Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
não
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo geral é promover o conhecimento e familiaridade com grandes pesquisas nacionais e internacionais, cujos resultados têm impacto na formulação de políticas públicas, designadamente no que respeita às metodologias utilizadas; promover a capacidade para identificar, analisar e debater problemas e procedimentos associados a estratégias metodológicas dos estudos quantitativos e das séries longas. Pretende-se aprofundar competências metodológicas extensivas com base em grandes bases de dados e estudos longitudinais e que sustentam a intervenção e a tomada de decisão política.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
a) aprofundar conhecimentos sobre as regras metodológicas nas grandes pesquisas nacionais e internacionais e dos estudos longitudinais; b) adquirir competências de análise da articulação entre opções teóricas, objectivos de pesquisa e estratégias técnico-metodológicas nos processos de recolha e análise de informação empírica e de construção de indicadores, presentes nas grandes pesquisas nacionais e internacionais; e dos estudos longitudinais c) adquirir competências de pesquisa de informação secundária nas bases de dados das pesquisas exemplares d) adquirir competências de apresentação/divulgação pública (sob a forma de artigo ou outra) os resultados e os impactos nas políticas públicas de grandes projectos de pesquisa.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução: metodologias extensivas e a relevância para as políticas públicas 2. Saúde e cuidados de saúde 3. Desigualdades sociais 4. Evolução e características da emigração e das comunidades portuguesas 5. Políticas de família 6. Políticas de educação e formas de avaliação internacionais 7. Políticas sociais 8. Emprego e desemprego 9. Energia e ambiente
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A apresentação e análise do desenho e impactos de grandes pesquisas longitudinais, envolvendo os alunos, permitirá promover o conhecimento e a familiaridade com os referidos projectos e com as metodologias que os suportam. As aulas teóricas fornecerão o conhecimento de como é que a investigação alterou, ou mesmo revolucionou, algumas políticas públicas.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: 1) a assiduidade e a participação na aulas; 2) um policy brief, utilizando uma base de dados, sintetizando o conteúdo e as possíveis implicações em termos de recomendações para as políticas públicas (máximo 4 páginas). Avaliação por exame: Um policy brief, utilizando uma base de dados, sintetizando o conteúdo e as possíveis implicações em termos de recomendações para as políticas públicas (máximo 4 páginas).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teóricas sobre políticas públicas, análise metodológicas, as origens e a investigação; Procura de uma análise sobre uma base de dados ou um inquérito longitudinal numa área de interesse para reflexão e análise do inquérito; Trabalho final sobre uma base de dados e a sua relevância para as políticas públicas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC é de natureza metodológica, mas centrada nos processo de investigação e dos resultados que têm impactos nas políticas públicas. É uma UC introdutória aos alunos de doutoramento em políticas pública e para aqueles que se confrontam com a forma como o conhecimento altera /não altera as políticas públicas.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Oyen, Else (1990), Comparative Methodology. Theory and practice in international social research, London, Sage Publications, Sage Studies in International Sociology. Rodrigues, Maria de Lurdes e Pedro Adão e Silva (2015), Governar com a Troika, Coimbra: Almedina. Rodrigues, Maria de Lurdes e Pedro Adão e Silva (2013), Políticas Públicas para a Reforma do Estado, Coimbra: Almedina. Moran, Michael, Rein, Martin and Gododin, Robert (orgs), (2006), The Oxford Handbook of Public Policy, Oxford, Oxford University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
The Campbell Collaboration: http://www.campbellcollaboration.org The Cochrane Collaboration: http://www.cochrane.org/evidence Closing the Gap in a Generation: Health equity through action on the social determinants of health http://www.who.int/social_determinants/thecommission/finalreport/en/index.html . http://www.who.int/nutgrowthdb/database/en/ World Health Organization: Família: http://www.oecd.org/social/family/ Saúde: http://www.oecd.org/health/health-systems/ Energia: https://data.oecd.org/energy/renewable-energy.htm Emprego: http://www.oecd.org/employment/ Pisa: http://www.oecd.org/pisa/ Educação: http://www.oecd.org/education/ OCDE: http://www.oecd.org/ http://observatorioemigracao.pt/np4/home.html Observatório da Emigração: http://observatorio-das-desigualdades.com/ http://observatorio-das-desigualdades.cies.iscte.pt/ Observatório das Desigualdades: http://ec.europa.eu/eurostat/data/database Eurostat: http://www.europeansocialsurvey.org/ European Social Survey: Sites:
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23