Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00785
Acrónimo :
00785
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
62.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular está concebida de modo a constituir uma revisão sistematizada aos principais conceitos que procuram explicar os processos de negociação e de tomada de decisão em contexto organizacional. Com especial enfoque nos processos diádicos, analisa-se o processo de tomada de decisão durante as negociações, sistematizando os resultados da investigação empírica neste domínio. Complementarmente, a U.C. promove a análise dos problemas, processos e estratégias relativos às negociações intragrupais e inter-equipas. Serão ainda analisadas e discutidas as particularidades das negociações via TI.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Identificar os elementos essenciais de uma negociação OA2- Descrever e analisar o processo de condução de uma negociação em díade, enquanto tomada de decisão interdependente. OA3- Identificar as diferenças entre situações negociais integrativas e distributivas, e saber como abordá-las estrategicamente. OA4- Conhecer as especificidades das negociações multilaterais e usar um processo integrado de planeamento e condução de negociações em grupo e entre equipas. OA5- Conhecer as formas de impacte das tecnologias da informação sobre o processo de negociação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - O estudo da negociação como empresa multidisciplinar; CP2 - Concepções da negociação - leigas e científicas CP3- Negociação: uma resposta às consequências da diversidade nas organizações CP4- O processo de negociação como meio eficaz de resolução de conflitos organizacionais CP5 - Negociação integrativa e negociação distributiva: estratégias e tácticas CP6 - Racionalidade e cognição na negociação; Heurísticas e enviesamentos na tomada de decisão individual - impacte nos processos de negociação CP7- Relações interpessoais e emoções na negociação CP8 - Equipas e grupos em negociação; processos específicos das negociações multilaterais. Etapas na preparação e abordagem de uma negociação entre equipas CP9- Enegociação: breve introdução aos problemas da negociação mediada por tecnologia de informação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: CP 1 - OA 1, 2, CP 2 - OA 1, 3, CP 3 _ OA 3, CP 4 - OA 3 CP 5 - OA 2, CP 6 - OA 2,3 CP7 ? OA3 CP8 ? AO 4 CP9 ? OA5

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica O acesso a este modo de avaliação exige que a/o aluno/a assegure um grau de assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80% e inclui: a) Trabalho de grupo de acordo com guião estruturado (60% da classificação). b) Frequência (40% da classificação). OU Avaliação por exame -Em alternativa, os alunos podem optar por exame (RGACC Artº 7º); ocorre no período de avaliação do Semestre e incide sobre toda a matéria leccionada na unidade curricular (100% da classificação).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Exposições e debates. Análise de casos em subgrupos Simulação de situações negociais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O processo de ensino-aprendizagem compreende aulas teóricas teórico/práticas (TP). Para além de exposições breves, introduzindo modelos e conceitos chave, nas aulas são debatidos casos de estudo e simuladas situações de negociação. Pretende-se desta forma consolidar os conceitos leccionados com a discussão de exemplos e esclarecimento de dúvidas. O trabalho autónomo é apresentado em conjunto com o documento de Planeamento de UC, detalhado para cada aula.

Observações / Observations


O formato do trabalhos práticos em aula está sujeito às restrições impostas, a cada momento, pelas actuais condições de saúde pública.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Thompson, L. (2008).A razão e o coração do negociador. Lisboa: Ed. Monitor Simões, E. (2015).Negociar. In J. Neves, M. Garrido & E. Simões, Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais - teoria e prática - 3ª Ed., (pp. 229-252). Lisboa: Editora Sílabo. Simões, E. (2008).Negociação nas organizações. Lisboa: Editora RH. Malhotra, M. & Bazerman, M. H. (2008). Negotiation genius: how to overcome obstacles and achieve brilliant results at the bargaining table and beyond. New York : Bantam Books. Fisher R., Ury, W. & Patton, B.(2007).Getting to yes: negotiating agreement without giving in. 2nd edition. London: Random House. De Cremer,D. & Pillutla, M. M. (2012). Making negotiations predictable - what science tell us?. N.york: Palgrave MacMillan.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Simões, E. & Antunes, M. J. (2013). Negociações difíceis: o papel dos gestores de recursos humanos nas reestruturações. In P. Neves & M. P. Lopes (Coords.) Comportamento organizacional no século XXI : diálogos entre a gestão e a academia. (pp 123-137). Lisbon. Editora RH. Serrano, G. et al. (2006). Características de los mediadores y éxito de la mediación. Anuario de Psicologia Juridica. 16, 75-88, Menkel-Meadow, C. (Ed.) ( 2000). Mediation : theory, policy and practice. Aldershot: Ashgate. Manzaner, A. L. (2002). La negociación como solución a situaciones conflictivas. Anuario de Psicologia Juridica, 12, 129-140. Lewicki, R. J. & Hanke, R. ( 2012). Once fooled, shame on you! Twice fooled, shame on me ! What deception does to deceivers and victims: implications for negotiation when ethicality is unclear. In B. M. Goldman & D. L Shapiro (Eds), The psychology of negotiations in the 21st century workplace: new challenges and new solutions (pp 211-238). New York: Routledge. Kiser, R. (2011). How leader lawyers think: expert insights into judgment and advocacy. Heilderber: Springer. Jesuíno, J. C. (2003). A negociação - estratégias e tácticas. Lisboa: Texto Editora. Bazerman, M. H., Curhan, J. R., Moore, D. A. & Valley, K. L. (2000). Negotiation. Annual Review of Psychology, 51, 279-314. Bazerman, M. H. (2001). Judgment in managerial decision making (5th Edition.). New York: John Wiley & Sons.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16