Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A UC está concebida para estudantes de 2.º ciclo, portanto, com formação inicial (Bacharelato) em Psicologia, embora seja possível a inscrição de estudantes com outras formações.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC destina-se a promover a aquisição de conhecimentos e competências necessários ao diagnóstico de necessidades de intervenção em contexto escolar e à conceção e implementação de programas de intervenção social para a promoção de relações intergrupais inclusivas relativamente a múltiplas dimensões da diversidade social e cultural.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: definir e operacionalizar conceitos fundamentais relacionados com a diversidade social e cultural e as relações intergrupais / interculturais em contexto escolar; OA2: identificar e relacionar teorias psicossociais contemporâneas sobre os processos de inclusão e exclusão escolar da diversidade social e cultural, ao longo da infância e adolescência, em meio escolar; OA3: analisar o contributo dos processos de inclusão e exclusão da diversidade social e cultural no desempenho académico e no bem-estar dos alunos no quadro da literatura sobre preditores em educação. OA4: identificar e compreender os princípios fundamentais do desenvolvimento e da implementação de intervenções psicossociais em contexto escolar; OA5: identificar, articular e adaptar intervenções sociopsicológicas baseadas em evidência, para promover a inclusão da diversidade social e cultural e o desenvolvimento de relações intergrupais / interculturais positivas em contexto escolar.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Diversidade social e cultural e relações interculturais na escola 1.1 Diversidade social e cultural: perspetivas e conceitos 1.2 Diversidade social e cultural: operacionalização e avaliação CP2: Processos psicossociais e organizacionais de inclusão e exclusão da diversidade social e cultural em meio escolar. 2.1 Evidências sobre inclusão e exclusão em diferentes dimensões da diversidade social e cultural 2.2 Fatores preditores do sucesso e bem-estar escolares 2.3 Teorias e hipóteses explicativas sobre o papel da diversidade social e cultural e das relações interculturais no sucesso e bem-estar escolares CP3: Programas e intervenções para a promoção da inclusão da diversidade social e cultural 3.1 Conceitos fundamentais e metodologias para o desenvolvimento de intervenções escolares 3.2 Teorias psicossociais para a promoção da inclusão da diversidade social e cultural em meio escolar 3.3 Programas e intervenções para a promoção da inclusão da diversidade social na escola
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Na presente unidade curricular, todos objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Concretamente, todos os CP mobilizam conceitos fundamentais e contribuem, desse modo, para o OA1 (definir e operacionalizar conceitos). Os CP 2 e 3 implicam a apresentação e análise das teorias e modelos relevantes para a compreensão dos processos de inclusão e exclusão escolar em meio escolar, contribuindo, assim, para o OA2 (identificação de teorias); o CP2 contribui, ainda, para o OA3, que implica relacionar os processos de inclusão / exclusão com o desempenho académico e o bem-estar dos alunos. O CP3 (sobre os programas e intervenções para a promoção da inclusão da diversidade social e cultural em mio escolar) contribui para o OA4 (compreender os fundamentos do desenvolvimento das intervenções) e todos os CP contribuem para o OA5 que consiste na identificação, articulação e adaptação de intervenções sociopsicológicas baseadas em evidência.
Avaliação / Assessment
O/as aluno/as podem concluir a UC através de 1) avaliação ao longo do semestre ou 2) avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui 1.1) leitura de 8 artigos / capítulos (5 indicados pelo docente e 3 identificados pelo aluno (10%); 1.2) desenvolvimento de uma proposta de intervenção psicossocial em meio escolar (1.2.1) apresentação de grupo da proposta de intervenção (10%); 1.2.2) relatório escrito da proposta de intervenção na escola (40% relatório de grupo; 40% reflexão crítica individual). Ficam aprovados o/as aluno/as que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 8.5 valores, média final igual ou superior a 9.5 valores, e a presença em pelo menos 80% das aulas (10). 2) A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O/as aluno/as estão no centro do processo de ensino-aprendizagem. A perspetiva pedagógica adotada valoriza o papel ativo do aluno na discussão dos temas apresentados nas aulas, e a sua participação em exercícios individuais e de grupo. Concretamente, a UC integra, na tipologia de aula TP, metodologias expositivas (e.g. quadros teóricos), assim como participativas e ativas (e.g. apresentações, discussão em aula, visita de estudo a um agrupamento de escolas), que alternam entre si. Está previsto, ainda, trabalho autónomo, e orientação tutorial no âmbito da supervisão do trabalho de grupo. As horas de trabalho autónomo previstas (i.e., 125h) destinam-se à 1) leitura de textos indicados pelo docente ou selecionados pelo/a aluno/a (20h), 2) desenvolvimento de uma proposta de intervenção psicossocial em meio escolar (2.1 apresentação de grupo da proposta de intervenção (10h); 2.2 elaboração do relatório escrito da proposta de intervenção na escola (30h); 2.3 reflexão crítica individual sobre o desenvolvimento da proposta de intervenção (50h) e de apoio às aulas e estudo (15 horas).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. As metodologias expositivas, que integram as aulas teórico-práticas, suportam a concretização da totalidade dos objetivos (OA1 a OA5), permitindo a aquisição de conhecimentos sobre os conceitos e os modelos e as teorias fundamentais que apoiam o desenvolvimento e a implementação de programas e intervenções para a promoção da inclusão da diversidade social em meio escolar. As metodologias participativas e ativas, que integram as aulas teórico-práticas (i.e., apresentação em aula, discussão, e visita de estudo a um agrupamento de escolas), permitem, por sua vez, o enriquecimento, a consolidação e a aplicação de conhecimentos, assim como o treino de aptidões e competências específicas ao nível da avaliação da diversidade (OA1) e do desenvolvimento e implementação de programas e intervenções (OA4 e OA5). As horas de trabalho autónomo encontram-se alinhadas com a totalidade dos objetivos de aprendizagem (OA1 a OA5). A leitura dos artigos/capítulos-chave acompanham os conteúdos programáticos, contribuindo, desse modo, para todos os OA. O desenvolvimento, em grupo, de uma proposta de intervenção, e a elaboração de uma reflexão crítica individual sobre essa proposta, contribuem, igualmente, para todos os OA, em particular os OA 4 e 5.
Observações / Observations
1. Orientação tutorial Está prevista orientação tutorial para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento dos trabalhos de grupo. A unidade curricular inclui horário de atendimento aos alunos, a agendar com o docente previamente por email. 2. Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) A UC contribui para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências relevantes para os ODS 4, 5 e 10, respetivamente, ‘Educação de Qualidade’, ‘Igualdade de Género’ e ‘Reduzir as Desigualdades’. Concretamente, os/as alunos/as têm a oportunidade de melhor compreender os fatores e os mecanismos que intervêm na formação de iniquidades e situações de exclusão relativa em meio escolar, em torno das várias dimensões da diversidade social e cultural, incluindo o género (mas também, etnia, grupo racial, orientação sexual, forma corporal, idade, nacionalidade, entre outras). 3. Inteligência Artificial Generativa (IAG) no processo ensino-aprendizagem A integração da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no processo ensino-aprendizagem é considerada uma oportunidade. A este respeito, são admitidas as seguintes utilizações, e apenas estas: 1) apoio na pesquisa bibliográfica e na pesquisa de conteúdos; 2) revisão de texto produzido originalmente pelo/a aluno/a; 3) produção e revisão das referências bibliográficas. Devem os/as alunos consultar o/a docente no caso de dúvida sobre a admissibilidade de uma determinada utilização de IAG que não se encontre aqui prevista. A utilização de IAG deve ser citada adotando as recomendações da American Psychological Association (https://apastyle.apa.org/blog/how-to-cite-chatgpt) e cumprindo as normas de referenciação e integridade académica preceituadas na lei e regulamentos. Não é admitida, e constitui uma violação grave, conducente à anulação do respetivo elemento de avaliação, a não referenciação da utilização de IAG e/ou a produção de conteúdo original (texto) com recurso às ferramentas de IAG, independentemente da extensão.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Aboud, F. E., Tredoux, C., Tropp, L. R., Brown, C. S., Niens, U., & Noor, N. M. (2012). Interventions to reduce prejudice and enhance inclusion and respect for ethnic differences in early childhood: A systematic review. Developmental Review, 32(4), 307-336. Buunk, A. P., & Van Vugt, M. (2007). Applying social psychology: From problems to solutions. Thousand Oaks, CA: Sage Publications. Stephan, W. G., & Vogt, W. (Eds.). (2004). Education programs for improving intergroup relations: Theory, research and practice. NY, USA: Teachers College Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Aboud, F. E., & Fenwick, V. (1999). Exploring and evaluating school-based interventions to reduce prejudice. Journal of Social Issues, 55, 767-786. Aboud, F. E., & Levy, S. R. (2000). Interventions to reduce prejudice and discrimination in children and adolescents. In S. Oskamp (Ed.), Reducing Prejudice and Discrimination (pp. 269-293). Mahwah, NJ, US: Lawrence Erlbaum Associates Publishers (PS.131 Red). Amir, Y., Sharan, S., & Ben-Ari, R. (Eds.). (1984). School desegregation. NJ, USA: Lawrence Erlbaum Associates. (PS.124 Sch,1) Bodine, R. J., & Crawford, D. K. (1998). The Handbook of Conflict Resolution Education. A Guide to Building Quality Programs in Schools. San Francisco, USA: Jossey-Bass Publishers . Brown, E. L. (2004). The relationship of self-concepts to changes in cultural diversity awareness: Implications for urban teacher educators. The Urban Review, 36(2), 119-145. https://doi.org/10.1023/B:URRE.0000024755.69207.71 EACEA (2009). Integrating Immigrant Children into Schools in Europe. Brussels: Education, Audiovisual and Culture Executive Agency. European Education and Culture Executive Agency. (2023). Promoting diversity and inclusion in schools in Europe. Publications Office of the European Union. https://doi.org/10.2797/443509 Fearon, J. D. (2003). Ethnic and cultural diversity by country. Journal of Economic Growth, 8(2), 195-222. https://doi.org/10.1023/A:1024419522867 Hattie, J. (2008). Visible learning: A synthesis of over 800 meta-analyses relating to achievement. NY, USA: Routledge. Killen, M., & Rutland, A. (2011). Children and social exclusion. Morality, prejudice, and group identity. Sussex, UK: Wiley-Blackwell (S.207 KIL*Chi). Knowles, G., & Lander, V. (2011). Diversity, equality and achievement in education. LA, USA: Sage Publications (S.135, Kno*Div). Levy, S. R., & Killen, M. (Eds.). (2008). Intergroup attitudes and relations in childhood through adulthood. NY: Oxford University Press (PS.132 Int,7) McKown, C., & Strambler, M. J. (2008). Social influences on the ethnic achievement gap. In S. M. Quintana & C. McKown (Eds.), Handbook of race, racism, and the developing child (pp. 236-255). Hoboken, NJ: Wiley. Marques, S., Vauclair, C.-M., Rodrigues, R. B., Mendonça, J., Gerardo, F., & Cunha, F. (2016). imAGES: Intervention Program to Prevent Ageism in Children and Adolescents. In Baker, H., Kruger, T. M., & Karasik, R. J. (Eds.). Hands on Aging: Experiential Activities for the Classroom and Beyond! Newcastle: Springer. OECD (2010). Educating Teachers for Diversity: Meeting the Challenge. Paris, France: Centre for Educational Research and Innovation. OECD (2017). Empowering and Enabling Teachers to Improve Equity and Outcomes for All. Paris, France: Centre for Educational Research and Innovation (S.183 OCDE*Emp) Poteat, V. P., Scheer, J. R., & Mereish, E. H. (2014). Factors affecting academic achievement among sexual minority and gender-variant youth. In L. S. Liben & R. S. Bigler (Eds.), Advances in child development and behavior, Vol. 47: The role of gender in educational contexts and outcomes (pp. 261-300). Academic Press. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-800285-8.00008-4 Quintana, S. M., & McKown, C. (Eds.). (2008). Handbook of race, racism, and the developing child. John Wiley & Sons. Ramsey, P. G. (2004). Teaching and learning in a diverse world: Multicultural education for young children. NY, USA: Teachers College Press. (PS.124 RAM*Tea) Rodrigues, R. B., Rutland, A., & Collins, E. (2016). The Multi-Norm Structural Social-Developmental Model of Children's Intergroup Attitudes: Integrating Intergroup-Loyalty and Outgroup Fairness Norms. In Vala, J., Calheiros, M. & Waldzus, S. (Eds.). The Social Developmental Construction of Violence and Intergroup Conflict. Newcastle: Springer. Bibliografia adicional para cada módulo será facultada ao longo do semestre. Additional bibliography for each module will be provided throughout the semester.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23