Sumários

Aula 7. Relação entre as condições e os processos socioinstitucionais e o desempenho escolar (cont.)

14 Novembro 2024, 20:30 Sandra Cristina Mateus Gomes


Relação entre as condições e os processos socioinstitucionais e o desempenho escolar: efeitos da organização dos sistemas educativos e efeito-escola (continuação).
Momento 1 dos trabalhos de grupo: leitura e categorização de retratos sociológicos

Teorias explicativas da seletividade social do desempenho escolar (cont.)

7 Novembro 2024, 20:30 Susana da Cruz Martins


O potencial explicativo das condições estruturais: as teorias da reprodução social e cultural. 
As (des)continuidades socioculturais e comunicacionais entre a instituição escolar e as famílias. 
Articulações e intersecções com a origem étnico-nacionale género.

Aula 6. Relação entre as condições e os processos socioinstitucionais e o desempenho escolar

7 Novembro 2024, 18:00 Sandra Cristina Mateus Gomes


Continuação da aula anterior:
  • teorias da reprodução social e cultural.
  • Bernstein e o código comunicacional.
  • reconfiguração atual das modalidades de exclusão escolar.
Relação entre as condições e os processos socioinstitucionais e o desempenho escolar: efeitos da organização dos sistemas educativos e efeito-escola
Efeitos dos sistemas de ensino.

Teorias explicativas da seletividade social do desempenho escolar

31 Outubro 2024, 20:30 Susana da Cruz Martins


O potencial explicativo das condições estruturais: as teorias da reprodução social e cultural.
A reconfiguração atual das modalidades de exclusão escolar.

Aula 5. Teorias explicativas da seletividade social do desempenho escolar (continuação)

31 Outubro 2024, 20:30 Sandra Cristina Mateus Gomes


Continuação da aula anterior: as desigualdades sociais nas trajetórias escolares: origem étnico-nacional; contexto territorial de residência e género
O potencial explicativo das condições estruturais: as teorias da reprodução social e cultural. 
As (des)continuidades socioculturais e comunicacionais entre a instituição escolar e as famílias.