Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01698
Acrónimo :
01698
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
10.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
17.0h/sem
Trabalho Autónomo :
133.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


1 - Abordar a comunicação via media como processo de construção de sentido e acção social. Considerar as características dos media e do sistema de media no respectivo contexto, nomeadamente, como articulam entendimentos e interesses sociais, culturais, económicos e políticos. Situar o desempenho dos media e o agir via media como vector de mediação social e potenciador de oportunidades que: resulta e tende a reproduzir as relações de força na sociedade; viabiliza influência que depende de envolvimento e adesão; propicia conhecimento, partilha e relação, cultura e entretenimento, rentabilidade, poder, controlo e dominação, susceptíveis de contestação e contraposição. 2 - Promover conhecimento teórico e capacidade de análise do desempenho dos media como recursos de comunicação e mediação, em diferentes vertentes da vida social. 3 - Desenvolver capacidade de pesquisa, selecção, apreensão de abordagens e problemáticas, formulação e apresentação de reflexão e problematização própria.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1 - Abordar a comunicação via media como processo de construção de sentido e acção social. Considerar as características dos media e do sistema de media no respectivo contexto, nomeadamente, como articulam entendimentos e interesses sociais, culturais, económicos e políticos. Situar o desempenho dos media e o agir via media como vector de mediação social e potenciador de oportunidades que: resulta e tende a reproduzir as relações de força na sociedade; viabiliza influência que depende de envolvimento e adesão; propicia conhecimento, partilha e relação, cultura e entretenimento, rentabilidade, poder, controlo e dominação, susceptíveis de contestação e contraposição. 2 - Promover conhecimento teórico e capacidade de análise do desempenho dos media como recursos de comunicação e mediação, em diferentes vertentes da vida social. 3 - Desenvolver capacidade de pesquisa, selecção, apreensão de abordagens e problemáticas, formulação e apresentação de reflexão e problematização própria.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os conteúdos programáticos desta unidade curricular visam o aprofundamento teórico e analítico de temáticas relacionadas com a elucidação do lugar e papel social dos media no tempo contemporâneo. Tema geral Comunicação, media e mediações na época das redes digitais Temas específicos Comunicação, media e mediação Media, mediação e poder simbólico. Informação, conhecimento, jornalismo e media. Media, cultura e entretenimento. Media, sociabilidade e comunidade. Media, públicos e audiências. Media, consumo e identidade. Media, opinião pública, política e democracia. Media, inovação e mudança social.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1 - Abordar a comunicação via media como processo de construção de sentido e acção social. Considerar as características dos media e do sistema de media no respectivo contexto, nomeadamente, como articulam entendimentos e interesses sociais, culturais, económicos e políticos. Situar o desempenho dos media e o agir via media como vector de mediação social e potenciador de oportunidades que: resulta e tende a reproduzir as relações de força na sociedade; viabiliza influência que depende de envolvimento e adesão; propicia conhecimento, partilha e relação, cultura e entretenimento, rentabilidade, poder, controlo e dominação, susceptíveis de contestação e contraposição. 2 - Promover conhecimento teórico e capacidade de análise do desempenho dos media como recursos de comunicação e mediação, em diferentes vertentes da vida social. 3 - Desenvolver capacidade de pesquisa, selecção, apreensão de abordagens e problemáticas, formulação e apresentação de reflexão e problematização própria.

Avaliação / Assessment


A avaliação atenderá à prestação nas apresentações, debates e seminários e à classificação do trabalho final: um paper sobre uma problemática da escolha do discente, concertada com o docente, dentro do âmbito temático de UC, com dimensão entre 3000 e 3500 palavras (cerca de 10 páginas A4).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A organização pedagógica combina diferentes vertentes de aprendizagem, estimulando a autonomia e trabalho de pesquisa de cada doutorando. Contemplam-se: - Momentos de exposição docente; - Debates sobre temas e textos de referência; - Seminários focados em problemáticas específicas, com contributo de especialistas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino deverão, por um lado, incentivar o debate entre os doutorandos e, por outro, familiarizá-los com as reflexões teóricas mais avançadas e mais pertinentes nesta área, o que supõe uma bibliografia em constante actualização. Desse debate e desse acompanhamento de reflexões teóricas de natureza global, deverão tirar-se ilações aplicáveis ao campo dos media em Portugal.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


LEISS et al,1990, Social Communication in Advertising, Routledge LASH & LURRY,2007, Global Cultures industry, Polity K. MONTGOMERY,2009, Generation Digital, MIT,Press J. JONES,2004, Entertaining Politics, Rowman & Littlefield J. CURRAN et al 2009, ?Media System, Public Knowledge and Democracy?, E J of Communication 24, Sage H.ORNEBRING, et al(2004),?Tabloid Journalism and the Public Sphere?,Journalism Studies,5:3, Sage G. MARCUS, 2002,Emotion in democratic politics, Pennsylvania U Press CROTEAU & HOYNES,2005,Corporate Media and the Public Interest, Pine Forge R. SILVERSTONE,2005,?The Sociology of Mediation and Communication?, in CALHOUN et al, The Handbook of Sociology, Sage COWHEY & ARONSON,2009,The Political Economy of Innovation, MIT Press CARON & CARONIA,2007,Mobile communication in everyday life, Montréal, McGill U Press BRETON & PROULX, 2002,L?Explosion de la Communication a l?Aube du XXIe Siècle, La Découverte BRIGS & BURKE, 2002,A Social History of the Media, Polity

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16