Sumários

Identidades Mediatizadas

9 Maio 2023, 18:00 Rita Sousa


I. A Crise do Multiculturalismo numa Era Pós-Racial

II. A Mediatização da Multicultura

III. Audiência Implícita, Interpelação Dialógica e Enquadramentos Valorativos

Referências:

Alvares, C. (2017) 'Mediatising the Radical: The Implied Audience in Islamic State Propaganda Videos'. In: Digitale Medien und politischweltanschaulicher Extremismus im Jugendalter: Erkenntnisse aus Wissenschaft und Praxis, ed. Sally Hohnstein & Maruta Herding. Halle: Deutsches Jugendinstitut e.V.: pp. 39-58.

Lentin, A. & Titley, G. (2012) 'The crisis of "multiculturalism" in Europe: Mediated minarets, intolerable subjects', European Journal of Cultural Studies 15(2): 123-138.

Mosemghvdlishvili, L. & Jansz, J. (2012). 'Framing and praising Allah on YouTube: Exploring user created videos about Islam and the motivations for producing them', New Media & Society 15(4): 482-500.

A Formação da Opinião na Era Digital

2 Maio 2023, 18:00 Rita Sousa


I. O Papel das Crenças no Processo de Formação da Opinião

II. As Metáforas do Ecossistema dos Media Digitais

III. Feedback Loops e o Reforço de Opiniões

Referências:

Bruns, A. (2019) 'It's Not the Technology, Stupid: How the 'Echo Chamber' and 'Filter Bubble' Metaphors Have Failed Us.' Paper presented at the IAMCR 2019 CONFERENCE in Madrid, Spain, 7-11 July 2019. Submission nº 19771 (Mediated Communication, Public Opinion and Society Section).

Duguay, S. (2017) 'Social media's breaking news: the logic of automation in Facebook Trending Topics and Twitter Moments.' Media International Australia 166(1): 20-33.

Flaxman, S.R., Goel, S., & Rao, J.M. (2016) 'Filter bubbles, echo chambers, and online news consumption'. Public Opinion Quarterly 80(S1): 298-320.

Populismo, Desinformação e Literacia dos Media

18 Abril 2023, 18:00 Rita Sousa


I. Populismo, Informação Incorreta e Informação Distorcida

II. Enquadramentos Populistas na Política, nos Media e no Discurso dos Cidadãos

III. Os Efeitos Políticos da Circulação de Informação Incorreta/Distorcida

IV. Conclusão: Literacia Vs. Reforço de Opiniões

Bibliografia:

Alvares, C. & Dahlgren, P. (2016) 'Populism, Extremism, and Media: Mapping an Uncertain Terrain', European Journal of Communication 31(1): 46 - 57.

Gerbaudo, P. (2018) 'Social media and populism: an elective affinity?', Media, Culture & Society 40(5): 745-753.

Mihailidis, P. & Viotty, S. (2017) 'Spreadable Spectacle in Digital Culture: Civic Expression, Fake News, and the Role of Media Literacies in "Post-Fact" Society'. American Behavioral Scientist: 1-14.

Novas Dinâmicas Sociais do Jornalismo

28 Março 2023, 18:00 Rita Sousa


I. Media Alternativos em Contexto Digital

II. Implicações do Digital para a Regulação dos Media

III. Reconfigurações Digitais do Jornalismo

Referências:

Alvares, C., Cardoso, G., Crespo, M. & Pinto-Martinho, A. (2021) 'Seeking the Legitimation of Mainstream Journalism: A Portuguese Case-Study', Journalism Practice DOI: 10.1080/17512786.2021.2008808.

Splichal, S. & Dahlgren, P. (2015) 'Journalism between de-professionalisation and democratisation', European Journal of Communication 31(1): 5-18.

Waisbord, S. (2009) 'Advocacy journalism in a global context,' in K. Wahl-Jorgensen and T. Hanitzsch (eds.) The Handbook of Journalism Studies. New York: Routledge, pp. 371-385.

Consumo dos Media, Cultura Popular e Cidadania II

21 Março 2023, 18:00 Rita Sousa


I. Cidadania e Formação de Opinião Pública

II. Consumo Produtivo, Cidadania Alargada e Capital Social

III. Do Primado da 'Vox Populi' aos Públicos Online

Referências bibliográficas:

Couldry, N. (2004) 'The productive "consumer" and the dispersed "citizen"', International Journal of Cultural Studies 7(1): 21-32.

Hermes, J. (2006) 'Citizenship in the Age of the Internet', European Journal of Communication 21(3): 295-309.

Livingstone, S. (2004) 'The Challenge of Changing Audiences Or, What is the Audience Researcher to do in the Age of the Internet?', European Journal of Communication 19(1): 75-86.