Sumários
Atitudes e Modelos de Peesuasão
25 Outubro 2024, 20:00 • Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos
Introdução às Atitudes e sua Importância
- Definição de atitudes: componentes cognitivos, afetivos e comportamentais.
- Importância das atitudes no comportamento do consumidor e no desenvolvimento de estratégias de marketing eficazes.
Definição e características da via periférica: baixo esforço cognitivo, influências indiretas e fatores como autoridade, atratividade, e emoções superficiais.
Definição e características da via central: processamento profundo, foco em argumentos racionais e na relevância da mensagem. Fatores determinantes para o uso da via central, como a motivação e a capacidade do público-alvo para processar a mensagem.
Objetivo: escolher um anúncio e identificar os elementos que atuam pela via central e periférica.
Vieses e Invulnerabilidade na Tomada de Decisão do Consumidor
25 Outubro 2024, 18:00 • Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos
- Modelo de fases de decisão do consumidor
- Vieses nas diferentes fases de decisão
- Self-Serving Biases: Definição e Exemplos
- Ilusão de Invulnerabilidade e Tomada de Riscos no Comportamento e Consumo
Heurísticas – Erros ou Respostas Adaptativas?
18 Outubro 2024, 20:00 • Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos
Exemplos de Heurísticas: Representatividade: decisões baseadas em quão semelhante algo parece a uma categoria, ignorando probabilidades Afeto: como emoções impactam decisões rápidas. Heurísticas como Erros Sistemáticos: Como podem gerar vieses Heurísticas como Respostas Adaptativas: Em ambientes incertos, podem ser eficientes e úteis.
Heurísticas na Tomada de Decisão Humana e Decisões dos Consumidores
18 Outubro 2024, 18:00 • Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos
Bounded Rationality: Decisões limitadas por capacidade cognitiva, tempo e informação. Como a racionalidade limitada afeta as escolhas de consumo. Sistema 1 vs Sistema 2 (continuação) Discussão de pares Heurísticas: Atalhos mentais usados para simplificar decisões complexas. Exemplos de Heurísticas: Disponibilidade: decisões baseadas no que é mais fácil de lembrar Ancoragem: como um valor inicial influencia julgamentos.
Teoria dos Prospectos e actividades de pares
11 Outubro 2024, 20:00 • Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos
Explorámos também a Teoria dos Prospectos (Prospect Theory), que introduz a ideia de que as decisões são influenciadas por um ponto de referência e que os indivíduos tendem a reagir de forma diferente a ganhos e perdas, dependendo de como as opções lhes são apresentadas, ou seja, através dos efeitos de enquadramento. Foram dados exemplos práticos aplicados ao marketing e ao comportamento do consumidor.
A aula inclui atividade de discussão em pares, onde os alunos debateram exemplos práticos sobre como os conceitos estudados afetam a tomada de decisão no dia-a-dia.