Sumários

Teorias explicativas da seletividade social do desempenho escolar

31 Outubro 2024, 20:30 Susana da Cruz Martins


O potencial explicativo das condições estruturais: as teorias da reprodução social e cultural.
A reconfiguração atual das modalidades de exclusão escolar.

Aula 5. Teorias explicativas da seletividade social do desempenho escolar (continuação)

31 Outubro 2024, 20:30 Sandra Cristina Mateus Gomes


Continuação da aula anterior: as desigualdades sociais nas trajetórias escolares: origem étnico-nacional; contexto territorial de residência e género
O potencial explicativo das condições estruturais: as teorias da reprodução social e cultural. 
As (des)continuidades socioculturais e comunicacionais entre a instituição escolar e as famílias. 

Aula 4. Teorias explicativas da seletividade social do desempenho escolar

24 Outubro 2024, 20:30 Sandra Cristina Mateus Gomes


Relação entre as condições estruturais (plano macro) e o desempenho escolar: diagnóstico da seletividade social (do ensino básico ao ensino superior).
Continuação da aula anterior: as desigualdades sociais nas trajetórias escolares. Acesso, resultados e orientações segundo condição social das famílias e origem étnico-nacional.

As desigualdades sociais nos trajetos escolares

24 Outubro 2024, 20:30 Susana da Cruz Martins


Relação entre as condições estruturais (plano macro) e o desempenho escolar: diagnóstico da seletividade social (do ensino básico ao ensino superior).

Analisar indicadores e figuras (acesso, fileiras, resultados e trajetórias), tendo em conta:

  Condição social das famílias

    Escolaridade da família

     Classe social

 Origem étnico-nacional

 Contexto territorial de residência

  Sexo e Género

Aula 3. Relação entre as condições estruturais (plano macro) e o desempenho escolar

17 Outubro 2024, 20:30 Sandra Cristina Mateus Gomes


Continuação da aula anterior: debate sobre igualdade, equidade, igualdade de oportunidades e igualdade de resultados
Relação entre as condições estruturais (plano macro) e o desempenho escolar: diagnóstico da seletividade social (do ensino básico ao ensino superior).
As desigualdades sociais nas trajetórias escolares. Acesso, resultados e orientações segundo: 
  • Condição social das famílias (nível de escolaridade/profissão e situação na profissão)
  • Origem étnico-nacional (nacionalidade do aluno: nacionais/estrangeiros; naturalidade dos progenitores: autóctones/descendentes de imigrantes)
  • Contexto territorial de residência (urbano/rural, interior/litoral)
  • Género
Exercício de análise de indicadores em grupo.