Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00730
Acrónimo :
00730
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade visa fornecer aos alunos os instrumentos teóricos e aplicados que lhes permitam compreender, avaliar e realizar pesquisa qualitativa em Psicologia, bem como reconhecer a especificidade desta abordagem e os contextos de aplicação a que se adequa. Pretende-se ainda que os alunos adquiram competências práticas de aplicação de algumas das técnicas qualitativas de investigação, quer na recolha, quer na análise de dados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC o estudante será capaz de: OA1. Identificar as principais diferenças entre investigação qualitativa e quantitativa AO2. Reconhecer os problemas e objectivos de investigação para os quais os métodos qualitativos são apropriados e aqueles a que não se adequam. AO3. Descrever as vantagens e desvantagens comparativas entre entrevistas individuais e de grupo e elaborar guiões de ambas. AO4. Identificar e comparar vários tipos de análise realizável com material textual. AO5. Reconhecer os limites e potencialidades da pesquisa qualitativa em psicologia

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Tipos de investigação em ciências sociais: nomotética e ideográfica. Metodologias quantitativas versus metodologias qualitativas em ciências sociais. As metodologias qualitativas em psicologia - características e âmbito de aplicabilidade. CP2. Métodos qualitativos de recolha de dados em psicologia - caracterização geral. 2.1. Dois exemplos: Entrevistas individuais em profundidade e grupos de discussão focalizada. Exercício de treino. CP3. Métodos qualitativos de análise de dados - caracterização geral. 3.1. Exercícios de treino de análise qualitativa. CP4. Análise crítica da pesquisa qualitativa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os Conteúdos programáticos (CP) estão estreitamente articulados com os Objectivos de Aprendizagem (OA), da seguinte forma: CP1 - OA1, AO2 CP2 - OA3, OA5 CP3 - OA4, AO5 CP4 - OA1,OA2, OA5

Avaliação / Assessment


Os alunos podem fazer a UC em avaliação contínua (trab individual)/exame final. Trabalho individual: construção de um guião de entrevista/grupo de discussão, partindo de questões e objetivos de investigação que se sugere que sejam os mesmos da tese de Mestrado. Deve incluir:dimensões a investigar face aos objetivos apresentados, motivos pelos quais é apropriado recorrer à metodologia escolhida e indicações da literatura quanto à elaboração de guiões de entrevistas ou grupos de discussão.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Trata-se de uma cadeira teórico-prática, em que nas aulas mais teóricas serão expostos os temas e conceitos estruturantes, com recurso aos textos teóricos centrais de referência; depois, as aulas práticas seguintes irão tratar de forma mais detalhada as noções abordadas, bem como exemplificar o alcance destas com exemplos de artigos empíricos de aplicação, sempre que possível incluindo exemplos de estudos da realidade portuguesa e completando com exercícios práticos de treino.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Cada conteúdo programático (CP) tem uma bibliografia específica associada e, no planeamento aula-a-aula que é fornecido aos alunos no início de cada semestre são indicadas as leituras específicas a fazer para acompanhar cada uma das aulas. Os alunos podem assim reconhecer para cada aula os respectivos CPs e Objectivos de Aprendizagem. O alinhamento entre ensino, instrumentos de avaliação e objectivos de aprendizagem é o seguinte: - O trabalho final pretende encaminhar os alunos para atingir os OA1, OA2 e OA3. Permite que os alunos avancem na pesquisa direccionada relativamente á tese e reflictam criticamente sobre a adequação entre os objectivos e os métodos desta. - O exame incide sobre todos os OA. O tempo de trabalho total da UC (150h) distribui-se do seguinte modo: -25h em tempo de contacto: -125h horas de trabalho autónomo, transversal a todos os OA, que se estima que seja distribuído da seguinte forma: - 40h de leituras para acompanhamento das aulas; são feitas recomendações de leitura aula a aula - 25h na preparação de dois exercícios de treino a fazer durante a aula (o 1º relativo a role-play de recolha de dados qualitativos e o 2º relativo à prática de analise de dados qualitativos) - 60h h na preparação do trabalho final da UC.

Observações / Observations


atendimento: a marcar com a docente

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Willig, C., & Rogers, W. S. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of qualitative research in psychology. Sage. Willig, C. (2001). Introducing qualitative research in psychology: Adventures in theory and method. Open U. Press. Style, B. A. (2020). APA 7th Edition Guide. APA. Flick, U. (2014). An Introduction to qualitative research. Sage. Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2018). The Sage handbook of qualitative research (Fifth edit). Sage. Castro, P., & Batel, S. (2008). Social representation, change and resistance: On the difficulties of generalizing new norms. Culture & Psychology, 14(4), 475-497. Bauer, M. W., & Gaskell, G. (Eds.). (2000). Qualitative researching with text, image and sound: A practical handbook for social research. Sage. Batel, S., Devine-Wright, P., Wold, L., Egeland, H., Jacobsen, G., & Aas, O. (2015). The role of (de-) essentialisation within siting conflicts: An interdisciplinary approach. Journal of Environmental Psychology, 44, 149-159.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Thomassin, K., Bucsea, O., Chan, K. J., & Carter, E. (2019). A thematic analysis of parents? gendered beliefs about emotion in middle childhood boys and girls. Journal of Family Issues, 40(18), 2944-2973. Shaw, R. L., Smith, L. J., & Hiles, D. R. (2018). Exploring the felt sense of chronic ill-health: dialoguing between IPA, lifeworld theory and narrative inquiry to make sense of feelings and affect. Qualitative research in psychology, 1-19. Krueger, R. A. (2014). Focus groups: A practical guide for applied research. Sage publications. Jovchelovitch, S., & Gervais, M. C. (1999). Social representations of health and illness: The case of the Chinese community in England. Journal of Community & Applied Social Psychology, 9(4), 247-260. Diniz, E., Castro, P., Bousfield, A., & Figueira Bernardes, S. (2020). Classism and dehumanization in chronic pain: A qualitative study of nurses? inferences about women of different socio?economic status. British journal of health psychology, 25(1), 152-170. Caillaud, S., Bonnot, V., Ratiu, E., & Krauth?Gruber, S. (2016). How groups cope with collective responsibility for ecological problems: Symbolic coping and collective emotions. British Journal of Social Psychology, 55(2), 297-317. Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative research in psychology, 3(2), 77-101.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16