Sumários
T2. Políticas Públicas para a Digitalização
4 Março 2024, 20:30 • Maria Asensio Menchero
As abordagens de transformação digital estão a mudar as expectativas dos cidadãos em relação à capacidade dos governos de fornecer serviços digitais de elevado valor e em tempo real. Como explicam José Moisés Martín, Luz Rodríguez Fernández e Anabel Suso (2020), os governos estão a adaptar os seus modos de operação para melhorar a prestação de serviços públicos, tornando-se mais eficientes e eficazes nas suas conceções e procurando atingir objetivos como maior transparência, interoperabilidade ou satisfação dos cidadãos. No entanto, existe uma escassez de visão sistemática sobre como os governos estão atualmente a definir a transformação digital e qual o seu impacto no mercado laboral e na proteção dos trabalhadores. A recente digitalização da economia está a alterar as relações dos cidadãos com o emprego, tanto em termos de quantidade como de intensidade (José Moisés Martín, Luz Rodríguez Fernández e Anabel Suso, 2020). Por outra parte, a evidência empírica mostra que nos encontramos antes de um processo de polarização entre empregos de alta qualificação e de muita baixa qualificação, no que, além disso, aqueles consistentes em tarefas rutinarias e repetitivas tendem a desaparecer. Como consequência, o desenvolvimento de políticas públicas destinadas a fortalecer as oportunidades de trabalho e a mitigar os novos riscos exige uma redefinição das redes de proteção social, garantindo que estas se mantenham atualizadas. Após uma breve descrição dos principais GAPS entre a oferta e a procura em contexto digital, foi desenvolvida, com base no artigo de Ines Mergel, Noella Edelmann e Nathalie Haug (2019), uma estrutura conceptual com as razões, processos e resultados esperados da transformação digital no setor público.
T.1. Atitudes, Preferências e Comportamentos
26 Fevereiro 2024, 20:30 • Maria Asensio Menchero
Apresentação do Programa
19 Fevereiro 2024, 20:30 • Maria Asensio Menchero