Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00673
Acrónimo :
00673
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns.

Objetivos Gerais / Objectives


Promover o autoconhecimento e a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem através da aquisição de métodos e técnicas de estudo mais eficientes e eficazes.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Conhecer e utilizar os principais métodos e técnicas de estudo. OA2. Aprender a lidar com os momentos de avaliação. OA3. Elaborar planos individuais de estudo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Identificação de barreiras ao estudo 2 - Estratégias e estilos de aprendizagem 3 - Estabelecer objetivos SMART 4 - Planeamentos: Gestão do tempo na Universidade 5 - Organização do estudo e do local de estudo 6 - Técnicas para promover a concentração 7 - Importância das fontes de informação 8 - Aprender lendo, ouvindo e escrevendo 9 - Elaboração de trabalhos individuais e em grupo 10 - Preparação para os momentos de avaliação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão definidos em interligação com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: Como forma de promover conhecimento dos estudantes e a utilização dos principais métodos e técnicas de estudo (OA1), num primeiro momento da UC é realizada uma abordagem coletiva e individual à identificação de barreiras ao estudo, de estratégias e de estilos de aprendizagem. Para permitir que os estudantes aprendam a lidar com os momentos de avaliação (OA2), a UC desenvolve ferramentas associadas ao bem-estar pessoal (e.g. planeamento, gestão de tempo ou de organização de espaços adequados ao estudo), bem como estratégias que permitam aos estudantes compreender como elaborar trabalhos na universidade (que fontes de informação utiliza,r e como se preparar para os momentos de avaliação. Esta UC irá ainda contribuir para a elaboração autónoma de planos individuais de estudo (OA3), aprendizagem que beneficia de todos os conteúdos programáticos lecionados.

Avaliação / Assessment


Modalidades de avaliação I - Avaliação ao longo do semestre A participação nas aulas e a realização e dos exercícios autónomos será avaliada ao longo do semestre, tendo a seguinte ponderação: 1. Realização de exercícios sobre abordagens à aprendizagem – 20% 2. Realização de exercícios sobre estilos de aprendizagem – 20% 3. Elaboração de planeamentos e objetivos SMART – 20% 4. Trabalho final (individual) - 40% Para finalizar com sucesso a avaliação ao longo do semestre, os estudantes não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas. Os estudantes devem, ainda, cumprir com uma assiduidade mínima a 70% das aulas e concluir o curso online da UC. II - Avaliação final (época de exames) Trabalho final (individual) – 100% da nota final O trabalho final nesta modalidade inclui toda a matéria lecionada. A avaliação final pode ser complementada com prova oral quando solicitado pelo docente.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. São apresentados todos os conceitos base relevantes para o desenvolvimento de competências nesta UC. MEA2: Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. As aulas têm momentos que permitem que os estudantes reflitam, debatam e realizem exercícios práticos. MEA3: Activas, com realização de trabalhos individuais. São propostos um conjunto de trabalhos para treino individual de competências. MEA4: Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, que será sugerido aos estudantes ao longo das aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem nos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. As aulas estão em articulação com todos os objetivos de aprendizagem começando com uma componente de exposição teórica que permitirá enquadrar os conteúdos lecionados. O uso da metodologia expositiva (MEA1) irá introduzir novos conhecimentos que serão úteis aos exercícios programados. Desta forma, os exercícios de avaliação individual e coletiva dão a possibilidade de os estudantes poderem desenvolver conhecimentos e competências através de metodologias participativas (MEA2) e ativas (MEA3) que fomentem a interesse e o alcance dos objetivos de aprendizagem da UC. Destaca-se ainda, que são sugeridas atividades de auto-estudo (MEA4) relacionadas os temas lecionados, tal como consta no planeamento das aulas e na demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC.

Observações / Observations


O curso online encontra-se disponível na Plataforma Online Learning: https://online-learning.iscte-iul.pt/

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Carrilho, F. (2013). Como Estudar Melhor: Um guia para o teu sucesso. Editorial Presença Carrilho, F. (2005). Métodos e técnicas de estudo. Editorial Presença. Downing, S. (2017). On Course: Strategies for Creating Success in College and in Life. Cengage Learning. Neves, J., Garrido, M., & Simões, E. (2015). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática (3.ª ed.). Edições Sílabo. Uelaine, L. A. (2009). Study Skills Strategies: Get The Most From Every Minute Of Learning. Axzo Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Cottrell, S. (2013). The Study Skills Handbook. Palgrave Macmillan. Kennedy, J. (2004). Study Skills. Maximise Your Time to Pass Exams. Studymates. McIlroy, D. (2005). Exam Success. SAGE. Oliver, P. (2012). Succeeding with Your Literature Review. Open University Press. Pritchard, A. (2008). Studying and Learning at University Vital Skills for Success in Your Degree. SAGE. Wilson, E. & Bedford, D. (2009). Study skills for part-time students. Pearson Education Limited.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-26