Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade visa fornecer aos alunos os instrumentos teóricos e aplicados que lhes permitam compreender, avaliar e realizar pesquisa qualitativa em Psicologia, bem como reconhecer a especificidade desta abordagem e os contextos de aplicação a que se adequa. Pretende-se ainda que os alunos adquiram competências práticas de aplicação de algumas das técnicas qualitativas de investigação, quer na recolha, quer na análise de dados qualitativos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC o estudante será capaz de: OA1. Identificar as principais diferenças entre investigação qualitativa e quantitativa AO2. Reconhecer e formular problemas, objetivos e questões de investigação de psicologia para os quais os métodos qualitativos são apropriados AO3. Descrever os princípios da condução e as vantagens e desvantagens comparativas entre entrevistas individuais e de grupo. Elaborar guiões para estas entrevistas e conduzi-las. AO4. Identificar, comparar e conhecer os passos de pelo menos dois tipos de análise realizável com material textual. AO5. Reconhecer os limites, potencialidades e critérios de avaliação da pesquisa qualitativa em psicologia
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Tipos de investigação em ciências sociais: nomotética e ideográfica. Metodologias quantitativas versus metodologias qualitativas em ciências sociais. As metodologias qualitativas em psicologia – enquadramento conceptual, características especificas e âmbito de aplicabilidade. Exercício de desenvolvimento de questões de investigação a abordar com métodos qualitativos CP2. Métodos qualitativos de recolha de dados em psicologia. Caracterização geral. Apresentação de dois exemplos: Entrevistas individuais em profundidade e grupos de discussão focalizada. Exercício em aula de treino de elaboração de guiões e sua aplicação. CP3. Métodos qualitativos de análise de dados - apresentação geral e caracterização de alguns métodos específicos. Exercícios de treino de análise qualitativa. Apresentação e discussão de exemplos de artigos com pelo menos dois tipos de análises qualitativas. CP4. Análise crítica da pesquisa qualitativa e dos seus critérios de validade.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os Conteúdos programáticos (CP) estão estreitamente articulados com os Objectivos de Aprendizagem (OA), da seguinte forma: A lecionação do CP1 permite que os alunos atinjam os objetivos OA1 e OA2. Com a lecionação de CP2 e a participação nos exercícios também de CP2 os alunos são preparados para OA3. Com a lecionação de CP3 e a participação nos exercícios e debates de aula os são preparados para OA4. Com a lecionação e debate de CP1 e CP4 podem atingir o OA5.
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre requer um trabalho de grupo (apresentação de um texto em aula; 30%) e um trabalho individual final de aplicação das metodologias ensinadas (70%) - e em nenhum deles a nota pode ser inferior a 8,5. A UC pode em alternativa ser feita através de exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Trata-se de uma cadeira teórico-prática, em que nas aulas de cariz mais teórico serão expostos os temas e conceitos estruturantes (as que inicial cada bloco de objectivos) com recurso aos textos teóricos centrais de referência. Depois, as aulas práticas seguintes irão tratar de forma mais detalhada os conceitos e abordagensapresentados. Estas aulas irão também exemplificar o alcance destes conceitos e abordagens, com apresentação em aula de exemplos de artigos empíricos de aplicação, e seu debate em aula e a participação em exercícios práticos de treino em aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Cada conteúdo programático (CP) tem uma bibliografia específica associada e, no planeamento aula-a-aula fornecido aos alunos no início de cada semestre são indicadas as leituras específicas a fazer para acompanhar cada uma das aulas. Os alunos podem assim reconhecer para cada aula os respetivos CPs e Objetivos de Aprendizagem. O alinhamento entre ensino, instrumentos de avaliação e objetivos de aprendizagem é o seguinte: - O trabalho de grupo pretende preparar para e exemplificar os OA3 e AO4. O trabalho individual final pretende encaminhar os alunos para atingir os OA2 a OA5, permitindo que os alunos avancem nas competências de investigação que poderão de futuro ser potencialmente direcionadas para a dissertação de mestrado e para a reflexão critica sobre a adequação entre os objetivos e os métodos da investigação qualitativa em psicologia. - O exame incide sobre todos os OA. O tempo de trabalho total da UC (150h) distribui-se do seguinte modo: -25h em tempo de contacto: -125h horas de trabalho autónomo, transversal a todos os OA, que se estima que seja distribuído da seguinte forma: - 40h de leituras para acompanhamento das aulas; são feitas recomendações de leitura aula a aula - 25h na preparação de dois exercícios de treino a fazer durante a aula (o 1º relativo a role-play de recolha de dados qualitativos e o 2º relativo à prática de analise de dados qualitativos) - 60h h na preparação do trabalho final da UC.
Observações / Observations
atendimento: a marcar com a docente
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Willig, C., & Rogers, W. S. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of qualitative research in psychology. Sage. Style, B. A. (2020). APA 7th Edition Guide. APA. Flick, U. (2014). An Introduction to qualitative research. Sage. Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2018). The Sage handbook of qualitative research (Fifth edit). Sage. Batel, S. & Castro, P. (2018). Reopening the dialogue between the theory of social representations and discursive psychology for examining the construction and transformation of meaning in discourse and communication. Br. J. Soc. Psychol. 57, 732–753. doi: 10.1111/bjso.12259 Bauer, M. W., & Gaskell, G. (Eds.). (2000). Qualitative researching with text, image and sound: A practical handbook for social research. Sage. Batel, S., Devine-Wright, P., Wold, L., Egeland, H., Jacobsen, G., & Aas, O. (2015). The role of (de-) essentialisation within siting conflicts: An interdisciplinary approach. Journal of Environmental Psychology, 44, 149-159.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Willig, C. (2001). Introducing qualitative research in psychology: Adventures in theory and method. Open U. Press. Thomassin, K., Bucsea, O., Chan, K. J., & Carter, E. (2019). A thematic analysis of parents? gendered beliefs about emotion in middle childhood boys and girls. Journal of Family Issues, 40(18), 2944-2973. Shaw, R. L., Smith, L. J., & Hiles, D. R. (2018). Exploring the felt sense of chronic ill-health: dialoguing between IPA, lifeworld theory and narrative inquiry to make sense of feelings and affect. Qualitative research in psychology, 1-19. Krueger, R. A. (2014). Focus groups: A practical guide for applied research. Sage publications. Jovchelovitch, S., & Gervais, M. C. (1999). Social representations of health and illness: The case of the Chinese community in England. Journal of Community & Applied Social Psychology, 9(4), 247-260. Diniz, E., Castro, P., Bousfield, A., & Figueira Bernardes, S. (2020). Classism and dehumanization in chronic pain: A qualitative study of nurses? inferences about women of different socio?economic status. British journal of health psychology, 25(1), 152-170. Castro, P., & Batel, S. (2008). Social representation, change and resistance: On the difficulties of generalizing new norms. Culture & Psychology, 14(4), 475-497. Caillaud, S., Bonnot, V., Ratiu, E., & Krauth & Gruber, S. (2016). How groups cope with collective responsibility for ecological problems: Symbolic coping and collective emotions. British Journal of Social Psychology, 55(2), 297-317. Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative research in psychology, 3(2), 77-101. Levitt, H. M. et al (2018). Journal Article Reporting Standards for Qualitative Primary, Qualitative Meta-Analytic, and Mixed Methods Research in Psychology: The APA Publications and Communications Board Task Force Report. American Psychologist
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-28