Sumários
Apresentações de Alunos
27 Abril 2021, 18:00 • Rita Sousa
Apresentação individual dos seguintes alunos, modalidade essa que contribui em 40% para a nota final:
- Cleciane Pires
- Ruben Ramalho
- Carla Rodrigues
- Carla Câmara
- Stover Ezequias
Apresentações de Alunos
20 Abril 2021, 18:00 • Rita Sousa
Apresentação individual dos seguintes alunos, modalidade essa que contribui em 40% para a nota final:
- Hadassa Oliveira
- Mónica Correia
-Cledivânia Pereira
- Alexandra Miguel
- Vitor Gonçalves
Identidades Mediatizadas
13 Abril 2021, 18:00 • Rita Sousa
- A Crise do Multiculturalismo numa Era Pós-Racial
- Contexto actual: populismos e xenofobia
- 2 vias para lidar com a diversidade: multiculturalismo; integração (assimilação forçada);
- Crise do relativismo cultural;
- Política integracionista e satisfação de 'precondições' culturais (Lentin & Titley 2012): nova política de reconhecimento baseia-se numa discriminação cultural pós-racial;
- A Mediação da Multicultura
- De que modo é que a crise contemporânea do multiculturalismo é em parte constituída pelo fenómeno da mediação?
i.Produtores dos media procuram repertórios já estabelecidos que forneçam um contexto imediato para o consumo de uma narrativa (Fenton in Lentin & Titley 2012: 28): ex. crise como enquadramento predominante para caracterizar a relação Ocidente/Islão; colapso multicultural;
- Enquadramentos como indissociáveis de juízos axiomáticos.
- Símbolos Recorrentes em Narrativas Mediáticas Globalizadas
- Apropriação de acontecimentos/símbolos dentro de um enquadramento narrativo preexistente.
Bibliografia:
Alvares, C. (2017) 'Mediatising the Radical: The Implied Audience in Islamic State Propaganda Videos'. In: Digitale Medien und politischweltanschaulicher Extremismus im Jugendalter: Erkenntnisse aus Wissenschaft und Praxis, ed. Sally Hohnstein & Maruta Herding. Halle: Deutsches Jugendinstitut e.V.: pp. 39-58.
Alvares, C. & Dahlgren, P. (2016) 'Populism, Extremism, and Media: Mapping an Uncertain Terrain', European Journal of Communication 31(1): 46 - 57.
Ahmed, Saifuddin & Mathes, Jorg (2016) 'Media representation of Muslims and Islam from 2000 to 2015: A meta-analysis', The International Communication Gazette 0(0): ) 1-26.
Lentin, Alana & Titley, Gavan (2012) 'The crisis of "multiculturalism" in Europe: Mediated minarets, intolerable subjects', European Journal of Cultural Studies 15(2): 123-138.
Mosemghvdlishvili, Lela & Jansz, Jeroen (2012) 'Framing and praising Allah on YouTube: Exploring user created videos about Islam and the motivations for producing them', New Media & Society 15(4): 482-500.
Cidadania e Consumo dos Media
23 Março 2021, 18:00 • Rita Sousa
- Consumo Cultural, Cidadania Alargada e 'Produsers'
- Cidadania cultural: Tipo de cultura que se consome remete para o tipo de cidadão que se é (i.e. responsável ou irresponsável);
- Correcção de desequilíbrios de poder entre produtores e audiências: utilizadores dos novos media cada vez mais activos enquanto produtores/receptores selectivos dos textos mediáticos As audiências e os utilizadores dos novos media são vistos como cada vez mais activos (Livingstone 2004: 79).
- Diluição da fronteira entre consumo e cidadania (Couldry 2004): cidadania alargada mediante a participação em novos espaços de ligação pública: quais as imagens, linguagens e modelos de ligação através dos quais a cidadania toma forma?
- De Audiência a Públicos: Vox Populi e Novos Espaços de Formação de Opinião
- O facto de o jornalismo se aproximar de parâmetros cada vez mais populares não significa que esteja mais próximo do cidadão: não se estabelece ligação entre os indivíduos e aquilo que os torna membros de um público;
- De audiências a públicos: internet como facilitando novo tipo de cidadania, mais baseado na avaliação da informação trocada com base na emoção e experiência (Hermes 2006: 305);
- De que modo é que a investigação na área das audiências, tradicionalmente orientada para os estudos televisivos, deve alterar-se em função do novo contexto digital (Livingstone 2004: 82)?
Bibliografia:
Couldry, Nick (2004) 'The productive "consumer" and the dispersed "citizen"', International Journal of Cultural Studies 7(1): 21-32.
Hermes, Joke (2006) 'Citizenship in the Age of the Internet', European Journal of Communication 21(3): 295-309.
Livingstone, Sonia (2004) 'The Challenge of Changing Audiences Or, What is the Audience Researcher to do in the Age of the Internet?', European Journal of Communication 19(1): 75-86.
Jornalismo, Opinião Pública e o Impacto da Digitalização II
16 Março 2021, 18:00 • Rita Sousa
- Jornalismo Popular e a Reposição de 'Fronteiras Epistémicas'
- Num cenário de crescente hibridez de géneros e formatos diferentes de jornalismo, os jornalistas populares procuram manter uma distinção rígida entre o seu 'produto' e o dos media 'mainstream': esticam os limites do ético para poderem competir com meios de referência (Deuze 2005: 879);
- Utilitarismo como ideologia do jornalismo 'popular'.
- Crises Económica e Cívica do Jornalismo: Novos Media, Novas Oportunidades?
- A acção defensiva dos jornalistas populares ocorre num contexto de desprofissionalização e democratização do jornalismo tradicional
a) jornalismo cidadão (ou participativo ou cívico) fortemente dependente das tecnologias digitais acessíveis aos cidadãos
b) crise de viabilidade económica e cívica do jornalismo tradicional
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Distinções entre jornalismos cidadão e profissional
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Conceitos de 'Feedback loops' Vs. 'Echochambers' nos Novos Media e o Impacto sobre a Opinião Pública (Bruns 2019)
Bibliografia:
Bruns, A. (2019) 'It's not the technology, stupid: How the 'Echo Chamber' and 'Filter Bubble' metaphors have failed us.' Paper presented in the Madrid 2019 International Association for Media and Communication Research Conference (2019-07-07 - 2019-07-11), https://eprints.qut.edu.au/131675/
Deuze, Mark (2005) 'Popular journalism and professional ideology: tabloid reporters and editors speak out', Media, Culture & Society 27(6): 861-882.
Splichal, Slavko & Dahlgren, Peter (2015) 'Journalism between de-professionalisation and democratisation', European Journal of Communication 31(1): 5-18.