Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00731
Acrónimo :
00731
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n/a

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo fundamental desta UC é o de promover a reflexão dos/das estudantes sobre os principais modelos teóricos acerca da influência das emoções na persuasão e tomada de decisão. Com base nesse conhecimento, os/as estudantes deverão ser capazes de analisar criticamente o papel das emoções no comportamento do consumidor e suas aplicações ao marketing e publicidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/A estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Compreender o processo de persuasão e reflectir sobre a influência das emoções nesse processo OA2. Avaliar de forma crítica o modelo da escolha racional de tomada de decisão. OA3. Reconhecer e distinguir diferentes formas de influência das emoções nos processos de decisão OA4. Reflectir criticamente sobre o papel das emoções e estado de espírito em diferentes domínios do comportamento do consumidor, e avaliar as consequências para o desenvolvimento de estratégias de marketing. OA = Objectivo de aprendizagem

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A UC contempla três blocos de conteúdos programáticos (CP): CP 1. Influência das emoções nos processos persuasivos - Atitude face à marca e avaliação de produtos: atitudes enquanto associações avaliação-objecto - Modelos dualistas da persuasão - Emoções e a formação e mudança de atitudes do consumidor - Persuasão emocional CP 2. Emoções e tomada de decisão - Crítica do modelo racional de tomada de decisão: racionalidade limitada - As heurísticas de decisão como formas de racionalidade ecológica e social - O afecto como fonte de informação e como motivação na tomada de decisão - Nudging: métodos e aplicações à persuasão CP 3. Processos afectivos nos comportamentos de consumo - Emoções, julgamentos, escolhas, e comportamentos de consumo - Emoções e desenvolvimento de estratégias de marketing: emoções na comunicação publicitária; estados de espírito positivos, contexto de mercado, comunicação e impacto no consumidor.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Todos os objetivos de aprendizagem são concretizados através dos conteúdos programáticos. O objetivo OA1 é alcançado pelo CP1, desenvolvendo-se conhecimento sobre os processos persuasivos (e.g., modelos dualistas de processamento de informação) e a influência das emoções nesses processos. O OA2 é abordado no CP2 que se foca no processo de tomada de decisão e pretende que os/as estudantes sejam capazes de reflectir criticamente sobre diferentes modelos, nomeadamente o de escolha racional. A discussão sobre processos afectivos nos comportamentos de consumo (CP3) possibilita que os estudantes reconheçam a influência das emoções nos processos de decisão, aplicando esse conhecimento a diferentes domínios de estratégias de marketing e publicidade (OA3 e OA4).

Avaliação / Assessment


Nas condições vigentes no RGACC, o processo de avaliação contempla duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação ao longo do semestre: Trabalho de Grupo (40%) e Prova individual (60%) Aprovação requer nota mínima de 9.5 valores em cada elemento. 2. Avaliação por exame (100%). Aprovação requer mínimo de 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os objetivos da UC contribuem para a compreensão do papel das emoções no comportamento do consumidor ao nível dos processos de persuasão e tomada de decisão, bem como as suas aplicações no marketing e publicidade. Tal requer a mobilização de competências de pesquisa, leitura e escrita científica, pensamento crítico e trabalho em equipa. As principais metodologias de ensino e de aprendizagem utilizadas: A) As aulas teórico-práticas visam discutir a literatura sobre processos, nomeadamente os modelos de mudança de atitudes e de tomada de decisão, e o papel de variáveis do foro afectivo (como estado de espírito e emoções). Para tal utilizam-se métodos expositivos das teorias e evidências empíricas que lhes dão suporte. Estas aulas incluem ainda metodologias demonstrativas (e.g., utilização de anúncios com vista a ilustrar heurísticas persuasivas), e participativas (e.g., discussão e análise de resultados de investigação, realização de exercícios e debates para promover a reflexão sobre a aplicabilidade dos processos abordados. B) Nas aulas práticas-laboratoriais são usadas metodologias ativas, que incluem o acompanhamento e apresentação de trabalho de grupo. A elaboração e apresentação dos trabalhos visa consolidar os conhecimentos adquiridos aplicando-os a domínios como marketing e publicidade. Adicionalmente, a elaboração do trabalho pretende promover competências transversais (e.g., pensamento crítico, comunicação, trabalho em equipa). C) A orientação tutorial visa o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas dos/as estudantes. D) O trabalho autónomo visa consolidar e expandir o conhecimento adquirido em sala de aula e desenvolver aptidões e competências individualmente (e.g., pesquisa e leitura crítica de bibliografia recomendada ou complementar como artigos recentes sobre as temáticas abordadas) e em grupo (e.g., competências interpessoais, comunicação). O trabalho autónomo apoia ainda a preparação para as avaliações formais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para garantir a assimilação de conhecimento e o desenvolvimento de aptidões e competências relacionadas com os conteúdos programáticos da UC, as metodologias de ensino e de avaliação estão articuladas com os Objetivos de Aprendizagem (OA) do seguinte modo: As aulas Teórico-Práticas incluem metodologias expositivas para introduzir as teorias e metodologias de investigação sobre o papel nas emoções no comportamento do consumidor. As metodologias demonstrativas são utilizadas como forma de ilustração de apelos emocionais e de heurísticas em campanhas publicitárias. Através de métodos participativos, os estudantes envolvem-se na análise e discussão crítica de artigos de investigação ou estudos de caso (e.g., situações reais de consumo; nudging como estratégia de promoção de comportamentos saudáveis/ sustentáveis) e na realização de exercícios que fomentam a aplicação dos conhecimentos sobre comportamento do consumidor. As aulas Práticas-Laboratoriais permitem consolidar o conhecimento adquirido e aplicá-lo ao desenvolvimento de estratégias publicitárias ou de marketing (idealmente com vista a contribuir para a resolução de um problema relevante para a sociedade), reconhecendo o papel dos processos afectivos e emocionais a este nível. A proposta de trabalho visa ainda a consolidação de um leque de competências transversais (e.g., comunicação eficaz; trabalho em equipa). Em ambas as tipologias de aulas é encorajada a participação activa dos/as estudantes. A orientação tutorial oferece suporte ao nível do esclarecimento de dúvidas.

Observações / Observations


Ainda que seja possível realizar a avaliação final por exame, a participação nas aulas, a realização dos exercícios e participação nos debates de sala de aula são altamente recomendadas para uma melhor integração de conhecimentos e desenvolvimento das aptidões e competências. É necessário marcar atendimentos por email.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Dowling, K., Guhl, D., Klapper, D., Spann, M., Stich, L., & Yegoryan, N. (2020). Behavioral biases in marketing. Journal of the Academy of Marketing Science. 48, 449–477. https://doi.org/10.1007/s11747-019-00699-x Fennis, B. M., & Stroebe, W. (2021). The psychology of advertising (3rd ed.). Routledge Lamberton, C., Rucker, D. D., & Spiller, S. A. (2023). The Cambridge handbook of consumer psychology Cambridge University Press Sethna, Z., & Blythe, J. (2O19). Consumer Behaviour (4th ed.). Sage Viale, R. (2022). Nudging. MIT Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Complementary bibliography will be provided during classes. Students are encouraged to search for relevant references to support their study and group assignment.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-28