Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01668
Acrónimo :
01668
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Dotar os participantes dos conceitos e ferramentas essenciais para a gestão das organizações, em ordem a possibilitar a respetiva aplicação no contexto das organizações escolares.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Identificar as diferentes acepções da problemática organizacional(OA1). 2. Relacionar conceitos e práticas transversais da gestão com a especificidade da gestão em organizações escolares (OA2). 3. Identificar especificidades dos perfis e papéis dos gestores de organizações escolares (OA3). 4. Avaliar criticamente situações e práticas de gestão escolar e propor, fundamentadamente, alternativas consideradas mais adequadas (OA4).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A gestão das organizações e a especificidade da organização escolar. 1.1. Teorias organizacionais e o modelo da organização escolar. 1.2. A revolução 4.0 e as organizações escolares 1.2. A mudança organizacional 2. Eficácia e eficiência na Gestão. 3. O papel da gestão na articulação da organização escolar com a sua envolvente e os fatores condicionantes dos procedimentos em gestão. 4. Papéis do gestor. 5 Exercícios de aplicação e estudos de caso

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - Ponto 1 e 2 do programa OA2 - Ponto 3 e 4 do programa OA3 - Ponto 5 do programa OA4 - Ponto 1,2,3,4,5 do programa

Avaliação / Assessment


I - A avaliação periódica: 1) trabalho individual (50%), 2) trabalho de grupo 1: (40%) Estudo de caso com apresentação 3) trabalho de grupo 2 - 10% Portefólio dos trabalhos realizados em sala Para aprovação, qualquer elemento de avaliação tem de ter nota mínima de 8 valores e o resultado final o valor mínimo de 10 valores (escala de 0 a 20). Avaliação final: II) realização de provas finais (exame e/ou outras provas) 100% . Aprovação com avaliação final igual ou superior a 10 (escala de 0 a 20)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas poderão decorrer em modo presencial, a distância ou misto e recorrerão as seguintes metodologias: 1. Metodologias expositivas e interativas 2. Estudo de casos 3. Apresentações e debates

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - metod1, metod2 OA2 - metod1, metod2 OA3 - metod1, metod2 OA4 - metod3

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Mota, A. (2017). Gestão escolar: teoria e prática / Artur Guilherme Carvalho da Motta. Rio de Janeiro: SESES, 2017. Luck, E. (2012). Liderança em Gestão Escolar. Ed Vozes Hoy, W. & Miskel, C. (2013) Educational Administration. Theory, Research, and Practice . McGraw-Hill. Duarte, A., Nascimento, G., Almeida,F., (2019) Gestão de pessoas 4.0. In Machado, C., e Davin,J. (coords) Organização e politicas empresariais. Atual, Almedina. ......

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Veloso, L., Craveiro, D. & Rufino, I. (2012), Participação da comunidade educativa na gestão escolar. Educ. Pesqui., 38 (04), 815-832. Somech, A. (2005). Directive Versus Participative Leadership: Two Complementary Approaches to Managing School Effectiveness. Educational Administration Quarterly 41 (5), 777-800 Morgan, G. (1997), Imagens da Organização, S. Paulo, Ed. Atlas; Mintzberg, H. (2010). Estrutura e Dinâmica das Organizações, Lisboa, Ed. D. Quixote; Litz, D. (2011), Globalization and the Changing Face of Educational Leadership: Current Trends and Emerging Dilemmas. -International Education Studies, 4 (3), p. 47-61. Ferreira B. & Torres, L. (2012),Perfil de liderança do diretor de escola em Portugal: modos de atuação e estratégias de regulação da cultura organizacional. RBPAE, 28 (1), 86-111

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16