Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01671
Acrónimo :
01671
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
20.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
1175.0
Horas de Trabalho Total :
1200.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


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Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O objectivo desta UC é permitir aos alunos o desenvolvimento de um projecto de intervenção no âmbito da Administração Escolar. A elaboração e condução de um projecto é crucial tanto para o desenvolvimento do conhecimento científico como para a análise de problemas contextuais mais específicos, como para os resultados de uma intervenção. A elaboração e escrita de um relatório final de projecto permitirá aos alunos o desenvolvimento da capacidade crítica e analítica relativamente à realização de um projecto de intervenção no âmbito da Administração Escolar. O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: - Formular um problema de investigação/intervenção - Elaborar uma revisão de literatura, e utilizar teorias e evidência empírica para formular um projecto implementável; - Desenvolver métodos e materiais para a implementação de um projecto; - Redigir um artigo científico e um poster.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e relevante para o actual estado da arte, bem como um orientador. Com o orientador, os alunos deverão: - Formular a questão de partida - Identificar literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica - Formular o problema de investigação/intervenção - Desenhar um estudo que teste as hipóteses de intervenção - Criar um procedimento e os materiais necessários à intervenção - Elaborar o plano do relatório - Escrever o relatório Durante este processo os alunos receberão orientações relevantes para o tema do projecto e para a condução do processo de investigação em si mesmo, como por exemplo literatura relevante para o tópico e indicações acerca do design a utilizar.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


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Avaliação / Assessment


O relatório será avaliado por um júri em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que este está concluído e se encontra em condições de ser apresentado em provas públicas. A avaliação será baseada no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizados dois métodos de ensino: (i) orientação do projecto feita em contacto directo com o orientador em sessões individuais ou excepcionalmente em grupos pequenos de alunos cujo tópico da tese seja muito semelhante; (ii) presença em seminários em que cada aluno apresenta o estado do projecto, actividades planeadas, dificuldades encontradas, etc. Estes seminários focar-se-ão no tópico do projecto, bem como no processo de investigação e escrita.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


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Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Whetten, D. & Cameron, K. (2007). Developing management skills. Upper Saddle River: Prentice-Hall. Sebastião, João (2009) Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajectórias escolares, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Roldão, Vitor (2005), Gestão de projecto. Abordagem instrumental ao planeamento, organização e controlo, Lisboa, Monitor Rodrigues, Maria de Lurdes (2010), A Escola Pública pode fazer a diferença, Lisboa, Almedina Caetano, A & Vala, J. (2008) (3ªed.). Gestão de recursos humanos: contextos, processos e técnicas, RH Editora, Lisboa NÓVOA, António; Estrela, Albano (2003) Avaliações em Educação: Novas Perspectivas, Porto, Porto Editora. Capucha, Luís (2008), Planeamento e avaliação de projectos: guião prático, Lisboa, Ministério da Educação Barroso, J.(2005), Políticas Educativas e Organização Escolar, Lisboa, Universidade Aberta Abrantes, Pedro (2008) Os muros da escola: As distâncias e as transições entre ciclos de ensino, Lisboa, Tese de Doutoramento ISCTE.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16