Sumários

Consumo dos Media, Cultura Popular e Cidadania

14 Março 2023, 18:00 Rita Sousa


I. Infotainment, Géneros Híbridos e Modelo Comercial da Comunicação

II. Afetos, Comunidades de Fãs e Capital Social

Referências bibliográficas:

Brants, K. (1998) 'Who's Afraid of Infotainment?', European Journal of Communication 13(3): 315-335.

Couldry, N. (2004) 'The productive "consumer" and the dispersed "citizen"', International Journal of Cultural Studies 7(1): 21-32.

Van Zoonen, L. (2004) 'Imagining the Fan Democracy', European Journal of Communication 19(1): 39-52.

Participação na Era da Mediatização Profunda

7 Março 2023, 18:00 Rita Sousa


I. Os Media como Facilitadores ou Inibidores da Participação

II. Vantagens e Desvantagens

III. A Crise da Participação Política Formal: Culturas Cívicas e Poder

Referências:

Álvares, C., Cardoso, G., Dahlgren, P., Erstad, O., Fornas, J., Golding, P., Nieminen, H., Sparks, C., Splichal, S., Xinaris, C. (2014) ESF Forward Look - Media in Europe: New Questions for Research and Policy. Strasbourg: European Science Foundation, pp. 48.

Dahlgren, P. & Alvares, C. (2013) 'Political Participation in an Age of Mediatisation: Toward a New Research Agenda', Javnost - The Public 20(2): 47 - 66.

I. Mediatização, Mediações e Novos Media

28 Fevereiro 2023, 18:00 Rita Sousa


Apresentação do programa da uc, bibliografia e métodos de avaliação.

Lecionação do primeiro módulo, abarcando as seguintes temáticas:

a. Mediatização Vs. Mediação
b. Lógica dos Media e Modelo Comercial da Comunicação
c. A Era da Mediatização Profunda
Textos principais:

Andersen, J. (2018) 'Archiving, ordering, and searching: search engines, algorithms, databases, and deep mediatization', Media, Culture & Society, published online first February 1.

Couldry, N. (2008). Mediatization or Mediation? Alternative Understandings of the Emergent Space of Digital Storytelling. New Media & Society 10(3), 373-391.

Lunt, P. & Livingstone, S. (2016) 'Is 'mediatization' the new paradigm for our field? A commentary on Deacon and Stanyer (2014, 2015) and Hepp, Hjarvard and Lundby (2015)', Media, Culture & Society 38(3): 462-470.

Strömbäck, J. (2008) 'Four Phases of Mediatization: An Analysis of the Mediatization of Politics', The Harvard International Journal of Press/Politics 13(3):228-246.