Sumários

Jornalismo, Opinião Pública e o Impacto da Digitalização I

9 Março 2021, 18:00 Rita Sousa


  1. Infotainment: Géneros Híbridos, Modelo Comercial da Comunicação e Audiências
    1. Divisão clara entre entretenimento (distracção e prazer) e informação (conteúdos sérios) deixou de fazer sentido, com infotainment a revelar-se como superestrutura de uma base comercial dos media;
    2. Críticas ao infotainment: a) afastam o domínio do privado para a irracionalidade dos afectos; b) transformam uma oportunidade de participação em obrigatoriedade (Brants 1998: 331-332).
  2. Afectos, Comunidades de Fãs e Capital Social: a relevância para as práticas políticas
    1. Num cenário de crise da política formal, Van Zoonen (2004) considera os reality shows como modelo participativo;
    2. Paralelismo entre programas de entretenimento na TV e política mediatizada, com paralelismo entre comunidades de fãs e os eleitores: actividades de fãs surgem como locus contemporâneo de capital social.

Bibliografia:

Brants, Kees (1998) 'Who's Afraid of Infotainment?', European Journal of Communication 13(3): 315-335.

Van Zoonen, Liesbet (2004) 'Imagining the Fan Democracy', European Journal of Communication 19(1): 39-52.

Mediação Vs. Mediatização II

2 Março 2021, 18:00 Rita Sousa


  1. Diagnóstico da Actualidade: Porquê o imperativo da mediatização na actualidade?
    1. Lógica dos media e tipificação de valores-notícia e técnicas de narração
    2. Sobreposição da lógica da política pela lógica dos media: interiorização da lógica dos media por parte daqueles que têm que dar resposta aos cidadãos (Stromback 2008: 233)
  2. As Culturas Cívicas como Mediadoras da Experiência
    1. Media como facilitadores ou inibidores da participação
    2. Culturas cívicas (Dahlgren 2009) e consumo dos media: os usos dos media no quotidiano como facilitando a compreensão sobre relações de poder que facilitam/inibem a formação de identidades no quotidiano.

Bibliografia:

Dahlgren, P. & Alvares, C. (2013) 'Political Participation in an Age of Mediatisation: Toward a New Research Agenda', Javnost - The Public 20(2): 47 - 66. (Novo)

Strömbäck, J. (2008) 'Four Phases of Mediatization: An Analysis of the Mediatization of Politics', The Harvard International Journal of Press/Politics 13(3):228-246.

Mediatização Vs. Mediação I

23 Fevereiro 2021, 18:00 Rita Sousa


  1. Apresentação do programa da uc e métodos de avaliação
  2. Mediatização Vs. Mediação
    1. Definição das teorias da mediatização e sua relação com a 'lógica dos media' como factor explicativo da história da modernidade (ex. Friedrich Krotz, Winfried Schulz, Stig Hjarvard, Andreas Hepp, Jesper Stromback)
    2. Críticas às teorias da mediatização, focando a necessidade de se atender a outros metaprocessos da modernidade (Livingstone & Lunt 2016: 464-65)
    3. Literacia e Mediações: como os indivíduos estabelecem uma ligação entre o domínio mediatizado e os seus 'mundos de vida'
    4. Distinção entre mediação e mediatização como estando relacionada com o grau de agenciamento conferido aos destinatários das mensagens.

Bibliografia:

Couldry, N. (2008). Mediatization or Mediation? Alternative Understandings of the Emergent Space of Digital Storytelling. New Media & Society, 10(3), 373-391.

Lunt, P. & Livingstone, S. (2016) 'Is 'mediatization' the new paradigm for our field? A commentary on Deacon and Stanyer (2014, 2015) and Hepp, Hjarvard and Lundby (2015)', Media, Culture & Society 38(3): 462-470.