Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta UC prepara-o para atingir os seguintes objetivos de aprendizagem: OA1. Transformar ideias em produtos, serviços ou processos inovadores OA2. Gerir o ciclo de vida das inovações e prever a difusão de inovações OA3. Desenhar estratégias de inovação que promovem a inovação nos processos de negócio OA4. Desenhar e criar produtos, serviços e processos inovadores
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução e drivers de inovação CP2. A adoção de inovações CP3. A fronteira difusa - Criatividade CP4. A fronteira difusa - Gestão de Ideias CP5. Desenvolvimento de Ideais CP6. Estratégia - Estratégias de inovação CP7. Execução - Implementar inovação, equipas e redes de contactos CP8. Tecnologia - Motor de inovação CP9. Tecnologia do futuro - casos de uso para robótica, IA, IoT, Blockchains, entre outros
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos CP1 e CP7 fornecerão aos estudantes as bases e ferramentas necessárias para transformar ideias em produtos, serviços ou processos inovadores (OA1). O conteúdo (CP2) permitirá aos alunos aprender a gerir o ciclo de vida das inovações e prever a sua difusão (OA2). A capacidade de desenhar estratégias de inovação (OA3) será reforçada através do conteúdo CP6. Além disso, os conteúdos CP3-CP5 permitirão aos estudantes desenhar e criar produtos, serviços e processos inovadores (OA4). Os conteúdos CP8-CP9 promovem a reflexão crítica e o desenvolvimento de competências transversais.
Avaliação / Assessment
Opção 1: Avaliação ao longo do semestre 1.Assiduidade (80% min). 2.Trabalhos de Grupo (50%): min 8.5 val. 3.Avaliação individual dentro do projeto de grupo (20%): min 8.5 val. 4.Teste (30%): min 10 val. Opção 2: Exame Final (Para alunos que não obtiveram aprovação em avaliação ao longo do semestre): Os estudantes podem concluir ou submeter os componentes 2. 3. Podem ainda repescar o teste (4.), caso não tenham obtido nota mínima. A comp. 2 poderá ser individual por opção do aluno. Média ponderada terá de ser superior a 9.5 val
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As seguintes metodologias pedagógicas serão usadas durante a UC para atingir os objetivos de aprendizagem: 1. Aulas expositivas: Esta UC requer a exposição de conceitos teóricos, fundamentais permitem abranger todos os OA. Estes conceitos serão introduzidos com recurso a exemplos práticos para que os alunos conseguem perceber como um conceito abstrato pode ser mapeado a um constructo real. 2. Metodologias participativas: aulas que permitem a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de natureza expositiva através da análise e resolução de casos de estudo, aplicando-se a todos os OA. 3. Metodologias ativas e experimentais: Será desenvolvido um projeto (Aprendizagem baseado em projetos) em que os estudantes, organizados em grupos, terão de conceber um produto/serviço/processo inovador e providenciar um roadmap para o lançamento, o que abrange todos os OA. Serão também analisados casos de estudo, em que os estudantes serão convidados a apresentar o problema da forma que o vêm, assim como a proposta. Terão de persuadir a audiência de que a solução é exequível e adequada, devendo articular conhecimentos adquiridos no âmbito de todos os OA.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Schilling, M. (2023). Strategic Management of Technological Innovation. 7th Edition, McGraw-Hill Education. - Furr N. & Dyer J. (2016) The Innovators? Method: Bringing the Lean Start-up into Your Organization - Christensen C. (2016) The Innovators' Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail (Management of Innovation and Change)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Eric Ries, The Lean Startup - Steve Blank & Bob Dorf. The Startup Owner's Manual - Alexander Osterwalder et al. Business Model Generation, - Malcolm Gladwell. Outliers: The Story of Success. - Malcolm Gladwell. The Tipping Point: How Little Things Can Make a Big Difference.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-05