Sumários

Apresentação dos trabalhos de grupo

8 Maio 2024, 18:00 Tarcízio António de Morais


Apresentação dos trabalhos de grupo (5 grupos) dos trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular.

II- Sistemas de Gestão de Desempenho (conclusão)

24 Abril 2024, 20:30 Tarcízio António de Morais


    Competências essenciais para os Docentes na Escola

1. Perfil profissional docente (1º e 2º ciclo, 3º Ciclo e Ensino Secundário)

              2. Matriz de atividades e competências dos docentes de acordo com o perfil profissional

              3. Modelo de avaliação docente no ensino privado e escola pública

              4. Escalas de competências

               5. Fichas de avaliação de desempenho docente


2. Entrevista e Feedback na avaliação de desempenho

            1. Processo de comunicação e formação

            2. Processo de monitorização

            3. Desde a perspetiva do avaliado

            4. Desde a perspetiva do avaliador

            5. Erros a evitar

            6. Resultados da entrevista


3. Avaliação de avaliação docente

             1. Importância da Avaliação de desempenho docente

              2. Caraterísticas da Avaliação de desempenho docente

              3.  Vantagens da Avaliação de desempenho docente

              4. Condições e critérios da avaliação de desempenho docente


II. Sistemas de Gestão de Desempenho (continuação)

24 Abril 2024, 18:00 Tarcízio António de Morais


 Gestão por competências

1.        Importância

2.        Definições

3.        Tipos

4.        Esfera de competências

5.        Soft Skills Hard Skills

6.        Avaliação

7.        Contexto

8.        Perfil profissional com base em competências

9.        Escalas de competências

 

2.        Competências essenciais para os Docentes na Escola

1. Perfil profissional docente (1º e 2º ciclo, 3º Ciclo e Ensino Secundário)

              2. Matriz de atividades e competências dos docentes de acordo com o perfil profissional

              3. Modelo de avaliação docente no ensino privado e escola pública

              4. Escalas de competências


2. 

2. 

2. 

3.        A medição e a gestão de performance na Escola com o BSC

4.        A escola, o seu projeto educativo e a gestão estratégica

 

II- Sistemas de Gestão de Desempenho

1.        Características de um sistema de Gestão de Desempenho

2.        Métodos e Instrumentos de Avaliação de Desempenho

3.        Fontes/ Intervenientes no processo de GAD

4.        Erros na AD

Gestão de Desempenho, por Objetivos e por competências

17 Abril 2024, 20:30 Tarcízio António de Morais


I. Modelos de Gestão e Avaliação de Desempenho

1.        Gestão de Desempenho, por Objetivos e por competências

a.        Gestão de Desempenho

1.        Definição

2.        Caraterísticas

3.        Fatores situacionais (+19 e 20 do antigo)

4.        Objetivos

5.        Métodos e instrumentos

6.        Características

7.        Fontes

8.        Erros

9.        Resultados

10.   Ciclo de gestão de Desempenho

 

b.       Gestão por objetivos

1.        Alinhamento

2.        SMART

3.        Processo AD (antigo +30)

 

c.        Gestão por competências

1.        Importância

2.        Definições

3.        Tipos

4.        Esfera de competências

5.        Soft Skills Hard Skills

6.        Avaliação

7.        Contexto

8.        Perfil profissional com base em competências

9.        Escalas de competências

 

2.        Competências essenciais para os Docentes na Escola

3.        A medição e a gestão de performance na Escola com o BSC

4.        A escola, o seu projeto educativo e a gestão estratégica

 

II- Sistemas de Gestão de Desempenho

1.        Características de um sistema de Gestão de Desempenho

2.        Métodos e Instrumentos de Avaliação de Desempenho

3.        Fontes/ Intervenientes no processo de GAD

4.        Erros na AD

Gestão de Desempenho, por Objetivos e por competências

17 Abril 2024, 18:00 Tarcízio António de Morais


I. Modelos de Gestão e Avaliação de Desempenho

1.        Gestão de Desempenho, por Objetivos e por competências

a.        Gestão de Desempenho

1.        Definição

2.        Caraterísticas

3.        Fatores situacionais (+19 e 20 do antigo)

4.        Objetivos

5.        Métodos e instrumentos

6.        Características

7.        Fontes

8.        Erros

9.        Resultados

10.   Ciclo de gestão de Desempenho

 

b.       Gestão por objetivos

1.        Alinhamento

2.        SMART

3.        Processo AD (antigo +30)

 

c.        Gestão por competências

1.        Importância

2.        Definições

3.        Tipos

4.        Esfera de competências

5.        Soft Skills Hard Skills

6.        Avaliação

7.        Contexto

8.        Perfil profissional com base em competências

9.        Escalas de competências

 

2.        Competências essenciais para os Docentes na Escola

3.        A medição e a gestão de performance na Escola com o BSC

4.        A escola, o seu projeto educativo e a gestão estratégica

 

II- Sistemas de Gestão de Desempenho

1.        Características de um sistema de Gestão de Desempenho

2.        Métodos e Instrumentos de Avaliação de Desempenho

3.        Fontes/ Intervenientes no processo de GAD

4.        Erros na AD