Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2011/2012
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Proporcionar aos alunos exposição a tópicos recentes da Teoria da Gestão; Desenvolver aptidões para investigação no âmbito dos tópicos discutidos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta Unidade Curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem: 1. Familiarização com a mais recente produção científica na área da gestão; 2. Compreensão dos conceitos mais atuais da teoria da gestão; 3. Capacidade para analisar criticamente os tópicos de investigação 4. Investigar e escrever de uma forma crítica e contributiva sobre tópicos de gestão
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Pela sua natureza esta Unidade Curricular não tem um programa pré-definido. O docente discute com os alunos artigos de referência sobre as diferentes teorias relacionadas com áreas de gestão. Estes artigos são distribuídos previamente aos doutorandos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta Unidade Curricular tem como objetivo principal expor os alunos aos fundamentos das teorias de gestão atuais. A discussão de artigos de referência previamente distribuídos permite atingir este objetivo.
Avaliação / Assessment
Presença e participação nas aulas; Elaboração individual de um ensaio sobre um conjunto de artigos. Para aprovação o aluno deverá ter nota igual ou superior a 10 valores nesta Unidade Curricular, sendo que: . 30% correspondem à presença e participação . 70% correspondem ao ensaio.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O método utilizado nesta Unidade Curricular é de participação activa. Nas aulas discutem-se essencialmente os artigos e teorias neles mencionadas, com reduzida utilização de aulas expositivas. Os alunos desenvolvem as seguintes actividades: 1. participação nas aulas; 2. apresentação e debate de artigos; 3. apresentação de ensaios.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
ME1 - OA1; OA2; OA3; OA4 ME2 - OA2; OA3; OA4 ME3 - OA3; OA4
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC ou o coordenador da mesma, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Special Issue: Why is there a resource-based view? Toward a theory of competitive heterogeneity, Volume 24, Issue 10, pages 997–1010, October 2003 DOI: 10.1002/smj.332 Helfat, C. and Margaret Peteraf (2003) "The dynamic resource-based view: capability lifecycles", Strategic Management Journal Gompers, Paul et al (2009) "Performance persistence in entrepreneurship", Journal of Financial Economics, Volume 96, Issue 1, April 2010, Pages 18–32 Trigo, Virginia & Ma Shaozhuang "The country-of-origin effect on employee turnover intention: evidence from China", The International Journal of Human Resource Management, Routledge, 2011, DOI:10.1080/09585192.2011.579923 Não existe uma bibliografia básica formal para esta Unidade Curricular. Indicam-se alguns artigos recentemente discutidos:
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Não tem
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16