Sumários

Aula 8. Relação entre as condições e os processos socioinstitucionais e o desempenho escolar: efeito-professor e efeito-família-comunidade

21 Novembro 2024, 20:30 Sandra Cristina Mateus Gomes


Relação entre as condições e os processos socioinstitucionais e o desempenho escolar:

― o efeito-professor;

― O efeito-família-comunidade: dinâmicas que favorecem o desempenho escolar.

Início da 2a parte do exercício de avaliação.

A relação entre as condições e os processos socioinstitucionais e o desempenho escolar

14 Novembro 2024, 20:30 Susana da Cruz Martins


O efeito-sistema educativo (plano macro - estrutural).

O efeito-escola (plano meso- institucional )


Aula 7. Relação entre as condições e os processos socioinstitucionais e o desempenho escolar (cont.)

14 Novembro 2024, 20:30 Sandra Cristina Mateus Gomes


Relação entre as condições e os processos socioinstitucionais e o desempenho escolar: efeitos da organização dos sistemas educativos e efeito-escola (continuação).
Momento 1 dos trabalhos de grupo: leitura e categorização de retratos sociológicos

Teorias explicativas da seletividade social do desempenho escolar (cont.)

7 Novembro 2024, 20:30 Susana da Cruz Martins


O potencial explicativo das condições estruturais: as teorias da reprodução social e cultural. 
As (des)continuidades socioculturais e comunicacionais entre a instituição escolar e as famílias. 
Articulações e intersecções com a origem étnico-nacionale género.

Aula 6. Relação entre as condições e os processos socioinstitucionais e o desempenho escolar

7 Novembro 2024, 18:00 Sandra Cristina Mateus Gomes


Continuação da aula anterior:
  • teorias da reprodução social e cultural.
  • Bernstein e o código comunicacional.
  • reconfiguração atual das modalidades de exclusão escolar.
Relação entre as condições e os processos socioinstitucionais e o desempenho escolar: efeitos da organização dos sistemas educativos e efeito-escola
Efeitos dos sistemas de ensino.