Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01689
Acrónimo :
01689
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1.º ou 2.º ciclo em Psicologia

Objetivos Gerais / Objectives


Após frequentar este curso, os alunos deverão ser capazes de: OA.1 Descrever as teorias clássicas e modernas da psicologia social sobre as origens, o desenvolvimento e as consequências dos processos de conflito nos níveis interindividual, grupal e intergrupal OA.2 Identificar e definir conflitos interpessoais, intragrupo e intergrupo em diferentes contextos sociais OA.3 Considerar interesses instrumentais e simbólicos na negociação e mediação de conflitos OA.4 Utilizar tácticas adequadas e evitar viés cognitivos em contextos de negociação intergrupal / intercultural OA.5 Utilizar diferenças / semelhanças interculturais como estratégias simbólicas / instrumentais em contextos de negociação e mediação

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A UC aborda conflitos que surgem em vários contextos interculturais, focando as formas de os resolver. São apresentados modelos sociopsicológicos sobre a origem, processos e consequências do conflito entre grupos , destacando o papel das perceções e dos comportamentos intergrupais na superação dos conflitos. Os processos e técnicas de negociação são destacados e exercitados como formas de resolver conflitos interculturais, usando os interesses de ambas as partes e maximizando a possibilidade de uma resolução satisfatória do conflito. A dinâmica dos processos de negociação e mediação intercultural é abordada considerando as características específicas da negociação distributiva e integrativa, bem como os viés cognitivos dos negociadores. Destacar-se a aplicação desses princípios gerais às relações interculturais em diversos contextos sociais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP.1 A psicologia social do conflito intergrupos (uma revisão) CP.2 Introdução aos conceitos e processos da negociação: Estratégias básicas: negociação distributiva versus negociação integrativa CP.3 Competências de negociação: persuasão de poder e ética CP.4 Negociação entre grupos: - Estereótipos e gestão da identidade de grupo - Viés intergrupo e polarização de atitudes - Estratégias para evitar o fracasso das negociações CP.5 Preconceitos, estilos e competências na negociação e o papel moderador da cultura. - Cultural e viés na negociação - Cultural e Estilos de Negociação - O papel da competência cultural na negociação CP.6 Processos de negociação e cultura - Frequências, sequências e etapas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


CP.1 - OA1 CP.2 - OA2, OA4 CP.3 - OA3, OA4 CP.4 - OA2, OA3, OA4 CP.5 - OA4, OA5 CP.6 - OA4

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica: 1. Presença em aula (mínimo 20h de 24h) 2. Leituras obrigatórias (aprox. 1 por semana; 15%) 3. Trabalho em grupo (5 alunos) (45%) - relatório escrito com análise do role-play de uma negociação realizada em aula 4. Trabalho individual: teste em junho (40%) * É necessária a classificação mínima de 9,5 valores em cada elemento de avaliação. Avaliação final: 1. Exame escrito (100%) nota mínima de 9,5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está organizada em 1) aulas teórico-práticas e na 2) leitura individual da literatura relevante. Os alunos participam em 1.1) exercícios de negociação em aula e são incentivados a 1.2) discutir questões da vida real envolvendo conflitos interculturais - estes exemplos são utilizados para ilustrar os princípios teóricos que orientam os processos de negociação e mediação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


ME 1.1 - todos os OA ME 1.2 - todos os OA ME 2 - todos os OA

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Thompson, L. L. (1998). The mind and heart of the negotiator. Upper Saddle River: Prentice Hall. PS.142 THO*Min Monteiro, M. B. (2006, 6ª ed.). Conflito e negociação entre grupos. In J. Vala & M. B. Monteiro, Psicologia social (pp. 411-450). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. PS.110 Psi 2ª ed Gelfand, M. J., & Brett, J. M. (2004). The Handbook of Negotiation and Culture. Stanford, USA: Stanford University Press. (PS.142 Han & elearning) Fisher, R. & Ury, W. (2007). Getting to yes: Negotiating an agreement without giving in. London: Random House. PS.142 FIS*Get,1 De Dreu, C. K., & Gelfand, M. J. (2008) (Eds.). The psychology of conflict and conflict management in organizations. New York: Lawrence Erlbaum Associates. (PS.141 Psy,3)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Weingart, L. R., Olekalns, M., & Smith, P. L. (2004). Quantitative coding of negotiation behavior. International Negotiation, 9(3), 441-456. Weingart, L. R., & Olekalns, M. (2004). Communication processes in negotiation: Frequencies, sequences, and phases. In M. J. Gelfand & J. M. Brett (Eds.), The Handbook of Negotiation and Culture (pp. 143-157). Stanford, USA: Stanford University Press. (PS.142 Han & elearning) Thomson, L. L. Peterson, E. & Brodt, S. E. (1996). Team negotiation: An examination of integrative and distributive bargaining. Journal of Personality and Social Psychology, 60, 66-78. (e-learning) Singelis, T. M. (1994). The measurement of independent and interdependent self-construals. Personality and Social Psychology Bulletin, 20(5), 580-591. Salacuse, J. W. (1998). Ten ways that culture affects negotiating style: Some survey results. Negotiation Journal, 14(3), 221-240. Olekalns, M., & Adair, W.L. (2013) (Eds.). Handbook of research on negotiation. Cheltenham, UK: Edward Elgar. Morris, M. W., & Gelfand, M. J. (2004). Cultural differences and cognitive dynamics: Expanding the cognitive perspective on negotiation. In M. J. Gelfand & J. M. Brett (Eds.), The Handbook of Negotiation and Culture (pp. 45-72). Stanford, USA: Stanford University Press. (PS.142 Han) Moore, C. W. (1986). The mediation process: Practical strategies for resolving conflict. San Francisco: Jossey-Bass Publishers. Markus, H. R., & Kitayama, S. (1991). Culture and the self: Implications for cognition, emotion, and motivation. Psychological Review, 98(2), 224. Imai, L., & Gelfand, M. J. (2010). The culturally intelligent negotiator: The impact of cultural intelligence (CQ) on negotiation sequences and outcomes. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 112(2), 83-98. Hall, L. (Ed.) (1993). Negotiation: Strategies for mutual gain - the basic seminar of the program on negotiation at Harvard Law School. Newbury Park: Sage Publications. PS.141 Neg,1 De Dreu, C. K., Weingart, L. R. & Kwon, S. (2000). Influence of social motives on integrative negotiation: A meta-analytic review and test of two theories. Journal of Personality and Social Psychology, 78, 889-905. Brett, J. & Kopelman, S. (2004). Cross-Cultural Perspectives on Cooperation in Social Dilemmas In M. J. Gelfand & J. M. Brett (Eds.), The Handbook of Negotiation and Culture (pp. 395-414). Stanford, USA: stanford University Press. (PS.142 Han) Bazerman, M. H. & Neale, M. A. (1992). Negotiating rationally. New York: Free Press. (PS.142 BAZ*Neg) Bar-Tal, D. (2007). Sociopsychological foundations of intractable conflicts. American Behavioral Scientist, 50(11), 1430-1453. Ang, S., Van Dyne, L., Koh, C., Ng, K. Y., Templer, K. J., Tay, C., & Chandrasekar, N. A. (2007). Cultural intelligence: Its measurement and effects on cultural judgment and decision making, cultural adaptation and task performance. Management and organization review, 3(3), 335-371. Ang, S., Van Dyne, L., & Koh, C. (2006). Personality correlates of the four-factor model of cultural intelligence. Group & Organization Management, 31(1), 100-123. (Classes 7 to 12) Allison, S. T. & Messick, D. M. (1990). Social decision heuristics in the use of shared resources. Journal of Behavioral Decision Making, 3, 195-204. Adair, W. L., & Brett, J. M. (2004). Culture and negotiation processes. In M. J. Gelfand & J. M. Brett (Eds.), The Handbook of Negotiation and Culture (pp. 158-176). Stanford, USA: Stanford University Press. (PS.142 Han)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16