Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01675
Acrónimo :
01675
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
19.0h/sem
Trabalho Autónomo :
131.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Identificar e sistematizar as fases do processo de gestão da qualidade em educação, com especial ênfase para o desenvolvimento da melhoria contínua; Identificar princípios e modelos de gestão da qualidade; Conhecer as fases e processos da formalização e implementação do sistema de gestão da qualidade; Identificar modelos de análise empírica de avaliação da qualidade em educação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se desenvolver as seguintes competências: ? Descrever as principais teorias sobre o conceito em estudo ? Elaborar projecto de avaliação empírica da qualidade em educação ? Diferenciar princípios e modelos de gestão da qualidade ? Preparar projecto de gestão da qualidade em educação ancorado nos processos de formalização e implementação de um sistema de gestão da qualidade

Conteúdos Programáticos / Syllabus


? Aspectos conceptuais e metodológicos do estudo da qualidade ? Normas ISO e modelos de Qualidade Total ? Modelos de análise e de avaliação da qualidade em serviços educativos ? Processos de formalização e de implementação de um sistema de gestão da qualidade

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A qualidade em educação é um objectivo de todos os Governos e por isso importa conhecer as ferramentas que auxiliam na operacionalização de tal desiderato. Como tal, saber identificar conceptualmente qualidade em educação, conhecer as metodologias associadas a gestão de um sistema de gestão da qualidade e de um sistema da qualidade total, saber construir um modelo de análise e de avaliação da qualidade em serviços educativos e contactar com os processos de formalização e de implementação de um sistema de gestão da qualidade, constituem alguns exemplos da coerência entre conteúdos do programa da UC e os objectivos definidos para a mesma.

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: 1.Trabalho individual: trabalho escrito em formato de paper, sobre aplicação de um modelo de gestão da qualidade à educação (60%) 2.Trabalho de Grupo: apresentação escrita e oral, com discussão, de projeto de avaliação da qualidade e implementação de melhorias, numa organização escolar (40%) Avaliação final: prova de avaliação final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizadas diversas metodologias, equilibrando três pilares fundamentais do processo de aprendizagem: a tutoria do Professor, o trabalho individual e a experiência de trabalho em grupo. Por isso, exposição informativa da teoria, uso de casos para ilustrar técnicas e discussão crítica individual e em grupo, leitura de texto e realização de atividades de aprendizagem individuais e coletivas suportam o processo de aprendizagem.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Integrar teoricamente a evolução dos conceitos em análise, utilizar métodos e técnicas de operacionalização dos conceitos, apreciar criticamente a articulação entre elementos simples e complexos, constituem as competências a adquirir. Para tal, serão adotadas as seguintes metodologias: Exposição oral dos conteúdos da unidade curricular com auxílio de apresentação gráfica, complementada com processos de discussão em aula; Treino de competências com análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos práticos e trabalho de grupo; Pesquisa de literatura e artigos científicos com estudos e materiais práticos adequados aos conteúdos da unidade curricular, Apresentações e debates Trabalho de pesquisa autónoma dos alunos individual ou em grupo e discussão ,

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Quality Management (2ª ed.), Upper Saddle River: Prentice-Hall.Colling, C. & Harvey, L. (1995). Quality control, assurance and assessment – the link to continuous improvement, Quality Assurance in Education, 3 (4), pp.30 – 34. Dahlgaard, S. (1999). The evolution patterns of quality management: Some reflections on the quality movement, Total Quality Management, 10 (4-5), p. 473-480. Freeman, R. (1994). Quality Assurance in Secondary Education, Quality Assurance in Education, 2 (1), pp.21 – 25. Oger, B. & Platt, D. (2000). Value measurement and value creation models in Europe and the US: A comparison of the EFQM Excellence Model and the Baldrige Award Criteria. Paris, IAE. Vinagre, M. H. & Neves, J. G. (2004). Medição da qualidade de serviços em autarquias locais, in Colibri (ed.), Percursos da investigação em Psicologia Social e Organizacional, Lisboa, vol. 1, p. 271-290. The role of E-service quality in shaping online meeting platforms: a case study from higher education sector, The role of E-service quality in shaping online meeting platforms: a case study from higher education sector, 2021, Journal of Applied Research in Higher Education, 13(5), 1436-1463, Abdul Rahman, N., Voon, B. H., & Abdullah, F., Culture of excellence for better internal service quality in high education, 2021, dvances in Business Research International Journal (ABRIJ), 7(3), 85-104.,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


rahman, P.K. et al, The Students’ Responses toward Implementation of Quality Management Principles and Service Quality in Higher Education., 2022, Education and Self Development. Volume 17, № 3, https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/99474310/173_1-libre.pdf?1678089194=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DThe_Students_Responses_toward_Implementa.pdf&Expires=1694526581&Signature=b1DnbSguDMKqUPejFqQL-1fR2zOMdt3RLk8G00ZI55CYlwgAiXsAy45HijXzeh7hWsvNd4Sn4DYKwdfpCG~ToxlIRmF9~pORoMfEmOptdegafi3pxiGc5lH6xf9yGXYzfI2hn0fym~LEznp7xHoOkhsByZ-GdpopdUhp2hjB7zi-4DssC-R3wOgyGypAKvibFph48nACswXy8-IjHWlDWIRuVFZs57S9pfIaMRXzoLyEo~It71goX4EptRUXblNazwAs3EfqVdKZzcFVFW-tNSNTEE-qRcKr-7kkHSANj7765EovyeO1LP1UMh5ByjC3CvK4vLSfyQOevYZQynl-4g__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16