Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
No final da Unidade Curricular, o estudante deverá ser capaz de compreender as principais decisões de marketing que os gestores em hotelaria e turismo têm de tomar no atual mercado global e como é que o marketing afeta cada membro da equipa da organização
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1-compreender as relações entre os setores de turismo e hotelaria a nível mundial OA2-conhecer as características dos serviços que afetam o marketing de produtos de hotelaria ou turismo OA3-analisar a importância dos elementos do meio envolvente macro e micro da empresa, sustentabilidade e aspetos éticos OA4-conhecer o processo de estudos de mercado e aspetos éticos OA5-compreender as principais características que influenciam o comportamento dos consumidores OA6- conhecer os principais passos na conceção duma estratégia centrada no cliente, segmentação de mercados, escolha de segmentos alvo, posicionamento e sustentabilidade OA7-compreender o processo de desenvolvimento de produtos novos OA8-conhecer os fatores internos e externos que afetam as decisões de preço OA9-conhecer os diferentes intermediários existentes no sector turístico OA10-compreender o processo de comunicação de marketing (incluindo VR, AR, AI) e o papel da publicidade no mix promocional
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1.Introdução ao Marketing em Hotelaria e Turismo CP2.Caracteristicas do Serviço em Turismo CP3.O Meio Envolvente de Marketing, Sustentabilidade e aspetos éticos CP4.Estudos de Mercado e aspetos éticos CP5.Mercados de Consumidores e Comportamento de Compra CP6.Segmentação, Targeting, Posicionamento e Sustentabilidade CP7.Conceção e Gestão de Produtos Turísticos CP8.Políticas de Preços para Produtos Turísticos CP9.Canais de Distribuição CP10.Comunicação de Produtos Turísticos (incluindo VR, AR, AI)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O CP1 encontra-se associado ao OA1 referente à compreensão das relações entre os setores.O CP2 encontra-se associado ao OA2 referente às características dos serviços.O CP3 encontra-se associado ao OA3 referente à analise do meio envolvente da empresa e sustentabilidade.O CP4 encontra-se associado ao OA4 referente ao conhecimento do processo de estudos de mercado e aspetos éticos.O CP5 encontra-se associado ao OA5 referente à compreensão das características dos comportamentos.O CP6 encontra-se associado ao OA6 referente ao conhecimento dos passos na conceção duma estratégia, segmentação, alvo, posicionamento.O CP7 encontra-se associado ao OA7 referente à compreensão do processo de desenvolvimento de produtos.O CP8 encontra-se associado ao OA8 referente ao conhecimento dos fatores que afetam o preço.O CP9 encontra-se associado ao OA9 referente ao conhecimento dos intermediários.O CP10 encontra-se associado ao OA10 referente à compreensão do processo de comunicação.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre, assiduidade mínima de 2/3 - a) teste individual, ponderação 50%, nota mínima 7,5; b) case-studies e analise de papers - nota mínima 7,5: 15%. c)Projeto de grupo - nota mínima 7,5:35%. Aprovação na UC: nota final mínima de 9,5. Alunos que optem por exame, ponderação 100%, nota mínima de 9,5. Época de Recurso: alunos que reprovarem na avaliação ao longo do semestre, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mínima de 9,5.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação. Metodologias: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2.Participativas, com análise de casos de estudo, vídeos/ou tecnologias de virtual ou realidade aumentada (entre outras) e artigos científicos 3.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. Grupos de trabalho 5 a 6 elementos. 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno. Recolha de informação e pesquisa por parte dos alunos, suportado em apresentações teóricas, vídeos ou outras tecnologias, artigos científicos e vários debates em sala de aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura Todos 3.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Os alunos poderão contatar o docente via email, telefone, presencialmente ou por zoom, podendo este ser solicitado durante as aulas ou por email.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
-Kotler, P., Bowen, J.T., & Baloglu, S. (2021). Marketing for Hospitality and Tourism (8 edition). Pearson. -Loureiro, S.M.C. (2020). Virtual reality, augmented reality and tourism experience. In Saurabh Kumar Dixit (ed.), The Routledge Handbook of Tourism Experience Management and Marketing, chapter 38 (pp. 439-452). Routledge. -Han, H., Kim, S. (Sam), Hailu, T. B., Al-Ansi, A., Loureiro, S., & Kim, J. J. (2024). Determinants of ChatGPT adoption and their configurational influence in the hospitality and tourism sector: A cumulative prospect theory. International Journal of Contemporary Hospitality Management, doi: 10.1108/IJCHM-07-2023-1072 -Raouf, R. et al.(2023). Customer Engagement in Tourism and Hospitality Research. In R. Raouf and H. Ramkisson (Eds). Handbook of Customer engagement in Tourism Marketing. Edward Elgar.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-Loureiro, S.M.C., Roschk, H., Ali, F., & Friedmann, E. (2021). Cognitive Image, Mental Imagery, and Responses (CI-MI-R): Mediation and Moderation Effects. Journal of Travel Research, 61(4), 903-92. doi:10.1177/00472875211004768 -Jimenez-Barreto, J., Loureiro, S., Braun, E., Sthapit, E. & Zenker, S. (2021). Use Numbers not Words! Communicating Hotels? Cleaning Programs for COVID-19 from the Brand Perspective. International Journal of Hospitality Management, 94, 102872 doi: 10.1016/j.ijhm.2021.102872 -Loureiro, S.M.C., Guerreiro, J., & Han, H. (2021). Past, present, and future of pro-environmental behavior in tourism and hospitality: A text-mining approach. Journal of Sustainable Tourism, 30(1), 258-278. doi: 10.1080/09669582.2021.1875477 -Bee-Lia Chua, B.-L., Al-Ansi, A., Han, H., Loureiro, S.M.C. Guerreiro, J. (2021). An Examination of the Influence of Emotional Solidarity on Value Co-Creation with International Muslim Travelers, Journal of Travel Research, 61(7), 1573-1598. doi:10.1177/00472875211033357 -Loureiro, S.M.C., Guerreiro, J., & Ali, F. (2020). 20 years of research on virtual reality and augmented reality in tourism context: A text-mining approach. Tourism Management, 77 104028. doi: 10.1016/j.tourman.2019.104028 -McCarthy, B. (2016). Building Place Brands: There's Nothing Like Australia. SAGE-case study. - Hudson, S., & Hudson, L. (2017). Marketing in action - Hamilton island Best Job in the World campaign. In M. Waters (Ed.), Marketing for tourism, hospitality & events: A global & digital approach (pp. 85-88). SAGE Publications. -McCarthy, B. (2016). Kerry GeoPark: Can European GeoPark Certification Create Competitive Advantage for a Tourist Destination?. SAGE-case study. - Hudson, S., & Hudson, L. (2017). Marketing in action: Hotels responding to 'bleisure' trend. In M. Waters (Ed.), Marketing for tourism, hospitality & events: A global & digital approach (pp. 56-58). SAGE Publications. -Loureiro, S.M.C., Sarmento, E.M., & Rosário, J.F. (2019). Overview of underpinnings of tourism impacts: the case of Lisbon destination. In R. Nunkoo and D. Gursoy (eds.). The Routledge Handbook of Tourism Impacts: Theoretical and Applied Perspectives (Chapter 3). Routledge. Raouf, R., Hollebeek, L., Loureiro, S.M.C., Khan, I., & Hasan, R, Raouf, R., Hollebeek, L., Loureiro, S.M.C., Khan, I., & --Hasan, R. (2023). Exploring Tourists’ Virtual Reality-Based Brand Engagement: A Uses-and-Gratifications Perspective. Journal of Travel Research Research https://doi.org/10.1177/00472875231166598, 2023, Exploring Tourists’ Virtual Reality-Based Brand Engagement: A Uses-and-Gratifications Perspective. Journal of Travel Research https://doi.org/10.1177/00472875231166598 Rosado-Pinto, F., & Loureiro, S.M.C. (2023). What an amazing experience! The role of authenticity and engagement in upscale hotelsInternational Journal of Hospitality Management, 114, 103573.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-26