Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01047
Acrónimo :
01047
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês, Italiano

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como objetivos gerais (i) promover o conhecimento da diversidade de desempenhos dos estudantes e das suas trajetórias escolares e (ii) potenciar a capacidade analítica e reflexiva destes fenómenos sociais, recorrendo ao património científico da sociologia da educação. O conhecimento do património científico da sociologia da educação permitirá refletir criticamente, e de modo informado, sobre os processos de produção da diferenciação de desempenho escolar, envolvendo a diversidade dos níveis de análise e de contextos implicados no objeto.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Relacionar as mudanças no contexto educativo com as alterações societais mais globais; OA2. Reconhecer a dimensão social do desempenho escolar; OA3. Identificar as tendências da diferenciação do desempenho escolar, considerando o conjunto de dimensões sociais em estudo; OA4. Acionar as diferentes teorias explicativas disponíveis no entendimento dos fenómenos sociais observados; OA5. Relacionar os resultados escolares com variáveis do plano político e do plano organizacional; OA6. Relacionar os resultados escolares com variáveis do plano da ação individual e relacional a diferentes níveis (estudantes, famílias e professores); OA7. Refletir criticamente, e de modo informado, sobre os processos de produção da diferenciação de desempenho escolar, envolvendo a diversidade de planos analíticos e dos agentes mais diretamente envolvidos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A escola enquanto projeto da modernidade. O mérito e a sociedade meritocrática. 2. Relação entre as condições estruturais (plano macro) e o desempenho escolar: diagnóstico da seletividade social (do ensino básico ao ensino superior). 3. Teorias explicativas da seletividade social do desempenho escolar. 4. O efeito-aluno/a: dinâmicas que se relacionam com os resultados escolares. 5. O efeito-família-comunidade: dinâmicas que favorecem o desempenho escolar. 6. O efeito-escola: condições e processos que afetam os resultados escolares. 7. Condições e processos na produção do desempenho escolar (síntese)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos enunciados permitem atingir os objectivos na medida em que à sua seleção presidiu a preocupação de o mestrando entrar em contacto com a maior amplitude de subtemáticas possível e com a investigação produzida em cada uma destas.

Avaliação / Assessment


A avaliação da UC tem como suporte a prestação de provas em momentos diferenciados (avaliação periódica). 1. Ao longo do semestre, em sessões pré-definidas, os/as estudantes analisam, em grupo (três elementos), um retrato sociológico de um/a jovem, centrado na sua trajetória escolar. Cada um destes momentos corresponde a diferentes etapas de uma análise integradora dos conteúdos em estudo. Na última fase, são apresentados e discutidos os casos analisados por cada grupo. Posteriormente é entregue, por escrito, um relatório final sintético (cerca de 4 páginas). Ponderação na classificação final: 30%. 2. Resposta individual a questões enunciadas pela equipa docente, realizada pelos/as estudantes em tempo de trabalho autónomo (ao longo de duas semanas). Ponderação na classificação final: 70%. Este exercício final inclui a possibilidade de escolha de temáticas, a desenvolver de forma sintética, de modo a permitir o aprofundamento de conhecimentos que possam vir a ser mobilizados para o trabalho de dissertação a realizar no 2º ano do curso. Esta componente deve ser entregue, no portal Moodle, na data da 1ª época ou na 2ª época. Os elementos da avaliação podem ser realizados noutras línguas: inglês, francês ou espanhol.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem procura atingir os objetivos da unidade curricular, acima explicitados. Para o efeito, o acompanhamento do processo de aprendizagem dos estudantes realiza-se em momentos de diferente natureza: (i) sessões presenciais que assumem a forma de aulas teórico-práticas; (ii) encontros de orientação tutorial e (iii) orientação para o trabalho autónomo. Nas sessões teórico-práticas, a docente introduz a temática da sessão, procurando partir de questões-desafio que enuncia, provocando, deste modo, uma participação, o mais ativa possível, dos/as estudantes. Esta abordagem dos conteúdos programáticos previstos pretende partir dos conhecimentos de cada mestrando/a, como forma de o processo de aprendizagem se fazer por ampliação progressiva e crítica do que o/a estudante conhece. A participação ativa dos estudantes nas sessões coletivas atinge o seu culminar numa das sessões previstas (a terceira), que é integralmente baseada na apresentação de informação empírica recolhida, tratada e analisada por pequenos grupos em tempo de trabalho autónomo. Para além desta sessão, ao longo do semestre, em momentos pré-definidos, os/as estudantes vão analisando um retrato sociológico de um/a jovem, centrado no seu trajeto escolar e este trabalho vai consubstanciar-se num pequeno relatório integrado na avaliação da unidade curricular. Através do acompanhamento tutorial (individual ou em pequeno grupo), a docente dá sugestões, nomeadamente, dando indicação de leituras complementares, dando orientações para o tratamento de dados empíricos e fazendo o acompanhamento da preparação da apresentação oral a realizar em tempo de aula. Este apoio tutorial também é relevante do ponto de vista da docente, ao ser mais um momento de conhecimento das fragilidades e das potencialidades dos/as estudantes, o que permite adequar as sessões coletivas às mesmas. A marcação deste apoio faz-se através do envio de um email à docente ou de solicitação presencial nas sessões teórico-práticas. O trabalho autónomo dos/as estudantes é apoiado por um conjunto de indicações bibliográficas e por um diversificado conjunto de materiais de apoio (esquemas, gráficos, imagens, vídeos…). As 129 horas previstas para este tipo de trabalho incluem, para além da leitura da bibliografia de referência e da pesquisa autónoma de bibliografia complementar, a preparação da apresentação oral realizada em sala de aula e a realização dos restantes trabalhos exigidos pelo modelo de avaliação da unidade curricular.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem são amplamente atingíveis dado ser o mestrando conduzido a fazer leitura prévia de textos, em cada aula é incitado à participação no debate das temáticas e é obrigado a apresentar em aula um trabalho previamente acordado. No final do semestre entrega um texto escrito produzido sobre uma temática da sua eleição.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Barrère, A. E N. Sembel (2006, 2002), Sociologia da Escola, S. Paulo, Ed. Loyola, pp. 15-37Bernstein, B. (1980), "Entrevista com Basil Bernstein" (dada a Elisabete Oliveira), O Professor, nº 25 (nova série), pp. 19-23 Bourdieu, P. e P. Champagne (1992), « Les exclus de l´interieur », Actes de la Recherche en Sciences Sociales, nº 91/92, pp. 71-75 Grácio, Sérgio (1997), Dinâmicas da Escolarização e das Oportunidades Individuais, Lisboa, Educa, pp. 49-66. Gomes, Carlos A. (1987), "A interacção selectiva na escola de massas", Sociologia- Problemas e Práticas, nº 3, pp. 35-49 Seabra, T., H. Carvalho e P. Ávila (2019), ?The effect of school´s ethnic composition on Mathematics results of students with immigrant origin in primary school?, Portuguese Journal of Social Science, vol. 18 (1), pp. 9-26 Seabra, Teresa (2010), Adaptação e Adversidade: o desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico, Lisboa, ICS-UL

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16