Sumários

Sessão de apresentação e discussão de posters (II)

5 Dezembro 2022, 18:00 Rita Sousa


Apresentação de exercícios de análise de políticas públicas.

Sessão de apresentação e discussão de posters (I)

28 Novembro 2022, 18:00 Rita Sousa


Apresentação de exercícios de análise de políticas públicas.

Políticas de educação em Portugal

21 Novembro 2022, 18:00 Rita Sousa


  • Princípios constitucionais
  • Fases de desenvolvimento da política educativa
  • Instituições e atores
  • Âmbito da intervenção do Estado
  • Desafios das políticas de educação

Bibliografia

Abrantes, Pedro (2016). "A educação em Portugal: Princípios e fundamentos constitucionais", in: Sociologia Problemas e Práticas, número especial, pp.23-32.

Lemos, Valter, (2014). A Influência da OCDE nas Políticas Públicas , Coimbra, Almedina.

Mata, João Trocado da Mata (2015). A Igualdade e a Desigualdade na Educação em Portugal, Lisboa, ISCTE-IUL.

Mata, João Trocado da Mata (2019). " O frágil panorama das qualificações da população portuguesa ", in: Mamede, Ricardo Paes, e Pedro Adão e Silva, O Estado da Nação e as Políticas Públicas 2019 - Menos Reformas, Melhores Políticas, Lisboa, IPPS.

Mónica, Maria Filomena (1973). "Notas para a análise do ensino primário durante os primeiros anos do salazarismo". Análise Social , vol. X (3.º), n.º 39, pp. 478-493.

Pires, Eurico Lemos (2000). Nos Meandros do Labirinto Escolar , Oeiras, Celta Editora.

Rodrigues, Maria de Lurdes (2010). A Escola Pública Pode Fazer a Diferença , Lisboa, Almedina.

Rodrigues, Maria de Lurdes (2012). "Os desafios da política de educação no século XXI", in: Sociologia, Problemas e Práticas , n.o 68, pp.171-176.

Rodrigues, Maria de Lurdes, João Sebastião, João Trocado da Mata, Luís Capucha, Luísa Araújo, Mariana Vieira da Silva, e Valter Lemos (2014). "A construção do sistema democrático de ensino", in: Maria de Lurdes Rodrigues (Org.), 40 Anos de Políticas de Educação em Portugal, Lisboa, Almedina.

Silva, Augusto Santos (2012). "Políticas de educação para tornar efectiva a escolaridade obrigatória", in: Rodrigues, Maria de Lurdes, e Pedro Adão e Silva (coord.) Políticas Públicas em Portugal, Lisboa, Imprensa nacional - Casa da Moeda.

Silva, Manuela, e Isabel Tamen (1981). Sistema de Ensino em Portugal , Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Soysal, Yasemin N., e David Strang (1989). "Construction of the first mass education systems in nineteenth-century Europe", in: Sociology of Education , Vol. 62 (October), pp. 277-288.

A influência de fatores internacionais nos processos políticos nacionais

14 Novembro 2022, 18:00 Rita Sousa


  • Os fatores internacionais: os conceitos de difusão, transferência e convergência em políticas públicas;
  • A influência das instâncias internacionais (OCDE, Banco Mundial, FMI) nas políticas nacionais.

Bibliografia:

Bernstein, Steven, e Benjamin Cashore (2000). "Globalization, Four Paths of Internationalization and Domestic Policy Change: The Case of Eco-forestry in British Columbia, Canada", Canadian Journal of Political Science, Volume 33: 1 (March): 67-99.

Börzel, Tanja, e Thomas Risse (2012). From Europeanisation to Diffusion: Introduction, West European Politics, 35:1, 1-19.

Dobbin, Frank, Beth Simmons, e Geoffrey Garrett (2007). "The Global Diffusion of Public Policies: Social Construction, Coercion, Competition, or Learning?", Annual Review of Sociology. 33:449-72.

Dolowitz, David, e David Marsh (1996). "Who Learns What from Whom: a Review of the Policy Transfer Literature", Political Studies, 44, 343-357.

Dolowitz, David, e David Marsh (2000). "Learning from Abroad: The Role of Policy Transfer in Contemporary Policy Making", Governance, 13 (1), 5-24.

Drezner, Daniel (2007). "Globalization, harmonization, and competition: the different pathways to policy convergence", Journal of European Public Policy, 12:5, 841-859.

Elkins, Zachary, e Beth Simmons (2005). "On Waves, Clusters, and Diffusion: A Conceptual Framework". Annals of the American Academy of Political and Social Science, 598: 33-51.

Heichel, Stephan, Jessica Pape, e Thomas Sommerer (2005). "Is There Convergence in Convergence Research? An Overview of Empirical Studies on Policy Convergence", Journal of European Public Policy, 12 (5), 817-840.

Holzinger, Katharina, e Christoph Knill (2005). Causes and conditions of cross-national policy convergence, Journal of European Public Policy, October 2005: 775-796.

Hulme, Rob (2005). Policy Transfer and the Internationalisation of Social Policy, Social Policy and Society, 4: 417-425 Cambridge University Press.

Knill, Christoph (2007). "Introduction: Cross-national policy convergence: concepts, approaches and explanatory factors", Journal of European Public Policy.

Radaelli, Claudio (2002). "Policy Transfer in the European Union: Institutional Isomorphism as a Source of Legitimacy". Governance. Vol. 13 (1), 25-43.

Rose, Richard (1991). "What is Lesson-Drawing?" Journal of Public Policy, 11(1), 3-30.

Stone, Diana (2002). "Non-Governmental Policy Transfer: The Strategies of Independent Policy Institutes." Governance, an International Journal of Policy, Administration and Institutions. Vol. 13, 45-62.

Strang, David, e John Meyer (1993). "Institutional conditions for diffusion." Theory and Society 22: 487-511.

Wallace, Helen. et al. (2010). Policy-Making in the European Union, Oxford University Press.

Börzel, Tanja, e Thomas Risse (2012). From Europeanisation to Diffusion: Introduction, West European Politics, 35:1, 1-19.

O modelo das etapas: A avaliação e mudança

7 Novembro 2022, 18:00 Rita Sousa


  • Avaliação: um conceito polissémico;
  • Tipos de avaliação de políticas públicas;
  • Monitorização e avaliação de políticas públicas;
  • Avaliação de políticas públicas: Impactos e mudança;
  • Tipos de mudança.

Bibliografia

Anderson, James (2003). Public Policymaking. Boston: Houghton Mifflin Company.

Bardach, Eugene (1976). "Policy termination as a political process", Policy Sciences, 7, pp. 123-131.

Birkland, Thomas (2011, 2020). An introduction to the Policy Process: Theories, Concepts and Models of Public Policy, New York, Routledge.

Capucha, Luís, João Ferreira de Almeida, Paulo Pedroso, e José Vieira da Silva (1996). "Metodologias de avaliação: o estado da arte em Portugal". Sociologia Problemas e Práticas, n.º 22, pp.9-27.

deLeon, Peter (1978). "Public policy termination: An end and a beginning," Policy Analysis, 4, pp. 369-392.

deLeon, Peter (1983). "Policy evaluation and program termination", Policy Studies Review, 2 (4), pp.631-647.

deLeon, Peter (1997). "Afterward: the once and future state of policy termination", International Journal of Public Administration, 20 (12), pp. 2195-2212.

Dye, Thomas (2010). Understanding Public Policy. Boston, Longman.

Hill, Michael (2009). The Public Policy Process, London, Pearson/Longman.

Hogwood, Brian, e Guy Peters (1982). "The dynamics of policy change: Policy succession", Policy Science, 14, pp. 225-245.

Knill, Christoph, e Jale Tosun (2012). Public Policy: A New Introduction. London, Palgrave Macmillan.

Parsons, Wayne (1996). Public Policy: An Introduction to the Theory and Practice of Policy Analysis, Edward Elgar Pub.

Quiñones, Edgar (2015). Políticas Públicas: Métodos Conceptuales y Métodos de Evaluatión, Huncayo, Universidad Continental.

Rodrigues, Maria de Lurdes Rodrigues (2014). "O Modelo das Etapas e a Análise das Políticas Públicas", in: Exercícios de Análise de Políticas Públicas, Lisboa, INCM.

Sabatier, Paul A, (2007, 2019). Theories of the Policy Process, Colorado, Westview Press.

Smith, Kevin, e Christopher Larimer (2017). The Public Policy Theory Primer. (third edition). New York, Routledge.

Wollmann, Helmutt (2007). "Policy Evaluation and Evaluation Research", in: Fisher, Frank, Gerald Miller, e Mara Sidney, Handbook of Public Policy Analysis: Theories, Politics and Methods, Boca Raton, CRC Press.