Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01694
Acrónimo :
01694
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


A diversificação da força laboral têm sido um objetivo político, mas também um facto histórico--e sê-lo-á no futuro. Abordagens recentes a este tópico têm em conta processos subjacentes e moderadores contextuais dos efeitos da diversidade e apontam para o importante papel das atitudes, liderança e clima organizacional. A UC introduz o estado da arte da pesquisa, assim como debates contemporâneos acerca do papel da diversidade no trabalho.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após a conclusão desta UC os alunos deverão ser capazes de: OA1 - distinguir tipos de diversidade OA2 - Identificar oportunidades relacionadas com a diversidade e desafios no trabalho OA3 - delinear abordagens teóricas e resultados centrais para explicar os efeitos da diversidade, incluindo o papel da liderança OA4 - aplicar estas abordagens a casos práticos concretos OA5 - refletir de modo crítico na pesquisa e políticas organizacionais no que se refere à diversidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Contexto histórico da diversificação da força laboral CP2. Dimensões e tipologias da diversidade nas organizações CP2.1. Diversidade demográfica CP2.2. Diversidade relacionada com o emprego CP2.3. Diversidade cultural CP2.4. Diversidade na personalidade CP2.5. Diversidade relacional CP3. Principais abordagens aos processos envolvidos nos efeitos da diversidade na performance dos grupos de trabalho CP3.1. A abordagem da categorização social CP3.2. A abordagem da informação/tomada de decisão CP3.3. Mediação e moderação dos efeitos da diversidade CP4. Gerir a diversidade CP4.1. Intervenções estruturais: Quebrar barreiras CP4.2. Diversidade e liderança CP4.3. Diversidade e clima organizacional CP5. Debates contemporâneos CP5.1. Temas contemporâneos: microagressões, intersectionalidade; desafios e oportunidades da COVID-19; Balanço crítico das formações em diversidade CP5.2. O papel da diversidade cultural

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Todos objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos. OA1 e 2 vão ser concretizados pelos CP1 e CP2. Os estudantes vão ter a oportunidade de fortalecer os seus conhecimentos acerca da diversificação da força laboral e das várias dimensões e tipologias da diversidade nas organizações, e conhecer e refletir acerca das oportunidades e desafios da diversidade no contexto laboral. Os conteúdos programáticos no CP3 permitirão atingir do objetivo OA3, ao possibilitarem aos estudantes obter conhecimento sobre as abordagens teóricas e resultados mais relevantes da investigação sobre efeitos da diversidade, incluindo moderadores importantes e o papel específico da liderança. Os objetivos OA4 e 5 concretizam-se em todos os CPs, mais especificamente nos conteúdos programáticos CP4 e 5 com foco na gestão da diversidade e da reflecção sobre debates contemporâneos que já são informados por algumas décadas de politicas organizacionais ativas na gestão da diversidade.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: 1) Tarefa de grupo (40%) incluindo apresentação de texto em aula e relatório do grupo sobre um caso concreto (cobrindo todo o conteúdo da UC); 2) resumo crítico individual (30%) de um dos textos apresentados (cobrindo todo o conteúdo da UC); 3) teste individual (30%) cobrindo todo o conteúdo da UC. Para cada uma das tarefas é requerido um mínimo de 9.5 valores. Avaliação em exame: prova escrita (100%) durante o período de exames, cobrindo todo o conteúdo da UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está organizada em aulas teórico-práticas que aliam uma componente expositiva com a realização de tarefas que permitam uma melhor compreensão e análise de conceitos teóricos, bem como o uso de conhecimento adquirido (i.e., demonstração e aplicação). Os alunos serão encorajados a discutir questões reais sobre diversidade num contexto relacionado com a tarefa. Experiências pessoais e outros exemplos serão usados para ilustrar os princípios teóricos fundamentais. As abordagens e distinções teóricas serão introduzidas em mini-apresentações pelos docentes e alunos em pequenos grupos. As horas do trabalho autónomo previstas incluem pesquisa e leitura de bibliografia (35h); realização de exercícios práticos (5h); pesquisa e construção da metodologia de análise do trabalho(30h); elaboração do relatório escrito (20h) e preparação da apresentação oral (20h)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. As metodologias expositivas suportam a concretização dos objetivos OA1 a OA3, permitindo a aquisição de conhecimentos. As metodologias participativas, com análise e resolução de exercícios práticos, e as metodologias ativas, com a realização de trabalhos individuais e de grupo, permitem, por sua vez, o enriquecimento, a consolidação e a aplicação de conhecimentos a casos concretos (OA4), assim como a reflecção critica da pesquisa e das políticas organizacionais no que se refere a diversidade (OA5). As horas de trabalho autónomo encontram-se alinhadas com a totalidade dos objetivos de aprendizagem (OA1 a OA5). Em particular, as leituras seletivas e a preparação dos exercícios da avaliação apoiarão o entendimento das implicações teóricas, metodológicas e práticas dos conceitos.

Observações / Observations


Os textos das apresentações bem como os moldes em que serão realizadas as fichas de leitura serão apresentados nas aulas pelos docentes

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Brief, A. P. (ed.) (2008): Diversity at Work. Cambridge: Cambridge University Press. Fletcher, L., & Beauregard, T. (2022) The psychology of diversity and its implications for workplace (in)equality: Looking back at the last decade and forward to the next. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 95(3)-577-594. https://doi.org/10.1111/joop.12388 Metinyurt, T., Haynes-Baratz, M., Bond, M. (2021). A systematic review of interventions to address workplace bias: What we know, what we don't, and lessons learned. New Ideas in Psychology, 63, 100879. https://doi.org/10.1016/j.newideapsych.2021.100879, https://doi.org/10.1111/joop.12388 Roberson, Q. (2013) Oxford Handbook of Diversity and Work. New York: Oxford University Press Stockdale, M. S. & Crosby, F. J. (2004). The Psychology and Management of Workplace Diversity. Malden: Blackwell Van Knippenberg, D. & Schippers, M. C. (2007). Work group diversity. Annual Review of Psychology, 58, 515-541

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Williams, K., & O'Reilly, C. A. (1998) Demography and diversity in organizations: A review of 40 years of research. Research in Organizational Behavior, 20, 77-144 Carter, A. B., and Philips, K. W. (2017). The double-edged sword of diversity: Toward a dual pathway model. Soc. Pers. Psychol. Compass 11:e12313. doi: 10.1111/spc3.12313 Carton, A. M., & Cummings, J. N. (2012). A theory of subgroups in work teams. The Academy of Management Review, 37(3), 441-470. Guillaume, Y. R. F., Dawson, J. F., Priola, V., Sacramento, C. A., Woods, S. A., Higson, H.E., Budhwar, P.S. & West, M. A. (2014) Managing diversity in organizations: An integrative model and agenda for future research. European Journal of Work and Organizational Psychology, 23, 783-802, DOI: 10.1080/1359432X.2013.805485 Olsen, J. E., & Martins, L. L. (2012). Understanding organizational diversity management programs: A theoretical framework and directions for future research. Journal of Organizational Behavior, 33(8), 1168-1187. https://doi.org/10.1002/job.1792 van Knippenberg, D., De Dreu, C. K. W., & Homan, A. C. (2004). Work Group Diversity and Group Performance: An Integrative Model and Research Agenda. Journal of Applied Psychology, 89(6), 1008-1022. https://doi.org/10.1037/0021-9010.89.6.1008,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-26