Sumários
Aula 7. Relação entre as condições e os processos socioinstitucionais e o desempenho escolar (cont.)
14 Novembro 2024, 20:30 • Sandra Cristina Mateus Gomes
Relação entre as condições e os processos socioinstitucionais e o desempenho escolar: efeitos da organização dos sistemas educativos e efeito-escola (continuação).
Momento 1 dos trabalhos de grupo: leitura e categorização de retratos sociológicos
Teorias explicativas da seletividade social do desempenho escolar (cont.)
7 Novembro 2024, 20:30 • Susana da Cruz Martins
O potencial explicativo das condições estruturais: as teorias da reprodução social e cultural.
As (des)continuidades socioculturais e comunicacionais entre a instituição escolar e as famílias.
Articulações e intersecções com a origem étnico-nacionale género.
Aula 6. Relação entre as condições e os processos socioinstitucionais e o desempenho escolar
7 Novembro 2024, 18:00 • Sandra Cristina Mateus Gomes
Continuação da aula anterior:
- teorias da reprodução social e cultural.
- Bernstein e o código comunicacional.
- reconfiguração atual das modalidades de exclusão escolar.
Relação entre as condições e os processos socioinstitucionais e o desempenho escolar: efeitos da organização dos sistemas educativos e efeito-escola
Efeitos dos sistemas de ensino.
Aula 5. Teorias explicativas da seletividade social do desempenho escolar (continuação)
31 Outubro 2024, 20:30 • Sandra Cristina Mateus Gomes
Continuação da aula anterior: as desigualdades sociais nas trajetórias escolares: origem étnico-nacional; contexto territorial de residência e género
O potencial explicativo das condições estruturais: as teorias da reprodução social e cultural.
As (des)continuidades socioculturais e comunicacionais entre a instituição escolar e as famílias.
Teorias explicativas da seletividade social do desempenho escolar
31 Outubro 2024, 20:30 • Susana da Cruz Martins
O
potencial explicativo das condições estruturais: as teorias da reprodução
social e cultural.
A
reconfiguração atual das modalidades de exclusão escolar.