Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular está concebida de modo a constituir uma revisão sistematizada aos principais conceitos que procuram explicar os processos de negociação e de tomada de decisão em contexto organizacional. Com especial enfoque nos processos diádicos, analisa-se o processo de tomada de decisão durante as negociações, sistematizando os resultados da investigação empírica neste domínio. Complementarmente, a U.C. promove a análise dos problemas, processos e estratégias relativos às negociações intragrupais e inter-equipas. Serão ainda analisadas e discutidas as particularidades das negociações via TI.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os/As estudantes que completem com sucesso esta Unidade Curricular (UC) serão capazes de: OA1 – Identificar os elementos essenciais de uma negociação; OA2 – Descrever e analisar o processo de condução de uma negociação em díade, enquanto tomada de decisão interdependente; OA3 – Identificar as diferenças entre situações negociais integrativas e distributivas, e saber como abordá-las estrategicamente; OA4 – Conhecer as especificidades das negociações multilaterais e usar um processo integrado de planeamento e condução de negociações em grupo e entre equipas; OA5 – Conhecer o impacto das tecnologias da informação sobre o processo de negociação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 – O estudo da negociação como fenómeno multidisciplinar; CP2 – Conceções da negociação: leigas e científicas; CP3 – Negociação: uma resposta às consequências da diversidade nas organizações; CP4 – O processo de negociação como meio eficaz de resolução de conflitos organizacionais; CP5 – Negociação integrativa e negociação distributiva: estratégias e táticas; CP6 – Racionalidade e cognição na negociação: heurísticas e enviesamentos na tomada de decisão individual e impacto nos processos de negociação; CP7 – Relações interpessoais e emoções na negociação; CP8 – Equipas e grupos em negociação: processos específicos das negociações multilaterais e etapas na preparação e abordagem de uma negociação entre equipas: CP9 – e-Negociação: breve introdução aos problemas da negociação mediada por tecnologia de informação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Desta forma, a identificação dos elementos essenciais da negociação (OA1) será concretizado através da conceptualização da negociação como fenómeno multidisciplinar (CP1). Este conteúdo programático juntamente com o CP5 e 6 contribuirão ainda para a concretização do OA2. A identificação e abordagem estratégica dos vários tipos de negociação (OA3) será atingida através do trabalho desenvolvido com base nos conteúdos programáticos 2, 3, 4, 6 e 7. Finalmente, os OA5 e 6 que remetem para os processos de negociação em grupo e entre equipas e para o papel das tecnologias de informação nos processos negociais serão concretizados através dos CP 8 e 9 respetivamente.
Avaliação / Assessment
1 – Avaliação ao longo do semestre O acesso a este modo de avaliação exige que o/a estudante assegure um grau de assiduidade igual ou superior a 80% e uma classificação mínima de 7,5 valores a cada um dos instrumentos de avaliação. Inclui: a) Teste escrito (50% da classificação final) b) Recensão escrita individual (20% da classificação final) c) Trabalho de grupo de acordo com guião estruturado (30% da classificação final) INTEGRIDADE ACADÉMICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A integração da Inteligência Artificial (IA) no processo ensino-aprendizagem é vista como uma oportunidade e um desafio. Se por um lado permite rapidez na busca de soluções, maior facilidade em desbloquear dúvidas e redução do tempo de pesquisa, por outro, limita uma abordagem crítica no uso da informação e na construção do conhecimento, não identifica as fontes, não é validada pelos pares e reduz o desenvolvimento do pensamento crítico. Nesta UC será permitido o recurso e utilização de ferramentas de IA tendo em vista os seguintes objetivos: Pesquisa sobre construtos, conceitos e definições teóricas gerais que permitam aos estudantes enquadrar a sua pesquisa e reflexão crítica sobre as matérias em análise. Neste sentido, sempre que os elementos de avaliação submetidos tenham recorrido à utilização de ferramentas IA, os/as estudantes deverão assegurar o cumprimento das normas de referenciação e integridade académica preceituadas na lei e regulamentos. Sempre que necessário, por decisão do docente e como elemento de prevenção de qualquer tipo de plágio e/ou fraude académica, poderá ser requerida a prestação de provas orais as quais, confirmando a ocorrência de uso indevido e não referenciado de ferramentas de IA, ditarão a anulação do elemento de avaliação em análise. 2 – Avaliação por exame (Artigo 10.º do RGACC) Os/As estudantes que optem por esta modalidade de avaliação, bem como aqueles/as que não tenham obtido aprovação na modalidade de Avaliação ao longo do semestre, realizarão um exame que integra uma prova escrita que incidirá sobre todos os conteúdos lecionados na UC (100% da classificação final).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Exposições e debates. Análise de casos em subgrupos Simulação de situações negociais
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O processo de ensino-aprendizagem compreende aulas teóricas teórico/práticas (TP). Para além de exposições breves, introduzindo modelos e conceitos chave, nas aulas são debatidos casos de estudo e simuladas situações de negociação. Pretende-se desta forma consolidar os conceitos leccionados com a discussão de exemplos e esclarecimento de dúvidas. O trabalho autónomo é apresentado em conjunto com o documento de Planeamento de UC, detalhado para cada aula.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
De Cremer, D. & Pillutla, M. M. (2012). Making negotiations predictable: what science tell us? Palgrave MacMillan. Fisher R., Ury, W., & Patton, B. (2007). Getting to yes: negotiating agreement without giving in. Random House. Lewicki, R. J., Barry, B., & Saunders, D. M. (2020). Negotiation. McGraw-Hill Education Malhotra, M. & Bazerman, M. H. (2008). Negotiation genius: how to overcome obstacles and achieve brilliant results at the bargaining table and beyond. Bantam Books. Simões, E. (2008). Negociação nas organizações. Editora RH. Simões, E. (2015). Negociar. In J. Neves, M. Garrido & E. Simões (Eds.), Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais - teoria e prática (pp. 229-252). Editora Sílabo. Simões, E. (2023). Negociação: fundamentos, competências e prática. Edições Sílabo. Thompson, L. (2008). A razão e o coração do negociador. Monitor. Thompson, L. & Wang, C. S. (2022). Advanced introduction to negotiation. Edward Elgar.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bazerman, M. H. (2001). Judgment in managerial decision making. John Wiley & Sons. Bazerman, M. H., Curhan, J. R., Moore, D. A. & Valley, K. L. (2000). Negotiation. Annual Review of Psychology, 51, 279-314. Kiser, R. (2011). How leader lawyers think: expert insights into judgment and advocacy. Springer. Lewicki, R. J. & Hanke, R. (2012). Once fooled, shame on you! Twice fooled, shame on me ! What deception does to deceivers and victims: implications for negotiation when ethicality is unclear. In B. M. Goldman & D. L Shapiro (Eds), The psychology of negotiations in the 21st century workplace: new challenges and new solutions (pp 211-238). Routledge. Manzaner, A. L. (2002). La negociación como solución a situaciones conflictivas. Anuario de Psicologia Juridica, 12, 129-140. Menkel-Meadow, C. (2000). Mediation: theory, policy, and practice. Ashgate. Serrano, G. et al. (2006). Características de los mediadores y éxito de la mediación. Anuario de Psicologia Juridica. 16, 75-88.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-19