Sumários

Aula 3. Relação entre as condições estruturais (plano macro) e o desempenho escolar

17 Outubro 2024, 20:30 Sandra Cristina Mateus Gomes


Continuação da aula anterior: debate sobre igualdade, equidade, igualdade de oportunidades e igualdade de resultados
Relação entre as condições estruturais (plano macro) e o desempenho escolar: diagnóstico da seletividade social (do ensino básico ao ensino superior).
As desigualdades sociais nas trajetórias escolares. Acesso, resultados e orientações segundo: 
  • Condição social das famílias (nível de escolaridade/profissão e situação na profissão)
  • Origem étnico-nacional (nacionalidade do aluno: nacionais/estrangeiros; naturalidade dos progenitores: autóctones/descendentes de imigrantes)
  • Contexto territorial de residência (urbano/rural, interior/litoral)
  • Género
Exercício de análise de indicadores em grupo.

A escola enquanto projeto da modernidade

10 Outubro 2024, 20:30 Susana da Cruz Martins


A instituição escolar como instrumento de homogeneização e de diferenciação social. 

Igualdade de oportunidades e equidade. O mérito e a sociedade meritocrática.

Aula 2. A escola enquanto projeto da modernidade

10 Outubro 2024, 20:30 Sandra Cristina Mateus Gomes


― A instituição escolar como instrumento de homogeneização e de diferenciação social
― Igualdade, equidade, igualdade de oportunidades e igualdade de resultados
― Princípios societais e organização dos sistemas educativos: tensão entre eficácia e equidade

Apresentação da Unidade Curricular (UC). Planeamento do semestre.

3 Outubro 2024, 20:30 Susana da Cruz Martins


Apresentação da docente e dos estudantes.

Análise da FUC. Esclarecimentos de dúvidas.

Organização do trabalho a desenvolver ao longo do semestre.

Aula 1. Apresentação e organização

3 Outubro 2024, 20:30 Sandra Cristina Mateus Gomes


Apresentação da UC, do programa e das modalidades de avaliação.

Apresentação individual.