Sumários

Aula 6

11 Dezembro 2024, 09:00 Luís Pedro Miguel


Elaboração de trabalhos académicos.

Conhecer e desenvolver diferentes fases da elaboração do trabalho.

Estrutura e apresentação de trabalhos académicos.

Preparação para os exames: Melhorar o desempenho antes, durante e depois do exame.

Realização do trabalho de avaliação final.


Aula 5

4 Dezembro 2024, 09:00 Luís Pedro Miguel


Identificar as condições favoráveis para o estudo (Condições Ambientais e Pessoais). 

Reconhecer as principais fontes de obtenção da informação (Ler e Ouvir). 

Conhecer e saber aplicar estratégias de leitura (recurso à estratégia SQ4R - Survey (análise global do texto), Question, Read, Recite (listar), Write, e Review). 

Identificação de estratégias promotoras da compreensão da escuta e da escrita. 

Compreender os fatores que promovem a atenção nas aulas e as estratégias utilizadas para estar atento nas aulas. 

Realização de exercícios em aula. 

Aula 4

27 Novembro 2024, 09:00 Luís Pedro Miguel


As vantagens e consequências de uma boa planificação.

Métodos para obter um planeamento e uma organização eficaz.

O conceito de objetivo e o seu papel auto-regulador: como se formulam objetivos SMART.

A importância dos objetivos a longo, médio e a curto prazo;

Técnicas de gestão do tempo eficaz para a construção de objetivos.

Realização de exercícios em aula.


Aula 3

20 Novembro 2024, 09:00 Luís Pedro Miguel


Introdução aos estilos de aprendizagem.

Explicitação do modelo de Felder & Silverman.

Identificação do perfil de estudante através de exercício individual.

Reflexão sobre importância do equilíbrio entre os estilos de aprendizagem.

Realização de exercício para compreensão dos diferentes estilos de aprendizagem.



Aula 2

13 Novembro 2024, 09:00 Luís Pedro Miguel


Identificar e caracterizar as diferentes abordagens à aprendizagem:

Definir o conceito de Aprendizagem.

Reconhecer a importância e as diferentes motivações para o estudo.

Reconhecer e identificar as diferentes estratégias de Aprendizagem .

Realização de exercício sobre as abordagens à aprendizagem.