Sumários
O Inquérito por Questionário
14 Novembro 2024, 18:00 • Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado
A sessão foi
dedicada à construção do inquérito por questionário, como principal instrumento
de recolha de informação primária das abordagens quantitativas. A sessão foi organizada
em 4 partes. A primeira parte foi dedicada ao enquadramento e à apresentação
das principais regras para a elaboração e sequenciamento das perguntas no questionário.
A segunda parte foi dedicada à discussão das vantagens e desvantagens das perguntas
abertas e fechadas, enquanto a terceira parte teve como foco as escalas de
avaliação. Todas estas partes foram complementadas com a discussão de exercícios
práticos e a realização de atividades práticas. Finalmente, a quarta parte foi
dedicada ao modelo de análise, nomeadamente a definição e operacionalização de dimensões
e indicadores.
Instrumentos de Recolha de Informação Quantitativos
7 Novembro 2024, 18:00 • Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado
A sessão foi organizada em três partes. A primeira parte consistiu numa breve revisão da aula anterior, por forma a estabelecer o enquadramento para a apresentação e discussão das várias técnicas de amostragem para estudos quantitativos e qualitativos. Com base nesses conteúdos foi realizada uma atividade prática em que os alunos se organizaram em grupos de 3 e a partir de estudos reais (uma seleção de projetos de dissertação da mesma turma) discutiram qual a amostra apropriada e a técnica de amostragem que aplicariam. Os resultados foram posteriormente discutidos coletivamente. A atividade prática representou a segunda parte da sessão. A terceira parte da sessão foi dedicada à introdução aos instrumentos de recolha de informação quantitativos, na qual foram discutidos os princípios e objetivos dos métodos quantitativos, as vantagens e desvantagens associadas a estes métodos e os principais instrumentos utilizados para a recolha de informação. Finalmente, foi apresentado de forma mais aprofundada o inquérito por questionário, preparando a sessão da semana seguinte.
Caracterização e Delimitação do Campo Empírico
31 Outubro 2024, 18:00 • Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado
A sessão foi dedicada à caracterização e delimitação do campo empírico em pesquisa social, ou seja, à contextualização e definição do objeto de estudo. A sessão foi organizada em quatro partes. A primeira consistiu na revisão dos elementos de articulação entre as questões de investigação, a definição da problemática e a definição do objeto de estudo. A segunda centrou-se na caracterização do objeto de estudo, na qual se discutiu a importância desta etapa de investigação, os tipos de materiais e dados que podem ser utilizados, o seu estatuto na pesquisa e os cuidados a ter em consideração na sua elaboração. A terceira parte foi dedicada à apresentação do conceito de amostra em investigação e seus princípios orientadores. Na quarta parte foram apresentadas as principais técnicas de amostragem, para estudos quantitativos e qualitativos. Ao longo da sessão foram apresentados e discutidos casos práticos das pesquisas desenvolvidas pelos alunos, com vista à aplicação de conhecimentos.
Revisão da literatura e problematização da pesquisa
24 Outubro 2024, 20:30 • Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado
A sessão foi dedicada à revisão da literatura e à problematização da pesquisa, ou seja, à apresentação das questões, procedimentos, técnicas e metodologias relacionadas com a construção dos alicerces teóricos da investigação. A sessão foi organizada em quatro partes. A primeira parte foi dedicada à revisão de literatura e à discussão do propósito, funções e diferentes abordagens a esta fase da investigação. Esta parte foi complementada com a segunda parte, em que se introduziram algumas técnicas e ferramentas para apoiarem a pesquisa bibliográfica. Na terceira parte discutiu-se a construção da problemática, considerando-se diferentes abordagens e os seus princípios constituintes e diferentes abordagens para a elaboração da mesma. Na quarta parte, concretizou-se a discussão anterior na introdução do modelo de análise, no seu propósito e como o construir. No final da sessão foram apresentados e discutidos casos práticos das pesquisas desenvolvidas pelos alunos, com vista à transmissão de conhecimentos transmitidos ao longo da aula.
Estratégia e operacionalização da investigação
17 Outubro 2024, 20:30 • Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado
A sessão foi estruturada em três partes, a primeira dedicada à apresentação das estratégias de investigação; a segunda dedicada à construção das questões de investigação; e a terceira dedicada à discussão de casos práticos. A discussão das estratégias de investigação como uma prática em que aos problemas, a construção da teoria, os objetivos da pesquisa, os métodos aplicados, o tipo de dados utilizados e os resultados que se podem obter estão integrados. Os métodos e as técnicas de investigação não só não estão desligados do resto da investigação como eles próprios têm fundamentos epistemológicos e alinhamentos a determinados paradigmas científicos. Na segunda parte da aula avançamos para a operacionalização prática da pesquisa, particularmente a construção da pergunta de partida, sendo abordados alguns princípios básicos que devem ser considerados, bem como de alguns dos erros mais comuns que são cometidos. A terceira parte da aula foi dedicada à apresentação e discussão de casos práticos decorrentes dos trabalhos dos alunos, com vista à aplicação dos conhecimentos transmitidos ao longo da sessão.