Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
Esta u.c. tem como objectivos gerais o treino e aprofundamento de aprendizagens práticas na aplicação e integração de conhecimentos sociológicos teóricos e empíricos com vista a capacitar a investigação sociológica empírica através da construção de um projecto de investigação. Pretende-se ainda desenvolver aprendizagens de carácter mais geral como a capacidade de pesquisa pessoal, o trabalho em equipa, comunicar informação e reflectir sobre os seus próprios processos de acumulação de conhecimentos e competências.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Através da participação activa, reponsabilização e partilha na construção de um projecto de investigação, pretende-se que os alunos desenvolvam as competências práticas exigidas pela construção de um projecto de investigação com foco empírico, dando relevância à consistência entre teoria, metodologia e planeamento da análise. Assim, as principais competências a desenvolver nesta unidade curricular são: a) a formulação e identificação empírica de questões sociologicamente informadas; b) a utilização de conceitos, métodos e técnicas da sociologia na sua aplicação a questões concretas; c) a prática de recolha e processamento de informação empírica primária e secundária; d) a utilização de fontes bibliográficas, documentais e estatísticas em suportes papel e electrónico; e) a elaboração de um projecto sociológico e a sua apresentação oral e escrita.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Organização do trabalho (grupo ou individual) e definição dos temas de pesquisa. 2. Pesquisa bibliográfica e produção de fichas de leitura dos materiais consultados. 3. Consulta e discussão de estudos de referência. 4. Acesso e utilização de bases de dados disponíveis. 5. Definição da problemática; construção de hipóteses e modelo analítico; metodologia e técnicas de pesquisa 6. Apresentação e discussão do modelo analítico, metodologia e técnicas. 7. Elaboração dos instrumentos de recolha de informação. 8. Planeamento da pesquisa e cronograma. 9. Organização formal dos projectos de investigação para apresentação escrita e oral. 10. Apresentação e discussão final dos projectos de pesquisa.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Uma vez que os objectivos gerais e de aprendizagem se focam na aquisição e aprofundamento de competências práticas de aplicação de conhecimentos de ordem teórica, metodológica e técnica exigidas pela investigação sociológica, os conteúdos programáticos remetem necessariamente para a realização de tarefas que vão da pesquisa bibliográfica e documental à reflexão, formulação e construção conceptual interpretativa de questões sociológicas, percorrendo todas as etapas de preparação de um projecto de investigação sociológica, o qual virá a conhecer efectivação na u.c. de Laboratório que sucede a esta.
Avaliação / Assessment
A avaliação desta u. c. incide nas competências práticas formuladas nos objetivos e segue o modelo e as regras da Avaliação ao longo do semestre. Assim, exige a participação em pelo menos 2/3 das aulas. Em concreto, a avaliação incide sobre: 1) Assiduidade e participação (10%); 2) Três apresentações orais e três fichas de leitura (20%). As apresentações são de grupo, mas com avaliações individualizadas. As fichas de leitura são individuais; 3) Dois materiais de pesquisa elaborados e avaliados em grupo (20%); 4) Apresentação oral final do projeto de pesquisa (10%). A apresentação é de grupo, mas as avaliações são individualizadas; 5) Relatório escrito do projeto de pesquisa (40%). O relatório é um documento único com uma parte comum e partes individualizadas (uma por cada elemento do grupo) devidamente identificadas. A classificação do relatório é individual, tendo em conta a parte comum e as partes individualizadas Pela sua natureza, esta UC não prevê avaliação por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os estudantes farão um conjunto de exercícios passando pelas diversas etapas de construção de um projeto. Serão estimulados a avaliar criticamente estudos já realizados e a discutir exemplos de pesquisa, devendo construir eles próprios um projeto de investigação (individual ou em grupo) que será objeto de reflexão e revisão ao longo do semestre. Esta UC integra aulas laboratoriais e de seminário, orientação tutorial e trabalho pessoal dos estudantes (individual e em grupo).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Uma vez que os objetivos de aprendizagem se prendem com a aquisição e aprofundamento de competências práticas de aplicação de conhecimentos de ordem teórica, metodológica e técnica exigidas pela investigação sociológica; e sendo a UC centrada na realização de tarefas e procedimentos inerentes às diversas etapas de preparação de um projeto de investigação sociológica, as metodologias de ensino terão de ser necessariamente muito abertas e centradas no trabalho pessoal dos estudantes (individualmente e em grupo) numa combinatória de práticas laboratoriais, seminariais e de orientação tutorial, estimulando a criatividade, a imaginação sociológica e permanente (auto) avaliação crítica intrínsecas ao processo da investigação sociológica.
Observações / Observations
Esta UC funciona em estreita complementaridade e articulação temática e pedagógica com a UC de Laboratório de Relatório de Projetos em Sociologia, lecionada no 2º Semestre pela mesma equipa docente. O seu resultado final é um projeto de investigação em sociologia elaborado pelos estudantes, cuja concretização é levada a cabo naquele Laboratório do 2º Semestre com a construção, colheita e análise dos dados e elaboração final do relatório de investigação.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Clark, T., Foster, L., Sloan, L., & Bryman, A. (2021). Bryman's social research methods (6th ed.). Oxford University. - Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2022). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approach (6th ed.). SAGE Publications. - Denzin, N. K., Lincoln, Y. S., Giardina, M. D., & Cannella, G. S. (Eds.). (2023). The SAGE handbook of qualitative research (6th ed.). SAGE Publications. - Flick, U. (2022). An introduction to qualitative research (7th ed.). SAGE Publications. - Machado, F. L., (2022), Investigação Sociológica em Portugal. Um guia histórico e analítico, Edições Afrontamento,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Bauer, W. M. (2000), Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. (6ª ed.) Editora Vozes. - Bauman, Z., & May, T. (2001). Thinking sociologically. Blackwell Publishers. - Bell, J. (2010). Como realizar um projeto de investigação. Lisboa: Gradiva. - Burawoy, M. (2021). Public sociology. Polity Press. - Campenhoudt, L. V., Quivy, R., & Marquet, J. (2019). Manual de investigação em ciências sociais (Edição reformulada). Lisboa: Gradiva. - Creswell, J. W. (2007), Qualitative inquiry and research design: choosing among five approaches. London: Sage Publications. - Foddy, W., (1996). Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, Celta Editora. - Gilbert, N. (ed.), (2008), Researching Social Life., Sage Publications. - Lisboa, M. (coord.) (2016). Metodologias de investigação sociológica: problemas e soluções a partir de estudos empíricos. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus. - Rubin, H. J., & Rubin, I. S. (2011). Qualitative interviewing: The art of hearing data (3rd ed.). SAGE Publications. Silverman, David (2016). Doing Qualitative Research (4th edition). SAGE Publications.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-24