Sumários
Aula 6
11 Dezembro 2024, 09:00 • Luís Pedro Miguel
Elaboração
de trabalhos académicos.
Conhecer
e desenvolver diferentes fases da elaboração do trabalho.
Estrutura
e apresentação de trabalhos académicos.
Preparação
para os exames: Melhorar o desempenho antes, durante e depois do exame.
Realização
do trabalho de avaliação final.
Aula 5
4 Dezembro 2024, 09:00 • Luís Pedro Miguel
Identificar as condições favoráveis para o estudo (Condições Ambientais e Pessoais).
Reconhecer as principais fontes de obtenção da informação (Ler e Ouvir).
Conhecer e saber aplicar estratégias de leitura (recurso à estratégia SQ4R - Survey (análise global do texto), Question, Read, Recite (listar), Write, e Review).
Identificação de estratégias promotoras da compreensão da escuta e da escrita.
Compreender os fatores que promovem a atenção nas aulas e as estratégias utilizadas para estar atento nas aulas.
Realização de exercícios em aula.
Aula 4
27 Novembro 2024, 09:00 • Luís Pedro Miguel
As vantagens e consequências de uma boa planificação.
Métodos para obter um planeamento e uma organização eficaz.
O conceito de objetivo e o seu papel auto-regulador: como se formulam objetivos SMART.
A importância dos objetivos a longo, médio e a curto prazo;
Técnicas de gestão do tempo eficaz para a construção de objetivos.
Realização de exercícios em aula.
Aula 3
20 Novembro 2024, 09:00 • Luís Pedro Miguel
Introdução aos
estilos de aprendizagem.
Explicitação do
modelo de Felder & Silverman.
Identificação do
perfil de estudante através de exercício individual.
Reflexão sobre
importância do equilíbrio entre os estilos de aprendizagem.
Realização de
exercício para compreensão dos diferentes estilos de aprendizagem.
Aula 2
13 Novembro 2024, 09:00 • Luís Pedro Miguel
Identificar e
caracterizar as diferentes abordagens à aprendizagem:
Definir o
conceito de Aprendizagem.
Reconhecer a importância e as diferentes motivações para o estudo.
Reconhecer e identificar as diferentes estratégias de Aprendizagem .
Realização de exercício sobre as abordagens à aprendizagem.