quantitative research in science and health. https://bookdown.org/pkaldunn/SRM-Textbook Ray, W. J. (2022). Research methods for psychological science. Thousand Oaks : Sage. Heard, S. B. (2021). The scientist's guide to writing: How to write more easily and effectively throughout your scientific career (2nd ed.). Princeton University Press. Harrison, E., & Rentzelas, P. (2021). Your psychology dissertation. Sage. Guidelines for researchers on personal data protection https://iscte-iul.pt/assets/files/2022/12/12/1670862287212_guidelines_for_researchers_on_personal_data_protection.pdf Prada, M. & Garrido, M.V. (2013) Conhecer as regras do jogo: Uma introdução as normas para escrita científica da American Psychological Association. Psicologia, 27, 2, 107-143 American Psychological Association (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). Washington, DC: Author.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bryman, A. & Cramer, D. (2003). Análise de dados em ciências sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS para windows (3ª Ed.). Oeiras: Celta. Fiske, S.T., Gilbert, D. T., & Lindzey, G. (Eds.) (2010). The handbook of social psychology (5th ed., Vol. I, pp. 51-139). Hoboken, New Jersey: Wiley. Reis, H., & Judd, C. (2014). Handbook of research methods in social and personality psychology. (2nd Ed.) Cambridge: Cambridge University Press. Sternberg, R. J. (Ed.) (2019). Guide to publishing in psychology journals (2nd Ed.), Cambridge: Cambridge University Press. Bibliografia específica será recomendada nas aulas teórico-práticas a decorrer durante o semestre e nos encontros tutoriais com os investigadores.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-28