Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00750
Acrónimo :
00750
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Preparar os líderes de amanhã para serem capazes de colocar no mercado produtos, serviços ou processos que resultem de ideias inovadoras, compreendendo a importância da tecnologia enquanto principal promotor de inovação. Os estudantes irão trabalhar competências de alto nível, assim como o seu espírito crítico. Terão também oportunidade de estimular a sua criatividade, sendo desafiados a pensar fora e contra a caixa. Finalmente, irão desenvolver as suas competências transversais enquanto discutem e apresentam casos de estudos. No final da UC, os alunos terão desenvolvido um quadro mental inovador, sendo capazes de assessorar o processo de transformar ideias em inovações. Serão também capazes de desenvolver estratégias de inovação que permitirão às empresas estar à frente da curva, de inovar e de promover a inovação. Finalmente, serão capazes de perceber o papel e o impacto da tecnologia, de como fazer uso desta e dos desafios societais que se levantam

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta UC prepara-o para atingir os seguintes objetivos de aprendizagem: OA1. Transformar ideias em produtos, serviços ou processos inovadores OA2. Gerir o ciclo de vida das inovações e prever a difusão de inovações OA3. Desenhar estratégias de inovação que promovem a inovação nos processos de negócio OA4. Desenhar e criar produtos, serviços e processos inovadores

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução e drivers de inovação CP2. A adoção de inovações CP3. A fronteira difusa - Criatividade CP4. A fronteira difusa - Gestão de Ideias CP5. Estratégia - Estratégias de inovação CP6. Execução - Implementar inovação, equipas e redes de contactos CP7. Tecnologia - Motor de inovação CP8. Tecnologia do futuro - casos de uso para robótica, IA, IoT, Blockchains, entre outros CP9. O futuro da tecnologia - a tecnologia como ameaça?

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos CP1 e CP6 fornecerão aos estudantes as bases e ferramentas necessárias para transformar ideias em produtos, serviços ou processos inovadores (OA1). O conteúdo (CP2) permitirá aos alunos aprender a gerir o ciclo de vida das inovações e prever a sua difusão (OA2). A capacidade de desenhar estratégias de inovação (OA3) será reforçada através do conteúdo CP6. Além disso, os conteúdos CP3-CP5 permitirão aos estudantes desenhar e criar produtos, serviços e processos inovadores (OA4). Os conteúdos CP7-CP9 promovem a reflexão crítica e o desenvolvimento de competências transversais

Avaliação / Assessment


Opção 1: Avaliação ao longo do semestre I. Avaliação em aula (40%) - Presenças (30%) - Resolução de casos de estudo, em grupo (70%) II. Teste escrito individual (60%) Nota mínima: 10 v. Opção 2: Avaliação por exame Exame Final (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a metodologias: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo 3. Ativas e experimentais, usando aprendizagem baseado em projetos para o desenvolvimento de um produto/serviço/processo inovador 4. Auto-estudo: trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As seguintes metodologias pedagógicas serão usadas durante a UC para atingir os objetivos de aprendizagem: 1. Aulas expositivas: Esta UC requer a exposição de conceitos teóricos, fundamentais permitem abranger todos os OA. Estes conceitos serão introduzidos com recurso a exemplos práticos para que os alunos conseguem perceber como um conceito abstrato pode ser mapeado a um constructo real. 2. Metodologias participativas: aulas que permitem a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de natureza expositiva através da análise e resolução de casos de estudo, aplicando-se a todos os OA. 3. Metodologias ativas e experimentais: Será desenvolvido um projeto (Aprendizagem baseado em projetos) em que os estudantes, organizados em grupos, terão de conceber um produto/serviço/processo inovador e providenciar um roadmap para o lançamento, o que abrange todos os OA. Serão também analisados casos de estudo, em que os estudantes serão convidados a apresentar o problema da forma que o vêm, assim como a proposta. Terão de persuadir a audiência de que a solução é exequível e adequada, devendo articular conhecimentos adquiridos no âmbito de todos os OA.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Schilling, M. (2023). Strategic Management of Technological Innovation. 7th Edition, McGraw-Hill Education. - Furr N. & Dyer J. (2016) The Innovators? Method: Bringing the Lean Start-up into Your Organization - Christensen C. (2016) The Innovators' Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail (Management of Innovation and Change)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Eric Ries, The Lean Startup - Steve Blank & Bob Dorf. The Startup Owner's Manual - Alexander Osterwalder et al. Business Model Generation, - Malcolm Gladwell. Outliers: The Story of Success. - Malcolm Gladwell. The Tipping Point: How Little Things Can Make a Big Difference.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29