Sumários
Aula 5
20 Março 2024, 20:30 • Nuno de Almeida Alves
Realização de um pequeno exercício de cálculo das taxas real e bruta de pré-escolarização em Portugal nos últimos anos a partir dos dados da DGEEC e do INE.
As
políticas públicas de educação dos últimos 15 anos e o respetivo reflexo nos
dados do recenseamento escolar. Quebra na natalidade, formação de adultos,
novas ofertas formativas, encerramento de escolas, extensão da escolaridade
obrigatória.
Políticas públicas de educação e melhoria dos resultados agregados na escolaridade obrigatória: retenção e abandono.
Outros dados no domínio educativo. Os estudantes à saída do secundário e o peso das desigualdades sociais nos resultados educativos. Os Resultados do PISA e as competências em literacia, ciências e matemática das crianças de 15 anos em Portugal.
Aula 4
13 Março 2024, 20:30 • Nuno de Almeida Alves
Políticas Públicas de Educação. Indicadores da Estratégia Europa 2020 no domínio da educação: redução do abandono escolar precoce para menos de 10% (idade 18-24) e formação terciária superior a 40% (idades 30-34). Formação escolar da população portuguesa e constatação da carência estrutural nos níveis médios e superior de qualificação portuguesa na população ativa.
Recenseamento escolar em Portugal e taxas real e bruta de escolarização desde os anos 60 até à atualidade. As políticas educativas do estado novo e a respetiva implicação na atual qualificação escolar da população ativa.
Aula 3
6 Março 2024, 20:30 • Nuno de Almeida Alves
Estimativas da população: abordagem de um cinjunto de indicadores .
Realização de uma pirâmide etária a partir das estimativas da população residente por sexo e idade nos anos de 2001, 2011 e 2022. Pesquisa de informação no INE, formatação da informação no Excel e construção técnica da pirâmide etária.
Aula 2
28 Fevereiro 2024, 20:30 • Nuno de Almeida Alves
Os recenseamentos da
população e da habitação como temas clássicos da produção estatística.
Estatística e Estados-nação. O conhecimento acerca da distribuição da população
e das suas características como base do planeamento e políticas públicas.
Análise de alguns produtos dos Censos 2021. Quadros síntese, infografias, estrutura da população e a sua distribuição no território.
Realização de pequenos exercício com pesquisa de informação no portal do INE e Pordata. Formatação de
dados e produção de gráficos com o Excel e mapas com o Mapinseconds.
Aula 1
21 Fevereiro 2024, 20:30 • Nuno de Almeida Alves
Apresentação,
exposição do programa e do sistema de avaliação.
Estatísticas e
Políticas Públicas. A produção de estatísticas oficiais: Institutos Nacionais
de Estatísticas e Órgãos de Competências Delegadas. A regulação do sistema
estatístico nacional, europeu e internacional.
O Sistema de
Metainformação e seus componentes. As estatísticas como processo dinâmico,
exemplos com a integração de novas áreas, atualizações de conceitos e
classificações.