Sumários
Condições e processos favoráveis ao sucesso escolar (síntese). Balanço final da UC
10 Dezembro 2020, 20:30 • Rita Sousa
Fatores individuais : relação dos/as alunos/as com a escolaridade: sentido(s) da escola, aspirações e expectativas, relação com as normas, relação com o saber e com os/as colegas e os/as professores/as.
O sucesso escolar: a confluência de condições e de dinâmicas (familiares, escolares e sociabilidades).
Alguns dos estudantes estiveram online (via zoom), essa presença não está incluída no conjunto dos alunos que estiveram na assitência (presencial).
Condições e processos favoráveis ao sucesso escolar (síntese)
10 Dezembro 2020, 20:30 • Rita Sousa
Fatores individuais: relação dos/as alunos/as com a escolaridade: sentido(s) da escola, aspirações e expectativas, relação com as normas, relação com o saber e com os/as colegas e os/as professores/as.
O sucesso escolar (improvável): a confluência de condições e de dinâmicas (familiares, escolares e sociabilidades) favoráveis. O efeito exponencial.
Relação entre a ação da comunidade, das famílias e dos/as alunos/as e o desempenho escolar
3 Dezembro 2020, 20:30 • Rita Sousa
As estratégias e as práticas familiares que favorecem o sucesso escolar: especificidades socioculturais.
Continuação da aula anterior. Introdução à relação entre a ação da comunidade, das famílias e o desempenho escolar
3 Dezembro 2020, 20:30 • Rita Sousa
Continuação da aula anterior.
As estratégias e as práticas familiares que favorecem o sucesso escolar: especificidades socioculturais.
Apresentação em grupo de um projeto (Includ-ED).
NOTA: os estudantes que não puderam estar presentes dispoem de todo o material em uso na aula e realizam um exercício prático, que enviam à docente.
Alguns dos estudantes estiveram online (via zoom), essa presença não está incluída no conjunto dos alunos que estiveram na assitência (presencial).
Relação entre as condições e os processos socioinstitucionais e o desempenho escolar
26 Novembro 2020, 20:30 • Rita Sousa
Efeitos da organização dos sistemas educativos nacionais. A diferenciação das vias de ensino: inclusão ou exclusão?
O efeito-escola e o efeito-turma.
Aresentação do programa TEIP (trabalho de grupo).
NOTA: os estudantes que não puderam estar presentes dispoem de todo o material em uso na aula e realizam um exercício prático, que enviam à docente.