Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2017/2018
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos básicos de contabilidade, análise e gestão financeira.
Objetivos Gerais / Objectives
1. Compreender o impacto económico e financeiro das decisões de marketing. 2. Compreender a utilidade das técnicas e ferramentas de finanças e controlo de gestão para a tomada de decisões em marketing.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA1. Compreender a dinâmica do negócio numa perspetiva de decisões económicas e financeiras. OA2. Compreender o efeito económico, financeiro e monetário das decisões e transações de negócio. OA3. Saber calcular e usar indicadores e outras métricas de rendibilidade e cash-flow numa perspetiva de marketing. OA4. Compreender e usar algumas respostas de finanças às necessidades dos gestores de marketing. OA5 - Compreender conceitos fundamentais e instrumentos de controlo de gestão num contexto de marketing.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.A Dinâmica do Negócio Negócio, atividades e decisões A empresa em movimento Tipos de decisões económicas e financeiras Tipos de decisões em marketing Conflitos em controlo de gestão: marketing/comercial-finanças-produção 2.Decisões de Financiamento e de Investimento Conceitos e fundamentos Impacto das decisões de financiamento e investimento na posição financeira Equilíbrio financeiro 3.Decisões Operacionais Conceitos e fundamentos Impacto das decisões operacionais na posição económica Custos e tomada de decisões em marketing Indicadores económicos e financeiros e outras métricas de marketing 4.Finanças Aplicadas a Marketing O valor do dinheiro Cash-flows, posição monetária e impacto na tomada de decisões Técnicas de finanças aplicadas a marketing 5.Controlo de Gestão Aplicado a Marketing Resultados, valor e performance Instrumentos de controlo de gestão Aplicações em marketing
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - Ponto 1 OA2 - Ponto 1, 2 e 3 OA3 - Ponto 1, 2, 3, 4 e 5 OA4 - Ponto 4 OA5 - Ponto 5
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 40%; - Uma prova individual, com a ponderação de 60% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teórico-práticas visando: (a) apresentar os conceitos fundamentais; (b) exercitar esses conceitos; (c) fomentar a discussão e troca de experiências. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Expositiva, para apresentação de quadros teóricos de referência. MEA2. Participativa e interrogativa, com resolução e análise de casos práticos e/ou artigos. MEA3. Ativa e demonstrativa, com realização de trabalhos e/ou workshops. MEA4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1: Transversal a todos os AO MEA2: OA2, OA3, OA4 e OA5 MEA3: OA2, OA3, OA4 e OA5 MEA4: Transversal a todos os OA
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
6.Material de apoio e casos práticos a facultar pelos docentes. 5.Jordan, H., Neves, J. C. e Rodrigues, J. A. (2015), O Controlo de Gestão - Ao Serviço dos Gestores, 10ª Edição, Lisboa: Áreas Editora. 4.Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H. e Laureano, L. (2014), Introdução às Finanças - Fundamentos de Finanças com Casos Práticos Resolvidos e Propostos, 2ª edição, Lisboa: Edições Sílabo. 3.Duarte, C. e Esperança, J. P. (2014), Empreendedorismo e Planeamento Financeiro, 2ª Edição, Lisboa: Sílabo 2.Lourenço, I. C., et al., (2015), Fundamentos de Contabilidade Financeira - Teoria e Casos, Lisboa: Edições Sílabo. 1.Phillips, F., Libby, R. and Libby, P. (2015), Fundamentals of Financial Accounting, 5th Edition, McGraw Hill.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
10.Merchant, K. A., and Van der Stede, W. A. (2012), Management Control Systems - Performance Measurement, Evaluation and Incentives (3rd Edition), Harlow, Essex: Prentice Hall. 9.Caiado, A. P. (2015), Contabilidade Analítica e de Gestão - 77 Casos e Exercícios de Aplicação Resolvidos, (8ª Edição), Lisboa: Áreas Editora. 8.Baptista, A. S., A Gestão do Crédito como Vantagem Competitiva, Porto: Vida Económica. 7.Soares, I., Couto, J. Moreira, J. e Pinho, C. (2015), Decisões de Investimento - Análise Financeira de Projetos (2ª Edição), Lisboa: Edições Sílabo. 6.Martins, A., Cruz, I., Gonçalves, P. G., Silva, P. P. e Augustos, M. (2011), Manual de Gestão Financeira Empresarial. Coimbra: Coimbra Editora. 5.Neves, J. C. (2012), Análise e Relato Financeiro - Uma Visão Integrada de Gestão, Lisboa: Texto Editora. 4.Mota, A. G., Nunes, J. P., Oliveira, L., Inácio, P. L., Ferreira, M. A. e Barroso, C. D. (2015), Finanças da Empresa (5ª Edição), Lisboa: Edições Sílabo. 3.Mota, A.G. e Custódio, C. (2012), Finanças da Empresa - Manual de informação, análise e decisão financeira para executivos (7ª Edição), Lisboa: bnomics. 2.Lourenço, I. C., Ferreira, P. A., Simões, A. M. e Pais, C. A. (2013). IFRS Demonstrações Financeiras - Casos para Executivos, Coimbra: Almedina. (Casos práticos). 1.Short, D., Libby, R. and Libby, P. (2011), Financial Accounting - Global Edition, McGraw Hill.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16