Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00676
Acrónimo :
00676
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
1.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
7.5h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
7.5h/sem
Trabalho Autónomo :
17.5
Horas de Trabalho Total :
25.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA*1 - Sistematizar o processo de estabelecimento de objectivos OA 2 - Estabelecer prioridades, planear e calendarizar tarefas OA 3 - Usar métodos eficazes para ganhar tempo (planear e controlar actividades) * Objectivo de aprendizagem

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta unidade curricular visa: - Sensibilizar os estudantes para a utilidade da gestão de tempo; - Conhecer e analisar as causas da procrastinação; - Fazer uma introdução à influência damotivação na gestão eficaz do tempo - Sistematizar a análise dos problemas comuns da gestão de tempo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP*1 Quão boa é a gestão do seu tempo? - Refinar a estratégia de acordo com o perfil comportamental - Reconhecer a Procrastinação.Porque procrastinamos CP2 Gestão do Tempo e Objectivos de Vida - Análise do meio envolvente e das características pessoais - Definição de objectivos de acordo com as várias áreas da vida - Regras para a elaboração de objectivos CP3 Estabelecer Prioridades - Importância VS Urgência - Criar e manter um espaço de trabalho produtivo - Ajustar competências de organização com a tecnologia CP4 Conhecer os Desafios à Gestão do Tempo - Comunicar estrategicamente para atingirresultados - Defender o dia de interrupções - Tomar decisões rápidas e acertadas CP5 A importância dos outros para uma gestão de tempo eficaz - Perfis comportamentais - Gestão das expectativas dos outros CP6 A importância das características pessoais - Estratégias de auto-motivação - Locus de controlo - Auto-confiança e auto-estima * CP : Conteúdo Programático

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação de conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (AO) explicita-se da forma seguinte: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP3 OA3 - CP4.CP5,CP5

Avaliação / Assessment


Exposição, exercícios em aula, discussões em aula, leituras, discussões de casos (em pequenos grupos), clips de vídeo – Para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas; – No caso de UC em que a Avaliação Final comtemple um trabalho indicar: a atribuição da avaliação final poderá implicar uma discussão do trabalho final submetido nos prazos de avaliação previamente definidos. - Avaliação Continua - minimo 2/3 presenças - Participação e exercicios (40%) - Trabalho Final (60%) Avaliação Periodica Trabalho Final -100% Exames 1ª 2ª e Época especial Enunciado Trabalho -100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino é teórico/prática com vários exercicios/dinâmicas em sala de aula e trabalho autónomo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O processo de ensino-aprendizagem compreende teórico/práticas (TP). Para além de exposições breves, introduzindo modelos e conceitos chave, nas aulas são debatidos casos de estudo e simuladas as competências-alvo. Pretende-se desta forma consolidar a aquisição de competências com a discussão de exemplos e esclarecimento de dúvidas. O trabalho autónomo é apresentado em conjunto com o documento de Planeamento de UC, detalhado para cada aula.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2015). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. 3ª edição. Lisboa: Edições Sílabo. Bird, P. (2004). Gestão do Tempo. Lisboa: Espírito de negócios. [PS. 142 Bir*Ges] Fontana, D. (1993). Managing Time. London: British Psychological Society. [G. 173 Fon*Man] Guerra, P. (2000). Cerebrus ? Gestão Intra-pessoal. Colecção Empresa Inteligente. Cascais: Pergaminho. Haynes, M. (2004). Gestão do tempo. Lisboa: Monitor . [G.173 HAY*Ges] Mackenzie, A., & Nickerson, P. (2009). The Time Trap: The ClassicBook on Time Management(Fourth Edition.). AMACOM. Turner, J. (2002). How to study : a short introduction. London: Sage. [S.113 TUR*How]

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Brodowsky, G. H., Anderson, B. B., Schuster, C. P., Meilich, O., & Venkatesan, M. V. (2008). If Time Is Money Is It a Common Currency? Time in Anglo, Asian, and Latin Cultures. Journal of Global Marketing, 21(4), 245. Leonard, K. M. (2008). A cross-cultural investigation of temporal orientation in work organizations: A differentiation matching approach. International Journal of Intercultural Relations, 32(6), 479-492. Todd, A. (2009). From Polychronicity to Multitasking: The Warping of Time Across Disciplinary Boundaries. Anthropology of Work Review, 30(2), 49-54

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16