Sumários

Heurísticas na Tomada de Decisão Humana e Decisões dos Consumidores

18 Outubro 2024, 18:00 Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos


  • Bounded Rationality:

    • Decisões limitadas por capacidade cognitiva, tempo e informação.

    • Como a racionalidade limitada afeta as escolhas de consumo.

  • Sistema 1 vs Sistema 2 (continuação)

  • Discussão de pares

  • Heurísticas: Atalhos mentais usados para simplificar decisões complexas.

  • Exemplos de Heurísticas:

    • Disponibilidade: decisões baseadas no que é mais fácil de lembrar

    • Ancoragem: como um valor inicial influencia julgamentos.

Teoria dos Prospectos e actividades de pares

11 Outubro 2024, 20:00 Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos


Explorámos também a Teoria dos Prospectos (Prospect Theory), que introduz a ideia de que as decisões são influenciadas por um ponto de referência e que os indivíduos tendem a reagir de forma diferente a ganhos e perdas, dependendo de como as opções lhes são apresentadas, ou seja, através dos efeitos de enquadramento. Foram dados exemplos práticos aplicados ao marketing e ao comportamento do consumidor.

A aula inclui atividade de discussão em pares, onde os alunos debateram exemplos práticos sobre como os conceitos estudados afetam a tomada de decisão no dia-a-dia.

Modelos de Escola Racional e sua limitações

11 Outubro 2024, 18:00 Tânia Pereira do Nascimento Montenegro Ramos


Na aula de hoje, abordamos a questão central: somos racionais?. Iniciámos com uma revisão dos modelos tradicionais de escolha racional, que pressupõem que os indivíduos tomam decisões de forma lógica e ponderada, sempre visando maximizar benefícios. Contudo, discutimos as limitações dessa abordagem através do conceito de racionalidade limitada, onde fatores como a nossa capacidade cognitiva e atenção influenciam a tomada de decisão.