Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01689
Acrónimo :
01689
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 2.º ciclo.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC aborda os conflitos que surgem em contextos intergrupais e interculturais, permitindo aos alunos a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências ao nível da compreensão e da intervenção para a resolução desses conflitos. As técnicas e os processos de mediação e negociação, aplicados à resolução satisfatória dos conflitos interculturais, são exercitados em aula, utilizando os interesses de ambas as partes, reconhecendo a natureza distributiva e/ou integrativa da situação negocial, os enviesamentos cognitivos e os processos afetivos e motivacionais dos negociadores, e o papel específico da cultura.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Definir os conceitos de negociação, mediação de conflitos e conflito intercultural. OA2. Descrever o impacto dos processos cognitivos, afetivos e motivacionais na negociação e mediação interculturais. OA3. Desenvolver competências interculturais, nomeadamente atitudes, valores, crenças, empatia, etnorelativismo e comportamentos de comunicação culturalmente sensíveis, relevantes para a negociação e mediação de conflitos interculturais. OA4. Aplicar os conhecimentos sobre negociação e mediação de conflitos interculturais à gestão e resolução de conflitos interculturais concretos. OA5. Analisar e reportar os resultados de uma negociação através de uma análise sistemática de uma negociação utilizando quadros teóricos relevantes e baseados em evidências. LO6. Refletir criticamente sobre a literatura da psicologia social e cultural sobre negociação intercultural e mediação de conflitos, identificando limitações e questões de investigação em aberto.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


PC.1 Introdução à negociação, mediação e conflitos interculturais 1.1 Definições: negociação, mediação e conflito intercultural 1.2 Os fundamentos do conflito intercultural: identidade social, ameaças, escalada do conflito, resolução de conflitos e conflitos intratáveis 1.3 Os fundamentos da negociação: interesses, objetivos, comunicação, BATNA, ZOPA, negociação distributiva e integrativa PC.2 Processos básicos e sociais em negociações interculturais 2.1 Cognição, preconceitos e cultura nas negociações interculturais 2.2 Emoções nas negociações interculturais 2.3 Motivação nas negociações interculturais 2.4 Competências interculturais nas negociações interculturais 2.5 Comunicação em negociações interculturais PC.3 Negociação em contexto 3.1 Intervenções de terceiros 3.2 Justiça e negociação intercultural 3.3 Cooperação em dilemas sociais: uma perspetiva intercultural

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Todos objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP), concretamente, o objetivo 1 que se refere à definição de conceitos-chave é concretizada a partir do CP1 que apresenta estes conceitos, o objetivo 2 relativo à descrição do papel dos processos cognitivos, afetivos e motivacionais na negociação é abordada no CP2 onde se analisam o papel destes processos no quadro da negociação e considerando o papel da cultura. Os objetivos que envolvem o desenvolvimento de competências interculturais (OA3), a aplicação de conhecimentos sobre mediação e negociação de conflitos (OA4), a análise e reporte dos resultados de uma negociação (OA5) ou a reflexão crítica sobre a literatura (OA6) encontram-se alinhados, e são apoiados, por todos os conteúdos programáticos.

Avaliação / Assessment


O/as aluno/as podem concluir a UC através de 1) avaliação ao longo do semestre ou 2) avaliação por exame. 1. A avaliação ao longo do semestre inclui: 1.1) leitura individual de 10 artigos-chave indicados pelo docente acompanhada de publicação de um breve comentário de análise crítica, no Moodle (10%); 1.2) em grupo, relatório de análise e discussão do exercício de negociação realizado em aula (30%); 1.3) ensaio escrito, individual, de análise reflexiva e teoricamente fundamentada sobre as competências e os conhecimentos que o/a aluno/a desenvolveu na unidade curricular, em particular no âmbito do exercício de negociação realizado em aula (30%). 1.4) teste escrito, individual, a realizar no período de exames (30%). São aprovados o/as aluno/as com presença em, pelo menos, 80% das aulas (10 em 12), que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de, pelo menos, 8.5 valores e média final igual ou superior a 9.5 valores. 2. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O/as aluno/as estão no centro do processo de ensino-aprendizagem. A perspetiva pedagógica adotada valoriza o papel ativo e crítico do/a aluno/a na discussão dos temas apresentados nas aulas, e a sua participação em exercícios individuais e de grupo. Concretamente, a UC integra, na tipologia de aula TP, metodologias expositivas (e.g. conceitos, quadros teóricos), assim como participativas e ativas (e.g. discussão em aula, em pequeno e grande grupo, realização de exercícios breves de negociação e realização de um exercício longo de negociação). Está previsto, ainda, trabalho autónomo, e orientação tutorial no âmbito da realização do ensaio individual e/ou da preparação do relatório de análise da do exercício de negociação realizado em aula. As horas previstas de trabalho autónomo (i.e., 125h) destinam-se à 1) leitura de 10 textos-chave indicados pelo docente e publicação de comentário crítico na plataforma moodle (19h), 2) preparação do relatório de grupo de análise do exercício de negociação (30h), 3) elaboração do ensaio escrito, individual (40h) e de apoio às aulas e preparação para o teste (36h).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e avaliação estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA). As metodologias expositivas abrangem todos os objetivos de aprendizagem, particularmente aqueles que implicam a aquisição de conhecimentos sobre negociação e mediação de conflitos em contextos interculturais (OA1, OA2 e OA6). As metodologias participativas e ativas, designadamente a realização de exercícios de negociação em aula, apoiam, fundamentalmente, os objetivos de aprendizagem que envolvem o desenvolvimento de competências e a aplicação de conhecimentos na análise e reporte dos resultados da negociação, ou na condução de processos de negociação (OA3, OA4 e OA5). No que se refere à avaliação, a leitura individual de 10 artigos-chave indicados pelo docente, acompanhada de publicação de reflexão crítica no Moodle, contribui para todos os OA (destacando-se os OA1, OA2 e OA5 que se referem à aquisição de conhecimentos sobre a negociação e a mediação de conflitos, e o OA6 que remete para a análise crítica da literatura). O relatório, de grupo, de análise e discussão do exercício de negociação realizado em aula dirige-se, particularmente, aos objetivos de aprendizagem que remetem para a aplicação de conhecimentos e análise e reporte de processos de negociação (OA4 e OA5). O ensaio escrito, individual, de análise reflexiva e teoricamente fundamentada sobre as competências e os conhecimentos que o/a aluno/a desenvolveu na unidade curricular, alinha-se com os OA3, OA4 e OA6 (desenvolvimento de competências, aplicação de conhecimentos e reflexão crítica), e o teste escrito, individual, dirige-se sobretudo, aos objetivos de aprendizagem associados à aquisição de conhecimentos, concretamente o OA1 e o OA2, embora a inclusão de questões abertas permita apoiar e avaliar os OA5 e OA6).

Observações / Observations


1. Orientação tutorial Está prevista orientação tutorial para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento da elaboração do ensaio individual, do debate de grupo e de preparação para o teste. A unidade curricular inclui horário de atendimento aos alunos, a agendar com o docente, previamente, por email. 2. Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) O curso contribui para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências relevantes para os ODS 10 e 16, respetivamente, “Reduzir as desigualdades” e “Paz, justiça e instituições eficazes”. Especificamente, os alunos podem melhor compreender e desenvolver competências e aptidões multifacetadas para intervir em contextos de conflitos interculturais que exijam uma intervenção de negociação e/ou mediação. Tais conflitos podem, por vezes, envolver relações de poder assimétricas, injustas, associadas a desigualdades sociais insidiosas e persistentes. 3. Inteligência Artificial Generativa (IAG) no processo ensino-aprendizagem A integração da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no processo ensino-aprendizagem é considerada uma oportunidade. A este respeito, são admitidas as seguintes utilizações, e apenas estas: 1) apoio na pesquisa bibliográfica e na pesquisa de conteúdos; 2) revisão de texto produzido originalmente pelo/a aluno/a; 3) produção e revisão das referências bibliográficas. Devem os/as alunos consultar o/a docente no caso de dúvida sobre a admissibilidade de uma determinada utilização de IAG que não se encontre aqui prevista. A utilização de IAG deve ser citada adotando as recomendações da American Psychological Association (https://apastyle.apa.org/blog/how-to-cite-chatgpt) e cumprindo as normas de referenciação e integridade académica preceituadas na lei e regulamentos. Não é admitida, e constitui uma violação grave, conducente à anulação do respetivo elemento de avaliação, a não referenciação da utilização de IAG e/ou a produção de conteúdo original (texto) com recurso às ferramentas de IAG, independentemente da extensão. 4. A UC é lecionada, e o teste / exame é preparado, exclusivamente, em inglês.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Fisher, R. & Ury, W. (2007). Getting to yes: Negotiating an agreement without giving in. London: Random House. (PS.142 FIS*Get,1) Gelfand, M. J., & Brett, J. M. (2004). The Handbook of Negotiation and Culture. Stanford, USA: Stanford University Press. (PS.142 Han) Olekalns, M., & Adair, W.L. (2013) (Eds.). Handbook of Research on Negotiation. Cheltenham, UK: Edward Elgar. (PS.142 Han,1)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Adair, W. L., & Brett, J. M. (2004). Culture and negotiation processes. In M. J. Gelfand & J. M. Brett (Eds.), The Handbook of Negotiation and Culture (pp. 158-176). Stanford, USA: Stanford University Press. Allison, S. T., & Messick, D. M. (1990). Social decision heuristics in the use of shared resources. Journal of Behavioral Decision Making, 3(3), 195-204. https://doi.org/10.1002/bdm.3960030304 Ang, S., Van Dyne, L., & Koh, C. (2006). Personality correlates of the four-factor model of cultural intelligence. Group & Organization Management, 31(1), 100-123. https://doi.org/10.1177/1059601105275267 Ang, S., Van Dyne, L., Koh, C., Ng, K. Y., Templer, K. J., Tay, C., & Chandrasekar, N. A. (2007). Cultural intelligence: Its measurement and effects on cultural judgment and decision making, cultural adaptation and task performance. Management and Organization Review, 3(3), 335-371. https://doi.org/10.1111/j.1740-8784.2007.00082.x Bar-Tal, D. (2007). Sociopsychological foundations of intractable conflicts. American Behavioral Scientist, 50(11), 1430-1453. https://doi.org/10.1177/0002764207302462 Brett, J., & Kopelman, S. (2004). Cross-Cultural Perspectives on Cooperation in Social Dilemmas. In M. J. Gelfand & J. M. Brett (Eds.), The Handbook of Negotiation and Culture (pp. 395-414). Stanford, USA: Stanford University Press. De Dreu, C. K., Evers, A., Beersma, B., Kluwer, E. S., & Nauta, A. (2001). A theory‐based measure of conflict management strategies in the workplace. Journal of Organizational Behavior, 22(6), 645-668. https://doi.org/10.1002/job.107 De Dreu, C. K., Weingart, L. R., & Kwon, S. (2000). Influence of social motives on integrative negotiation: A meta-analytic review and test of two theories. Journal of Personality and Social Psychology, 78(5), 889-905. https://doi.org/10.1037/0022-3514.78.5.889 Deutsch, M. (1994). Constructive conflict resolution: Principles, training, and research. Journal of Social Issues, 50(1), 13-32. https://doi.org/10.1111/j.1540-4560.1994.tb02394.x Deutsch, M., & Krauss, R. M. (1962). Studies of interpersonal bargaining. Journal of Conflict Resolution, 6(1), 52-76. https://doi.org/10.1177/002200276200600105 Imai, L., & Gelfand, M. J. (2010). The culturally intelligent negotiator: The impact of cultural intelligence (CQ) on negotiation sequences and outcomes. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 112(2), 83-98. https://doi.org/10.1016/j.obhdp.2010.02.001 Markus, H. R., & Kitayama, S. (1991). Culture and the self: Implications for cognition, emotion, and motivation. Psychological Review, 98(2), 224-253. https://doi.org/10.1037/0033-295X.98.2.224 Morris, M. W., & Gelfand, M. J. (2004). Cultural differences and cognitive dynamics: Expanding the cognitive perspective on negotiation. In M. J. Gelfand & J. M. Brett (Eds.), The Handbook of Negotiation and Culture (pp. 45-72). Stanford, USA: Stanford University Press. Rhoades, J. A., & Carnevale, P. J. (1999). The behavioral context of strategic choice in negotiation: A test of the dual concern model. Journal of Applied Social Psychology, 29(9), 1777-1802. https://doi.org/10.1111/j.1559-1816.1999.tb00152.x Salacuse, J. W. (1998). Ten ways that culture affects negotiating style: Some survey results. Negotiation Journal, 14(3), 221-240. https://doi.org/10.1111/j.1571-9979.1998.tb00162.x Siedel, G. (2014). Successful negotiation: Essential strategies and skills. [video file]. Retrieved from: https://www.coursera.org/learn/negotiation-skills Singelis, T. M. (1994). The measurement of independent and interdependent self-construals. Personality and Social Psychology Bulletin, 20(5), 580-591. https://doi.org/10.1177/0146167294205014 Thompson, L. L., Peterson, E., & Brodt, S. E. (1996). Team negotiation: An examination of integrative and distributive bargaining. Journal of Personality and Social Psychology, 70(1), 66-78. https://doi.org/10.1037/0022-3514.70.1.66 Weingart, L. R., & Olekalns, M. (2004). Communication processes in negotiation: Frequencies, sequences, and phases. In M. J. Gelfand & J. M. Brett (Eds.), The Handbook of Negotiation and Culture (pp. 143-157). Stanford, USA: Stanford University Press. Weingart, L. R., Olekalns, M., & Smith, P. L. (2004). Quantitative coding of negotiation behavior. International Negotiation, 9(3), 441-456. https://doi.org/10.1163/1571806042402990

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-26