Sumários

As desigualdades sociais nos trajetos escolares

24 Outubro 2024, 20:30 Susana da Cruz Martins


Relação entre as condições estruturais (plano macro) e o desempenho escolar: diagnóstico da seletividade social (do ensino básico ao ensino superior).

Analisar indicadores e figuras (acesso, fileiras, resultados e trajetórias), tendo em conta:

  Condição social das famílias

    Escolaridade da família

     Classe social

 Origem étnico-nacional

 Contexto territorial de residência

  Sexo e Género

Aula 4. Teorias explicativas da seletividade social do desempenho escolar

24 Outubro 2024, 20:30 Sandra Cristina Mateus Gomes


Relação entre as condições estruturais (plano macro) e o desempenho escolar: diagnóstico da seletividade social (do ensino básico ao ensino superior).
Continuação da aula anterior: as desigualdades sociais nas trajetórias escolares. Acesso, resultados e orientações segundo condição social das famílias e origem étnico-nacional.

Continuação da aula anterior

17 Outubro 2024, 20:30 Susana da Cruz Martins


Continuação da aula anterior.
Desigualdades sociais e teorias explicativas da seletividade social do sucesso escolar

Aula 3. Relação entre as condições estruturais (plano macro) e o desempenho escolar

17 Outubro 2024, 20:30 Sandra Cristina Mateus Gomes


Continuação da aula anterior: debate sobre igualdade, equidade, igualdade de oportunidades e igualdade de resultados
Relação entre as condições estruturais (plano macro) e o desempenho escolar: diagnóstico da seletividade social (do ensino básico ao ensino superior).
As desigualdades sociais nas trajetórias escolares. Acesso, resultados e orientações segundo: 
  • Condição social das famílias (nível de escolaridade/profissão e situação na profissão)
  • Origem étnico-nacional (nacionalidade do aluno: nacionais/estrangeiros; naturalidade dos progenitores: autóctones/descendentes de imigrantes)
  • Contexto territorial de residência (urbano/rural, interior/litoral)
  • Género
Exercício de análise de indicadores em grupo.

Aula 2. A escola enquanto projeto da modernidade

10 Outubro 2024, 20:30 Sandra Cristina Mateus Gomes


― A instituição escolar como instrumento de homogeneização e de diferenciação social
― Igualdade, equidade, igualdade de oportunidades e igualdade de resultados
― Princípios societais e organização dos sistemas educativos: tensão entre eficácia e equidade